Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A História do Semeador

Texto Base: Mateus 13.1-23

INTRODUÇÃO
Você tem algum projeto na sua vida que você começou e não concluiu? Conte-nos qual foi.
Quando você era criança, ou em alguma outra fase da sua vida, você teve a oportunidade de plantar uma semente? Como foi essa experiência?

PROPÓSITO

Entender a natureza das parábolas e examinar o tipo de solo (coração) que somos. Desafiar os participantes a buscarem ter um coração do tipo “boa terra”.
A parábola do semeador é a parábola mais importante de Jesus, porque fornece mais pistas do que qualquer outra sobre a natureza das parábolas e como elas devem ser interpretadas. A parábola é seguida da própria interpretação de Jesus e da discussão de seu conteúdo.

EXAMINANDO AS ESCRITURAS: Mt 13.1-23
Quais são os significados das seguintes figuras usadas nessa parábola: semeador, semente e solo?
Como essa passagem ajuda você a entender por que Jesus usou parábolas para ensinar as pessoas? (v. 11-17)
Pássaros destruíram o valor da Palavra de Deus para o primeiro grupo de pessoas. Por quê? O que faltava a esses ouvintes (v.19)?
Que evidência na vida de uma pessoa comprova que a Palavra de Deus firmou raízes? (v. 23)
Qual é o segredo para que a semente da Palavra de Deus não produza frutos na vida de quem a ouve? (v. 19) E para que produza frutos de 100, 60 por um? (v. 23)
Segundo Jesus, quais são os resultados na vida de uma pessoa que compreende a mensagem do evangelho? (v. 23)

APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS
Com qual desses quatro tipos de solos (corações) você identificaria hoje a sua vida espiritual? O que você acha que poderia fazer para melhorar o “solo da sua vida” e crescer espiritualmente?

CONCLUSÃO
Jesus é o semeador e está à procura de corações, de almas, sensíveis ao entendimento de Sua palavra. Cada ouvinte do evangelho deve perguntar a si mesmo: “que tipo de solo eu sou?”, “em que preciso mudar para ser mais produtivo no reino?”.

Fonte: Igreja de Cristo / Curitiba – PR
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2019

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

</p

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Princípio da Mordomia

Princípio da Mordomia

Texto Base: Gênesis 2.15 INTRODUÇÃO O segundo princípio que vamos conhecer é o da Mordomia. No estudo anterior, aprendemos sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que...

Princípios do Caráter

Princípios do Caráter

Texto Base: Filipenses 2.22 ARA/KJA INTRODUÇÃO Esta semana vamos aprender e saber a importância do caráter para nossas vidas PROPÓSITO Reconhecer quais pontos de nosso caráter ainda precisam da transformação do Senhor. DESENVOLVIMENTO 1) A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26)...

A Visão de Filhos

A Visão de Filhos

Texto Base: Números 13.25-33   INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Como Deus vê o seu coração? Por que uns experimentam bênçãos e outros não? Uma das evidências é a visão que cada um tem de si mesmo. No reino de Deus tudo depende da fé. Você é salvo e se torna filho de Deus pela...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *