Texto Bíblico: Rm 12.12

INTRODUÇÃO
Orar é dialogar com Deus. Não é monólogo, quando apenas eu falo, mas é preciso ouvir a voz do Senhor a nos responder e ensinar. É trazer os céus à terra. É o caminho para se conhecer mais o nosso grande Deus.

 

1 – QUAL É O PROPÓSITO BÁSICO DA ORAÇÃO?
O propósito básico da oração é desenvolver a comunhão com Deus, em total dependência dEle (Jo 15.5), recebendo a influência de seu caráter perfeito, que alcança e transforma nossas vidas. O simples fato de orar demonstra submissão a Deus e reconhecimento de sua autoridade e de seu poder operando em nossa existência (Mt 6.6 e 13). Sabemos que, quando Deus criou o homem, Ele vinha todos os dias, na viração da tarde, encontrar-se com Adão para conversarem. Essa doce comunhão é fundamental (Os 6.3) e traz o verdadeiro sentido do viver.

 

2 – SE DEUS JÁ CONHECE AS NOSSAS NECESSIDADES, POR QUE PRECISAMOS ORAR?
Precisamos orar porque este é o caminho que Deus nos mostrou para a comunhão com Ele e para trazermos a sua presença e suas bênçãos à terra. Jesus nos ensinou a orar (Mt 6.9-13. Não é simplesmente para decorar, mas entender as partes que deve conter uma oração: Adoração, agradecimento, confissão, petição, intercessão e ação de graças). Esta é a maneira que temos para vivermos ligados aos céus…

A oração não é apenas para pedirmos as coisas a Deus, mas também para desenvolvermos a nossa comunhão com Ele, para conhecê-lo pessoalmente e sermos iluminados pela luz de sua glória, isto é, de seu caráter perfeito. O Senhor nos ensinou a depender totalmente dele (Jo 15.7) e orar sem cessar (I Ts 5.17). É importante orar com ação de graças (Fp 4.6).

 

3 – ATÉ QUANDO DEVEMOS ORAR, PEDINDO AO SENHOR O QUE PRECISAMOS?

Jesus nos ensinou a perseverança na oração até que nossa causa seja resolvida, ou até sentirmos a doce paz em nossos corações, como prova de que Ele já nos respondeu, mesmo que ainda não tenhamos visto sua resposta absolutamente concretizada, mas apenas um sinal dela. Este foi o caso de Elias, quando pediu chuva ao Senhor e o seu discípulo viu apenas uma nuvem do tamanho da mão de um homem (I Rs 18.42-44). Ele parou de orar não apenas quando a chuva caiu, mas quando viu a nuvem se aproximando.
Jesus contou a parábola da viúva o do juiz iníquo (Lc 18.1-7). Ela pedia que ele julgasse a sua causa. E o fez com muita insistência, até que aquele homem, que não temia a Deus, nem se importava com os pobres e desamparados, resolveu atender ao pedido dela por causa da importunação. E Jesus explicou que, se ele era um homem sem amor ou piedade e julgou gratuitamente a causa daquela viúva, quanto mais Deus não atenderá aos que Ele ama e se interessa por suas necessidades, com toda bondade e misericórdia?

 

4 – A BÍBLIA NOS MOSTRA ALGUNS TIPOS DE ORAÇÃO, TAIS COMO:
1 – A oração da fé: (Tg 5.15, Mt 21.22). Através dessa oração, o poder de Deus é liberado para transformar situações, trazer cura, operar prodígios.
2 – Oração de adoração: (Sl 95.1-7; 100. 1-5 e outros Salmos, como: 96; 97; 99…). É maravilhoso podermos prostrar-nos diante da Face bendita do Senhor e adorá-lo na beleza de sua santidade. Experimente tirar um tempo diariamente para adorar ao Senhor e perceba que a sua vida será santificada por sua presença e comunhão. [Você pode orar estes Salmos].
3 -Oração de intercessão: É quando se ora em favor do outro, ou quando se pleiteia a causa de alguém diante do Senhor, At 20.35-38, Jo 17.9-26.

 

5 – Oração de concordância: (Mt 18.18-20). Quando o povo de Deus se une e tem o mesmo alvo em oração.

 

6 – Oração no Espírito: (I Co 14.14-15). Quando oramos em línguas, conforme Paulo nos ensina em I Coríntios.

 

CONCLUSÃO
Procure orar mais. Adquira o hábito de adorar ao Senhor diariamente (Sl 5.3). Desenvolva sua vida devocional, tendo um tempo especial para estar a sós com Deus. Quanto mais exercitamos na oração mais fácil é orar.
Conheça as oportunidades que a igreja oferece para a intercessão e adoração. O Ministério de Intercessão da CEO é o TABERNÁCULO DE DAVI. Faça do Tabernáculo a sua academia de exercício na oração pelo menos uma hora por semana. Comece a orar com mais intensidade e veja o que Deus irá fazer em sua vida…

Sugestão de Louvor: Com Muito Louvor (Cassiane)

Fonte: www.lagoinha.com/estudos-de-células
Adapt.: Pr. Silas – CEO / Baependi – MG
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2014