Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Série “Quem é Jesus” – A Porta

Texto base: João 10.7-9

INTRODUÇÃO
A porta é um objeto muito importante do nosso dia-a-dia. Ela é uma via de acesso que nos permite entrar e sair dos mais diversos lugares. Sem ela, nossas vidas seriam muito dificultosas e limitadas. A palavra “porta” também pode ser usada em sentido metafórico, por exemplo, quando dizemos que “uma porta se abriu para mim”. Nesse contexto, tem como significado “oportunidade”.
Em Jo 10.9, Jesus afirma, metaforicamente, ser a porta. Na lição de hoje, vamos aprender sobre o significado dessa afirmação para as nossas vidas.

DESENVOLVIMENTO
1) Eu sou a porta
Ao afirmar ser a porta, Jesus estava querendo dizer que é a via de acesso e a oportunidade. Via de acesso a quem? Oportunidade de que? Via de acesso a Deus Pai e oportunidade de salvação. Repare que, nesse sentido, ele não diz ser uma porta, ou uma das portas. Sua afirmação é exclusivista: “Eu sou a porta; Eu sou o único acesso a Deus”.
Por causa do pecado, o ser humano está separado de Deus e condenado. Apenas através de Jesus ele pode voltar para Deus. Por isso Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). Apenas através de Jesus o ser humano pode ser reconciliado com o Pai e absolvido da condenação. A Bíblia diz, em Rm 5.1 e 8.1: “Tendo sido, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes” e “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. (Versão – Bíblia Almeida Corrigida Fiel)
Pergunta: Você reconhece que Jesus é a via de acesso a Deus e a oportunidade de salvação?

2) Se alguém entrar por mim, será salvo
Reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente. Isso não faz com que acessemos a Deus e tenhamos a salvação. Para isso, é necessário dar um passo e entrar por ele. Estar perto da porta também não é suficiente. Aquele que está a 5 cm da porta está em situação igual à daquele que se encontra a 5 km: não entrou por ela. Reconhecer que Jesus é o salvador e ter simpatia por ele não é suficiente. É necessário se comprometer com ele em fé. Não há outra via de acesso. Ele é a oportunidade. Para todas as pessoas e em qualquer circunstância, ele oferece o convite de entrada para a vida eterna e abundante que só Deus pode dar.
Pergunta: Você já entrou pela porta ou está apenas perto dela?

3) Entrará, e sairá, e achará pastagem
No contexto de Jo 10.9, Jesus está comparando o relacionamento com os seus discípulos ao relacionamento de um pastor com suas ovelhas. No versículo 7, ele afirma ser a porta das ovelhas. Para entrar, então, em seu aprisco, é necessário passar por ele. Esse aprisco é a igreja, que é a reunião das ovelhas de Jesus.
Pergunta: O que significa entrar e sair do aprisco de Jesus?

Ao falar sobre entrar e sair, Jesus quis dizer que suas ovelhas não poderiam ficar acomodadas ao conforto e segurança do aprisco. Como acontece com ovelhas de verdade, ele as conduziria para fora do aprisco, onde encontrariam pastagem e poderiam correr, se alimentar e descansar.
Em Mt 5.13-16, Jesus diz que seus discípulos são o sal da terra e a luz do mundo. Assim como o sal não cumpre a sua função ficando dentro do saleiro, nem a luz debaixo de uma vasilha, as ovelhas de Jesus não cumprem a sua função ficando apenas no aprisco. Se do lado de fora do aprisco, acima da porta, há uma placa em que está escrito “venham” (“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”, Mt 11.28), do lado de dentro, há outra placa dizendo “vão” (“Vão e façam discípulos de todas as nações”, Mt 28.19). Os discípulos de Jesus são chamados a fazer diferença neste mundo, levando outras pessoas a também passarem pela porta. E, onde quer que estejam, seja dentro ou fora do aprisco, não faltará o cuidado e a provisão do pastor.
Pergunta: Se você já entrou pela porta, tem saído por ela para apresentá-la a outros que ainda não passaram por ela?

CONCLUSÃO
Sem uma porta, a vida é restrita. Jesus é a porta. Aquele que entra por ele encontra salvação e a verdadeira vida abundante. Assim:
• Entre pela porta. Assuma um compromisso de fé com Jesus;
• Saia pela porta. Não fique no conforto do aprisco, guardando-o apenas para você. Apresente Jesus a outras pessoas para que elas também possam desfrutar da salvação.

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2018

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

10 Comentários

  1. Gostei do comentário sobre o nosso Deus lhe abençoe

  2. Eu amo meu senhor Jesus ele é tudo para mim

  3. Gostei da explicação.
    A porta como entrada para salvação e a porta como saída do comodismo,da zona de conforto, sair para anunciar vó evangelho.

  4. Muito bom o estudo , gostaria de receber mais estudos por e-mail

  5. Glórias a Deus muito bom o conteúdo deste texto amo aprender as palavras de Deus abraços paz

  6. Paz do senhor glórias a Deus disse jesus ninguém vai ao pai se não for pôr ele

  7. Quando Jesus disse ninguém vem ao Pai, ele afirma que é o próprio Deus. Quando Ele diz eu sou a porta, significa que não há outra porta, Eu sou o caminho, não existe outro caminho.

  8. AMEI ESSA EXPLANAÇÃO DA PALAVRA, DESEJO QUE O NOSSO BONDOSO DEUS CONYINUE DERRAMANDO SABEDORIA EM VÓS, PARA ABENÇOAR OUTRASVIDAS, TAMBÉM QUERO E PRECISO RECEBER MAIS ESTUDOS MARAVILHOSOS COMO ESSE.

  9. Amei essa mensagem é muito importante né para nós aprender a respeito da porta né que é Jesus a porta que nós temos que ter acesso a ela para nossas para nós ser salvos

  10. Essa palavra é maravilhosa

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *