Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Libertando-se da Infidelidade

Texto Bíblico: Mt 25:14-18

INTRODUÇÃO
Qualquer discípulo gostaria de ouvir Jesus nos dizer: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. (Mt 25:21 e 23). Esse versículo faz parte da Parábola dos Talentos e é repetido duas vezes. Todos queremos ouvir os adjetivos bom e fiel.
Acontece que, para quem tem o espírito da infidelidade, a Palavra não é nada agradável de se ouvir: E lancem o servo inútil nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. (Mt 25:30). Hoje, o Senhor usará este estudo para desmascarar todo espírito de infidelidade que porventura ainda prenda alguns de seus discípulos. Seu chamado não é para entreter servos maus e negligentes, mas para discipular servos bons e fiéis ao Senhor.

Influências que o espírito da infidelidade provoca:

1) O espírito da infidelidade leva à incredulidade: O servo mau e negligente da Parábola dos Talentos – estes foram os adjetivos usados pelo Senhor para descrevê-lo (v.26), não creu na visão do seu Senhor, que disse que ele seria capaz de multiplicar o seu talento. Conforme o v.15, o Senhor viu capacidade em cada um de seus servos e por isso lhes confiou os talentos. Há forças espirituais malignas que não querem que você creia na visão que Deus tem para você. Lembre-se, por exemplo, de Gideão – como foi difícil para ele acreditar na visão de Deus de que ele era um varão valente e valoroso.

2) O espírito da infidelidade leva à murmuração: O servo mau e negligente declarou ao Senhor: Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. (v.24). Observe como ele está transferindo a responsabilidade pela sua negligência para o seu líder. Noutras palavras, ele quis dizer que a maneira do seu senhor ser o levou a esconder o talento. Da mesma forma, o espírito da infidelidade leva o discípulo tanto a murmurar contra Deus como até mesmo para com seu discipulador. O servo mau e negligente sempre transferirá a sua responsabilidade pela sua infidelidade para o que ele acha que conhece de falhas do seu líder. Rejeite esse espírito de infidelidade na sua vida.

3) O espírito da infidelidade leva ao medo: E o medo o leva a paralisar. O servo mau e negligente disse: Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence. (v.25). O medo de falhar o levou a desistir e paralisar o que poderia fazer. Rejeite logo toda ação do espírito de infidelidade e todo medo de falhar que possa estar paralisando suas conquistas.

Quem é o servo bom e fiel?

1) O servo bom e fiel é uma pessoa decidida e corajosa. Ela tem coragem de multiplicar os talentos que o Senhor lhe deu. Não importa se são cinco, dois ou um. Cada um de nós recebe de Deus algo que pode ser usado para abençoar outras pessoas.

2) O servo bom e fiel é uma pessoa que confia na Visão de Deus. Se o Senhor, através de seu líder, disse que você pode, não fique com medo e nem enterre seu talento. Saia a campo e conquiste os territórios que Deus quer lhe dar.

3) O servo bom e fiel confia que Deus capacita os escolhidos. Isto mesmo: Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Tendo Ele lhe escolhido, certamente capacitará você a cumprir seus propósitos. Aquele que se sente totalmente capacitado para fazer tudo o que Deus lhe manda, certamente não estará fazendo tudo o que Deus lhe manda. Pois Deus sempre quer que saibamos que não foi a nossa capacidade, mas o Seu Espírito que nos capacitou, e que é em Cristo que somos mais do que vencedores.

4) O servo bom e fiel se mantém motivado. Na Parábola, após entregar os talentos aos servos, o Senhor ausentou-se em viagem. Temos nossos líderes, os conservos, a Igreja… Porém, o nosso principal motivador é o próprio Espírito Santo de Deus. Não abra mão da ajuda d’Ele.

5) O servo bom conhece a lei da semeadura e da colheita. Observe na Parábola que o talento do mau e negligente servo foi tirado e entregue ao que tinha mais, ao que já possuía dez talentos para administrar! (v.28 e 29). Deus sempre honrará os servos que semeiam fidelidade e obediência.

CONCLUSÃO
Vamos rejeitar e expulsar de nossas vidas todo espírito de infidelidade bem como suas manifestações: incredulidade, murmuração e medo, em nome de Jesus. Vamos declarar que somos servos bons e fiéis… Aleluia!

Compilado por Pr. Marco Arja – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *