INTRODUÇÃO
Todos somos conscientes de que precisamos trabalhar para sobreviver. Alguns exageram no trabalho, outros molengam o máximo que podem e alguns até murmuram querendo matar quem inventou o trabalho. Considerando que 1º (primeiro) de Maio foi feriado nacional por ser o dia do trabalho e a maior parte dos brasileiros não trabalharam, resolvi desenvolver este estudo para clarear alguns pontos para nós cristãos:

1- Você acha que os filhos de Deus precisam trabalhar? Por quê?
Quando tudo começou, quando Deus formou a terra e os céus, no plano original, o homem teria a alimentação sem depender do trabalho como é hoje (Gn 1.29-30). Assim Deus plantou um jardim no Éden, após ter formado o homem e o colocou para cuidar do Jardim e viver em comunhão com o seu Criador (Gn 2.7-9; 16-17; 3.8a).
Com a queda do homem no pecado, Deus determinou uma sentença aos envolvidos na queda; à serpente disse: “maldita será…” (Gn 3.14-15); à mulher disse: “Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição…” (Gn 3.16) e, por fim, ao homem disse: “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra…” (Gn 3.17-19)

2- O que a Bíblia diz aos preguiçosos? Aos acomodados?
O sábio Salomão, o rei que construiu o Templo a Deus disse: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso…” (Pv 6.6-9) – leia e medite em todo texto. Se você quer trabalhar na obra de Deus, saiba que o Senhor não chama desocupados, preguiçosos e acomodados! Ele chama pessoas trabalhadoras e comprometidas como Gideão: “Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas…” (Jz 6.11-14).

3- A Bíblia manda o homem trabalhar no Novo Testamento? Os Apóstolos trabalhavam?
O Apóstolo Paulo diz em I Co 15.10b “…trabalhei muito, mais do que todos eles…”; em II Ts 3.8 “…trabalhando noite e dia, para não sermos pesados…”; em II Ts 3.10 ele chega a dizer “se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (leia todo texto vs 8-11); e em I Ts 5.12 “…reconheçais os que trabalham entre vós…”.
Estes apóstolos estavam trabalhando quando foram chamados ao apostolado (Mc 1.17-20; Mt 9.9).

4- Deus, o Pai, e Jesus, o Filho, trabalham também?
Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) trabalhou duro por 6 (seis) dias na fundação do mundo e criação do homem (Gn 1.1, 2.1) e depois Deus descansou ao 7º dia. Sempre eu ensino que o homem precisa descansar 01 dia por semana e 30 dias por ano como férias, pois se Deus descansou, o homem precisa de descanso também. Afinal, ninguém é mais que Deus! Nunca queira ser superior ao seu Criador!!!
Veja só o que disse Jesus, que foi carpinteiro, Grande Mestre e é o Salvador de nossas almas: “…meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo 5.17-18).

CONCLUSÃO
Devemos trabalhar ou não? O que vocês acham?
Tem um ditado popular que diz: “Quem não trabalha, dá trabalho”. E é difícil discordar do tal ditado ou provérbio popular. Realmente concluímos que o trabalho, tido ou não como castigo de Deus – embora eu prefira encará-lo como mandamento do Eterno –, é necessário na vida do homem. O trabalho honesto e digno enobrece o homem. Liberte-se da ociosidade, da preguiça, do comodismo, do conformismo, e trabalhe!
Não apoio aqui o trabalho desonesto, corrupto, de mentiras, prostituição, roubos, tráficos, contrabando, etc…
Bom trabalho a todos. Feliz dia do trabalho!!!

Autor: Pr. Donizétti Fernandes Maciel – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

VÍDEO COMPLEMENTAR PARA ESTE ESTUDO

Estudo de Célula de Maio de 2017