Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Preguiça

INTRODUÇÃO
PV 19:15 – “A PREGUIÇA FAZ CAIR EM PROFUNDO SONO, E A ALMA ENGANADORA PADECERÁ DE FOME”.
NO DICIONÁRIO – PREGUIÇA é: Propensão para não trabalhar, vadiagem, demora ou lentidão para agir.
Muitas pessoas não gostam de trabalhar, estudar, esforçar-se para uma promoção no emprego, etc… Estão perdendo, e muito, as oportunidades de serem prósperas, e de serem uma bênção na sociedade. Além de ser pecado!
Ec 10:18 “ Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja”.

1) DEUS NOS MANDA VER AS FORMIGAS:
Pv 6:6 – “Vai Ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para seus caminhos, e sê sábio”.
As formigas trabalham o tempo todo, elas se esforçam. Devemos nos dedicar um pouco mais, ficamos curtindo preguiça, assistindo a muita televisão, perdemos tempo com coisas que não edificam.

2) PREGUIÇOSO SEMPRE DESEJA, MAS NÃO ALCANÇA:
Pv 13:4 – “A Alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas alma dos diligentes engorda”.
O Preguiçoso não trabalha, não se esforça, não procura se atualizar, mas deseja que sua vida seja de sucesso e muita prosperidade. Como pode ser uma benção, se o mesmo não pagou o preço! Quer um carro, quer um(a) namorado(a), quer uma casa, mas não corre atrás.
Assim fica muito difícil, pois, não irá chegar um carro à sua porta, não baterá na sua casa um rapaz ou uma moça dizendo: “aqui tem alguém que queira namorar (casar-se)?”
Eu entendo o seguinte: Deus abre as portas, mas quem entra por elas somos nós.

3) O QUE É ESPERAR EM DEUS:
Conheço vários amigos, que dão desculpas assim: Estou esperando em Deus, por isso eu não estou agindo. ESTE PENSAMENTO ESTÁ ERRADO E NÃO É BÍBLICO!!!!
Eu entendo de esperar em Deus assim: Devemos orar, mas também devemos ir em busca. O homem não pode ficar parado, dormindo, até o dia em que Deus quiser! “A minha vida vai se transformar, alcançarei os meus sonhos, etc…” O homem deve, sim, buscar em Deus direção, e depois agir segundo Sua direção…  Não ficar esperando de braços cruzados.
Oração: Orar e depois ação… E não orar e só ficar a esperar! Isto não existe! Fica somente orando, e não age para ver o que acontece!!! Moisés ficou só orando, e Deus disse “Porque oras? Mande que o povo marche”. Muitos oram (ou rezam), mas agem pouco. Na oração do Pai nosso (que é o modelo de uma oração), Jesus disse: Não fiqueis com vãs repetições, pois não é o tanto falar que faz Deus ouvir.

4) OS DESEJOS E SONHOS DOS PREGUIÇOSOS OS INCOMODAM:
Pv 21:25 “O Desejo do preguiçoso o mata, porque suas mãos recusam trabalhar”.
O preguiçoso fica querendo ter as coisas, e não consegue. Lógico! Não trabalha para isto. Então esta insatisfação o incomoda. Ele vê todos ao seu redor abençoados (casados, com casa própria, com seu carro, etc…) com isso surgem em seu coração vários pecados: Inveja, cobiça, raiva, revolta com Deus, pensamentos de morte, desânimo da vida etc…

CONCLUSÃO
Como, pois, posso esperar que Deus venha me abençoar se não trabalho, não me esforço etc?
Se fico reclamando da vida, reclamando do ontem e esquecendo do hoje e do amanhã!
Dedique-se mais: Estude, faça faculdade, faça idiomas, faça cursos, concursos, esforça-se naquilo que você tem dificuldade, leia mais a Bíblia, aprenda mais, informe-se mais. Deus o honrará pelo seu esforço, e as portas se abrirão mais rápido. Lembre-se de que: o nosso futuro o fazemos no presente!
Deus te abençoe!!

Elaborado por: Ob. Marcos Vinícius – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Mtª Magdala Lemos
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2012

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *