Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Textos bases: Gálatas 5.16, 17, 22 – Efésios 5.18

INTRODUÇÃO
Como poderemos vencer esse embate entre a carne e o Espírito? Precisamos nos deixar ser dominados pelo Espírito santo, Ele precisa estar no controle de nossas vidas.

1- ANDAR NA CARNE E ANDAR NO ESPÍRITO
1.1- O QUE É CARNE?
Dentro do contexto neotestamentário, o vocábulo carne é SARX. Essa palavra é utilizada para designar a natureza adâmica que domina o velho homem e o leva a praticar as obras da carne relacionadas em Gl 5.19-21. Edwards Robinson, no seu dicionário de grego do Novo Testamento, utiliza a palavra Sarx para descrever a natureza exterior que difere do homem interior que está escrito em Lc 24.39: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho”.

1.2- O QUE É ESPÍRITO?
A palavra espírito no grego é pneuma. Esse termo significa sopro, vento, respiração e princípio da vida. Esse vocábulo também descreve o espírito que habita no homem, o qual foi soprado por Deus (Gn 2.7). Essa palavra também é aplicada no Evangelho de João, em referência a Deus (4.24). A terceira pessoa da Trindade que é identificada como o Espírito Santo.

1.3- ANDAR NA CARNE X ANDAR NO ESPÍRITO
Paulo adverte os crentes mostrando que os que vivem segundo a carne, ou seja, uma vida dominada pelo pecado, jamais agradarão a Deus: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8.8). O viver na carne opera a morte (espiritual e física), mas o viver no Espírito conduz o crente à felicidade, à vida eterna (Rm 8.11; I Co 6.14). Paulo foi enfático ao afirmar: “Andai em Espírito” (Gl 5. 16). O Espírito Santo nos ajuda a viver em santidade e de maneira que o nome do Senhor seja exaltado. Sem Ele não poderíamos agradar a Deus. Quem pode nos ajudar e nos conduzir de modo a agradar a Deus? Somente o Espírito Santo. Andar no Espírito e ser guiado por Ele significa obter vitória sobre os desejos e impulsos carnais.

CONCLUSÃO
Renda-se constantemente ao Espírito Santo, pois Ele lhe ensinará a maneira certa de viver a vida cristã. (Ef 5.18)

2- OBRAS DA CARNE, UM CONVITE AO PECADO
2.1- A COBIÇA
Quem anda no Espírito resiste às obras da carne, pois somente cheios dEle teremos condições de viver de modo a exaltar e a glorificar o nome do Senhor . Quem de fato deve controlar a vida do crente é o Espírito Santo. Homem algum tem o poder de controlar ou transformar a natureza de outra pessoa, somente Deus tem esse poder. A natureza pecaminosa nos incentiva a viver em concupiscência, luxúria, desejos descontrolados e paixões impuras (II Pe 2.10). A Bíblia nos ensina que a concupiscência da carne não procede de Deus (I Jo 2.16). Eva cobiçou o fruto da árvore que Deus havia ordenado que não comesse. Seu desejo trouxe terríveis consequências para sua vida e para a humanidade (Gn 3.6). A cobiça de Acã o levou à morte (Js 7.21). Portanto, não permita que o desejo da carne, da velha natureza, domine você. Atente para o que Paulo ensinou às igrejas da Galácia a respeito da cobiça da carne contra o Espírito (Gl 5.17). Os desejos da carne serão sempre contrários à vontade de Deus.

2.2- A OPOSIÇÃO DA CARNE
O seu espírito deseja orar, jejuar e buscar a Deus, mas sua carne vai preferir ver televisão, comer bem e ficar no conforto da sua casa. Precisamos ter cuidado, pois a oposição da carne contra o espírito é algo contínuo. Essa oposição somente será vencida se procurarmos viver cheios do Espírito Santo. A carne não pode ter vez na vida do crente, posto que a força do Espírito Santo é maior, porém, o embate entre a carne e o espírito vai perdurar até o dia que recebermos do Senhor um corpo glorificado (Fp 3.21). O crente que realmente deseja fazer oposição às obras da carne precisa andar pelo Espírito, porque Ele não deixa que as paixões infames dominem-no. Para o crente, existem duas maneiras pelas quais ele pode viver: na carne ou no Espírito.

CONCLUSÃO
Ou você serve a Deus e permite que Ele domine sua natureza adâmica ou vive na prática das obras da carne. O que você escolhe?

3- FRUTO DO ESPÍRITO, UM CHAMADO A SANTIDADE
3.1- O que é o fruto do Espírito?
Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, “o fruto do Espírito são os hábitos e princípios misericordiosos que o Espírito Santo produz em cada cristão”. Esses hábitos e princípios são o resultado de uma vida de comunhão com Deus. De acordo com Rm 6.22, depois de liberto do pecado, o crente precisa desenvolver o fruto do Espírito. Os dons espirituais são dádivas divinas, mas o fruto precisa ser desenvolvido, cultivado. O Espírito Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de Deus e procuramos ter uma vida de comunhão e santidade.

3.2-O FRUTO PROVA A NOSSA VERDADEIRA SANTIDADE
Quando vivíamos no pecado, nossos frutos, ações, eram as obras da carne, mas libertos do seu poder e domínio, tendo uma nova natureza implantada em nosso ser, nos tornamos uma pessoa melhor. João Batista falou da importância de produzirmos frutos dignos de arrependimento (Mt 3.8). João estava dizendo que o arrependimento genuíno será acompanhado pelo fruto da justiça. O arrependimento genuíno é evidenciado pelos nossos frutos, ou seja, nossas ações. Como conhecemos uma árvore? Por seus frutos. Logo, o verdadeiro crente é reconhecido por seu caráter e suas ações (I Jo 2.6).

3.3-A santidade que o Espírito Santo gera em nós.
O Espírito Santo nos molda e nos ensina o que é certo e o que é errado à medida que buscamos a Deus em oração, leitura da palavra e jejuns. Por meio da palavra de Deus, o Espírito Santo vai trabalhando paulatinamente em nós, até que alcancemos estatura de homem perfeito (Ef 4.13). Quando deixamos de ser meninos, estamos prontos para produzir bons frutos (Lc 8.8). O crente precisa andar em novidade de vida, em santidade. A santificação do crente é:

a) Posicional: Quando, por meio da fé, aceitamos a Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador, e passamos a desfrutar de uma nova vida em Cristo (II Co 5.17). Por meio da ação do Espírito Santo, experimentamos o novo nascimento (Jo 3.3) e, mediante a fé, desfrutamos de uma nova posição espiritual em Jesus Cristo.
b) Progressiva: Precisamos crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus (I Pe 3.18). A santificação nos leva pra mais perto de Deus.
c) Final: Em Fp 3.12,13, Paulo mostra que ele estava buscando uma transformação maior e final. Essa transformação somente acontecerá quando recebermos um corpo glorificado e nos tornarmos semelhantes a Jesus (1 Jo 3.2).

CONCLUSÃO
Para vencermos o conflito existente entre a carne e o espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências. Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho certo e que Ele controle os seus desejos de modo que o fruto seja evidenciado em sua vida.

Autor: Pr. Paulo César Lopes – CEO / Ouro Fino – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

2 Comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *