Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A História do Semeador

Texto Base: Mateus 13.1-23

INTRODUÇÃO
Você tem algum projeto na sua vida que você começou e não concluiu? Conte-nos qual foi.
Quando você era criança, ou em alguma outra fase da sua vida, você teve a oportunidade de plantar uma semente? Como foi essa experiência?

PROPÓSITO

Entender a natureza das parábolas e examinar o tipo de solo (coração) que somos. Desafiar os participantes a buscarem ter um coração do tipo “boa terra”.
A parábola do semeador é a parábola mais importante de Jesus, porque fornece mais pistas do que qualquer outra sobre a natureza das parábolas e como elas devem ser interpretadas. A parábola é seguida da própria interpretação de Jesus e da discussão de seu conteúdo.

EXAMINANDO AS ESCRITURAS: Mt 13.1-23
Quais são os significados das seguintes figuras usadas nessa parábola: semeador, semente e solo?
Como essa passagem ajuda você a entender por que Jesus usou parábolas para ensinar as pessoas? (v. 11-17)
Pássaros destruíram o valor da Palavra de Deus para o primeiro grupo de pessoas. Por quê? O que faltava a esses ouvintes (v.19)?
Que evidência na vida de uma pessoa comprova que a Palavra de Deus firmou raízes? (v. 23)
Qual é o segredo para que a semente da Palavra de Deus não produza frutos na vida de quem a ouve? (v. 19) E para que produza frutos de 100, 60 por um? (v. 23)
Segundo Jesus, quais são os resultados na vida de uma pessoa que compreende a mensagem do evangelho? (v. 23)

APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS
Com qual desses quatro tipos de solos (corações) você identificaria hoje a sua vida espiritual? O que você acha que poderia fazer para melhorar o “solo da sua vida” e crescer espiritualmente?

CONCLUSÃO
Jesus é o semeador e está à procura de corações, de almas, sensíveis ao entendimento de Sua palavra. Cada ouvinte do evangelho deve perguntar a si mesmo: “que tipo de solo eu sou?”, “em que preciso mudar para ser mais produtivo no reino?”.

Fonte: Igreja de Cristo / Curitiba – PR
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2019

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

</p

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

O Milagre do Amor

Texto Base: I João 4.16-19 INTRODUÇÃOO amor não é complicado como muitos pensam, mas sim mal interpretado e mal vivido. O verdadeiro amor envolve trabalho, entrega, renúncia e sacrifício. Quem é aperfeiçoado no amor não teme nenhuma destas coisas e não se permite ser...

Alivie seu fardo em Jesus

Texto Base: Mateus 11.28 INTRODUÇÃO“Bom, para mim não tem mais jeito! Estou fadado a viver com esse problema, enfermidade, infelicidade, incapacidade, enfim... Nunca vou superar meus obstáculos! Eu já tentei de tudo.” Bem, é assim que acreditamos e vivemos o tempo...

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *