Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Caráter de um Discípulo

Texto Bíblico: 1 Tm 4,12

INTRODUÇÃO
Vamos entender o que é caráter. Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vai determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento. Uma pessoa conhecida como “sem caráter” ou “mau caráter“, geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa “de caráter” é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O caráter, quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo. Quem deseja conquistar vitórias no Reino de Deus precisa se preocupar em ter uma vida exemplar, com os traços de caráter compatíveis com o Deus a quem servimos.
O apóstolo Paulo, escrevendo ao seu discípulo Timóteo, deu-lhe a seguinte instrução: “… seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (I Tm 4.12), ou seja: TENHA UM CARÁTER EXEMPLAR!
Essa recomendação é válida para todos os discípulos de Jesus: precisamos ter um caráter aprovado e digno de ser imitado.
Todas as pessoas exercem influência sobre a vida de alguém. Quanto maior o número de pessoas que são influenciadas por você, maior é a sua responsabilidade. Por isso, como discípulo de Jesus Cristo, você deve se preocupar em ser exemplo. O mundo está cheio de maus exemplos. É difícil achar um bom referencial de amizade, de honestidade, de correção, de confiabilidade. Seja você esse referencial.
Em Gênesis cap. 6, a Bíblia fala de como a humanidade havia se corrompido com toda espécie de pecados.
A medida de pecados era tanta que Deus mandou o dilúvio para destruir a humanidade. Mas, no meio dessa geração pecadora, aparece a figura de Noé, descrito como sendo “um homem justo e íntegro entre o povo da sua época” (v.9)
Mesmo vivendo em um mundo onde o pecado impera, é possível sermos justos e íntegros.
Decida ser essa pessoa em meio a sua geração.

1) Seja exemplo na palavra
As nossas palavras denunciam o que vai no nosso coração. Por isso há tantas recomendações na Bíblia para cuidarmos do nosso coração e das nossas palavras.
A recomendação de Paulo aos Efésios resume bem como devemos proceder com as nossas palavras: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade para que conceda graça aos que a ouvem”. (Ef 4.29)
Palavras torpes são palavras que não edificam, que machucam, que ofendem, que não trazem nenhum proveito. São também palavras de fofoca, de calúnia, de xingamento, de murmuração.
As pessoas ouvem as nossas palavras e Deus também ouve, tanto que a Bíblia diz que vamos prestar contas delas diante de Deus (Mt 12: 36,37). Às vezes é melhor calar do que falar. Vigiemos nossos lábios para sermos exemplo nas nossas palavras.

2) Seja exemplo no procedimento
Você já deve ter ouvido a expressão: Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço. Essa fala denuncia uma falha de caráter. É preciso ser exemplo no procedimento, não só nas palavras. Procedimento aqui envolve todas as suas atitudes. Nas coisas mais simples, nas situações do dia-a-dia, decida comportar-se de maneira exemplar, seguindo os padrões de Deus, mas não os padrões do mundo.
O apóstolo Paulo foi um servo de Deus que teve a coragem e a capacidade de dizer: “Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo” (I Cor 11.1). Que responsabilidade!
Quando as pessoas ao seu redor não souberem como proceder, que elas encontrem em você um bom exemplo para imitar.

3) Seja exemplo na fé
Quase a totalidade das pessoas que conhecemos declara que tem fé em Deus. O nosso país é tido como um país religioso, onde as pessoas têm muita fé. Mas, infelizmente, a maioria dessas pessoas está equivocada em questão de fé. Muitas têm depositado sua confiança naquilo que não é Deus e que, por isso, não pode ajudá-las. E muitas também ainda não têm fé para a salvação.
Há quem deposite fé em si mesmo, nas suas forças, na sua capacidade. Há quem deposite fé em ídolos que não são capazes de socorrer ninguém. Há quem deposite fé no seu dinheiro, nos seus bens materiais. São pessoas que estão firmadas numa falsa segurança achando que essas coisas podem salvá-las. É preciso ter fé verdadeira no Deus verdadeiro! Só existe um Deus, Criador dos céus e da Terra. Só Ele merece ser adorado e só n’Ele nossa fé precisa ser depositada.
A fé verdadeira nos leva a tomarmos atitudes. Se você crê que Deus existe, então precisa tomar uma atitude em relação a Ele: uma atitude de servi-Lo e obedecê-Lo. Se não, a sua fé é morta! Crer em Deus é pouco, muito pouco, e não é suficiente para lhe trazer salvação.
Rejeite toda fé falsificada, depositada naquilo que não é Deus, e tenha atitudes que comprovem a sua fé. O mundo precisa de bons exemplos de fé. Pessoas que, por crerem em Deus, vivem verdadeiramente para Ele e sob a direção d’Ele.

Compilado por Pr. Marco Arja – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *