Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Tempo da Oportunidade!

II Coríntios 6.2

QUEBRA-GELO
OPORTUNIDADE – Separe uma caixa de sapato: Ponha 5 bombons ou mais, e encha com papéis de modo que fique pesada. Desafie o grupo (faça suspense) para ver quem tem coragem de abrir e aproveitar a oportunidade!

INTRODUÇÃO
O que é uma oportunidade? Uma oportunidade é uma ocasião favorável, quando temos a opção de tomar uma decisão que pode mudar os rumos da nossa vida para sempre. Eu creio que momentos como esses são um presente do Senhor.  Todos os dias, quando você se levanta, um leque de oportunidades é colocado diante de você. Muitas vezes, através do arranjo divino, Ele nos dá oportunidade de conhecer pessoas, de experimentar momentos novos, de nos revelar algo especial. Todos os dias, oportunidades aparecem e desaparecem. Chegam e vão embora.
E, muitas vezes, a mesma crise que leva algumas pessoas a chorar é vista por outros como uma grande oportunidade para vender lenços. Todavia, muitas pessoas passam a vida se lamentando de seus fracassos e da falta de oportunidades.

1 – HÁ OS QUE NÃO ENXERGAM AS OPORTUNIDADES
1.1. Por incrível que pareça, há pessoas que passam a vida se preparando para as oportunidades. Elas estudam, elas comentam sobre a oportunidade. Elas até acreditam que a oportunidade vai chegar. Mas o problema é que, quando a oportunidade aparece, elas se tornam incapazes de enxergar. É um tipo de cegueira espiritual que impede as pessoas de viver o melhor de Deus para sua vida.  Principalmente em relação às coisas de Deus e oportunidades espirituais.
1.2. Nós temos um caso clássico na Bíblia que foi o povo de Jerusalém. Durante centenas de anos, os judeus receberam as profecias sobre a vinda do Messias. Havia entre os Judeus homens que viviam só para estudar as profecias. Eles conheciam cada citação bíblica, eles sabiam de cor todos os sinais da vinda do Messias. O povo passou anos clamando pela vinda do Messias. Todavia, quando o Messias veio, eles não o puderam reconhecer, (Lucas 19.37-44).
1.3. De acordo com a tradição judaica, e todos os judeus conheciam esse ensino, quando o Messias viesse ele teria que apresentar pelo menos três sinais:
a) Ele teria que ser reconhecido como o Filho de Davi: alguém que pertencia à linhagem real;
b) Ele deveria ser ungido publicamente;
c) Ele deveria ser reconhecido pelo povo como o Salvador que veio para salvar.
1.4. E, tanto o evangelho de Marcos  quanto o evangelho de Lucas, nos mostram que essas três coisas aconteceram conforme era esperado:
a) Quando Jesus entrou em Jericó, o cego começou a gritar bem alto: “Jesus, filho de Davi”. Todos ouviram o cego. Ele estava publicando o primeiro sinal. Mas os judeus não conseguiram perceber.
b) Depois ele entrou em Betânia e foi ungido por uma mulher, na frente de todos os convidados, na casa de Simão;
c) Depois Jesus entra em Jerusalém e a multidão o ovaciona dizendo: “Hosana ao que vem em nome do Senhor”. A palavra “Hosana” significa “Salvador, salvai-nos”.
* É triste que o povo escolhido de Deus não tenha reconhecido o Filho enviado da parte do Pai. E, até hoje, eles estão esperando o Messias.
* Que o Senhor nos livre da cegueira espiritual. Porque esse ano ele nos abrirá muitas portas de oportunidades. E eu profetizo que você vai enxergar essas portas e vai entrar por elas.

2 – HÁ OS QUE PERCEBEM A OPORTUNIDADE E APROVEITAM
2.1. Tem gente para quem as oportunidades chegam e vão embora e elas não percebem, mas existem outros que tudo o que precisam é de uma oportunidade.
2.2. O evangelista Lucas registra a história de um homem que percebeu a oportunidade e teve sua vida mudada para sempre. Seu nome não é citado, sabemos apenas que ele era um cego filho de Timeu. Vamos ler o texto: Lucas 18.35-43
2.3. Esse homem era como muita gente que eu conheço. Todos os dias ele vinha para a estrada, ele se assentava à beira do caminho e pedia esmolas. Mas esse homem estava esperando o dia da sua oportunidade.
* Aquele homem não deixou Jesus passar sem o perceber! Ele gritou até ser ouvido. As pessoas diziam para ele parar, mas ele não desistiu. Ele não deu ouvido aos que queriam que ele continuasse à beira do caminho.
* Que você seja como Bartimeu. Que você saiba aproveitar as oportunidades de Deus na sua vida!
* Por causa do seu propósito, Deus nos coloca em lugares específicos, Deus coloca pessoas especiais em nossa vida. Deus cria situações que nunca vivemos antes. Nós temos que ser capazes de enxergar Deus nas oportunidades.

3 – OS QUE CRIAM A OPORTUNIDADE
3.1.  Se fôssemos colocar estatisticamente, eu dividiria a pirâmide em três partes: Na base, onde está o maior número de pessoas, estão aqueles que passam a vida reclamando: “Eu não tenho oportunidade”, “Ninguém me ajuda!”, “tudo prá mim é muito difícil”. Essas pessoas deixam as oportunidades passarem sem ao menos perceber.
3.2. Na parte do meio da pirâmide, nós temos um grupo um pouco menor, que são aqueles que todos os dias esperam a oportunidade chegar. Gente que sabe o que quer, mas só alcançará se a bênção passar no seu caminho, na hora que ela estiver lá. Foi o caso de Bartimeu. De qualquer forma, é melhor estar nesse grupo que aproveita as oportunidades de Deus, e entram quando percebem que as portas estão abertas, do que aqueles que desperdiçam as oportunidades.
3.3. Finalmente, no topo da pirâmide, nós encontraremos o grupo menor. É o grupo daqueles que criam as oportunidades quando elas não existem. Um bom exemplo é Zaqueu: Lucas 19.1-6 Do ponto de vista natural era impossível para Zaqueu ver Jesus. Será que ele voltou para casa e disse: “isso não é prá mim?”. Não! Ele teve várias atitudes que o levaram a alcançar seu alvo!
* Deus é um Deus de oportunidades! Se você acreditar e tiver a atitude certa, você experimentará coisas tremendas da parte de Deus.
* Deus vai colocar você diante de oportunidades de relacionamentos, oportunidade de crescimento, oportunidade de conquista. Oportunidade de bênção! Peça a Deus que lhe dê olhos para enxergar essas portas.

Sugestão de Louvor: Tempo de Mudar – Aline Barros

Fonte: www.videirario.com.br
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2014

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *