Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Como ter uma Vida Abençoada: O Sacrifício de Isaque

Texto base: Gênesis 22.1-19

INTRODUÇÃO
Na série de estudos “Como ter Uma Vida Abençoada” aprendemos que Deus deve vir em primeiro lugar. E agora neste estudo vamos tratar de uma das questões mais sérias e importantes da vida que, de uma forma ou de outra, todos temos que responder: Quem é, de fato, o Deus da minha vida? Vamos tentar responder à luz de uma das passagens bíblicas mais significativas a esta crucial pergunta: Quem ocupa o trono do meu coração? Quem está em primeiro lugar em minha vida? Respondê-la com sinceridade pode liberar as promessas de Deus para nós, exatamente como aconteceu com Abraão.

DESENVOLVIMENTO
Leitura Bíblica: Gn 22.1-19. A leitura desse texto exige que façamos uma pergunta difícil:

1. POR QUE RAZÃO DEUS MANDARIA UM PAI LEVAR O FILHO A UM MONTE PARA MATÁ-LO, SACRIFICANDO-O E AINDA ATEANDO NELE FOGO?
A princípio essa ordem parece uma loucura, porque a história mostra que um dia Deus se levantou e destruiu o povo cananeu exatamente porque sacrificava vidas humanas, algo inaceitável para Ele. E ainda considerando que Isaque era o filho único de Abraão, prometido para ser o primeiro de uma grande descendência, por que matá-lo?
Deus deu esse filho a Abraão quando nem ele, nem sua esposa Sara, podiam mais ter filhos (ver Gn18.10-14; Hb 11.11-12). Quando já não sonhavam mais com a paternidade, o casal recebe um milagre de Deus. É fácil imaginar o valor que aquela criança passa a ter na vida de Abraão. Ficou tão apaixonado pelo filho que, sem perceber, começou a colocar Deus numa posição inferior em seu coração e a sentir algo estranho até então: seu amor por Deus, seu relacionamento com Ele, antes tão intenso e real, começou a esfriar. Sua vida espiritual começou a secar. Algo estava roubando o lugar de Deus em seu coração.
Mas, certo dia, Deus aparece e diz: “Abraão, vá ao monte Moriá para matar e oferecer seu filho em holocausto”. Uma segunda pergunta inquietante precisa ser feita:

2. SE FOSSE VOCÊ QUE RECEBESSE ESSA ORDEM, COMO IMAGINA QUE REAGIRIA?
Se a ordem de Deus já é estranha, a reação de Abraão é impressionante. O verso 3 afirma que na manhã seguinte, bem cedinho, Abraão levantou-se e apressou-se em ir logo para o monte. Não ficou argumentando ou negociando, mas partiu imediatamente para sacrificar seu filho. Mas por que Abraão apressou-se em ir?

Podemos entender que Abraão apressou-se em obedecer a Deus porque compreendeu o que se passava com ele e como ele estava colocando Isaque numa posição errada em sua vida. Caiu a ficha: Isaque estava se tornando o Deus de Abraão!
A grande lição para nunca esquecermos é esta: Tudo o que vier a se tornar o primeiro em nossa vida, torna-se o nosso Deus. Tudo que se torna a nossa fonte de segurança, de alegria e vida, já se tornou o nosso Deus. E Deus não aceita ser o segundo em nossa vida. Não porque seja um megalomaníaco, mas porque nos ama e não deseja ver-nos cavando cisternas rachadas. Através do profeta Jeremias, Deus disse: Jr 2.13.
Através de Abraão, Deus está revelando a toda a humanidade que só Ele é a fonte de vida e verdadeira felicidade. Não é a família que nos faz feliz, nem casamento, ou carreira profissional ou dinheiro. Essas são cisternas rachadas, que não retêm água. O homem deixou Deus para trás e vive cavando outras fontes na esperança de encontrar o sentido da vida e a fonte da felicidade, mas qualquer outra fonte que não seja Deus, não pode reter água, ou seja, simplesmente não satisfaz e nunca vai preencher o coração do homem.
Isso é um fato na vida de todo aquele que não conhece a Deus, que não entregou sua vida a Cristo, mas pode se tornar uma triste realidade também na vida do crente nascido de novo. Pessoas, coisas ou atividades valorizadas de forma errônea podem nos afastar de Deus. Percebe-se isso quando a Bíblia vai ficando desinteressante, esquecida, seca e difícil, quando o louvor vai ficando sem graça e a vida espiritual parece que estagnou. Perde-se o primeiro amor, o prazer nas coisas de Deus. Nesse caso, pode ser que um “Isaque” tenha entrado no coração e tirado o lugar de Deus. Veja o que disse Davi: Sl 37.4,5.
A expressão “deleite-se no Senhor” ou “agrada-te do Senhor” significa exatamente “verifique se o Senhor é o primeiro em sua vida”. Devemos sempre verificar se existe alguém, algo ou algum desejo em nós que está se tornando tão importante a ponto de nos controlar e a ocupar o lugar de Deus. O mesmo salmo orienta quanto ao segundo passo que sempre precisamos dar: “entregue o seu caminho ao Senhor e Ele agirá

3. QUEM É O SEU DEUS? O QUE ESTÁ OCUPANDO O TRONO DO SEU CORAÇÃO? JÁ SUBIU AO MONTE MORIÁ?
A história de Abraão e sua disposição em colocar Deus em primeiro lugar em sua vida é um exemplo para o mundo. Por isso ele é o “pai da fé”, um patriarca de Israel que se tornou o abençoador de todas as nações da terra. Mas nem todos agem como ele agiu. Vamos ver um exemplo oposto ao dele e que nos esclarecerá ainda mais esta questão. Leitura bíblica: Mc 10.17-29.
Nessa segunda leitura bíblica, vemos o relato da história de um jovem rico que se aproxima de Jesus com sincero interesse em saber como receber a vida eterna. Mas sua atitude é oposta à de Abraão.
Jesus fala com ele do caminho da salvação de uma maneira totalmente diferente, que não costumava fazer. Começa perguntando se ele cumpria os mandamentos e cita para ele os Dez Mandamentos (Ex 20.1-17). Acontece que esses mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra. Na primeira estão os mandamentos ligados ao nosso relacionamento para com Deus, na segunda tábua aqueles ligados ao relacionamento com os nossos semelhantes. E Jesus começa a conversa questionando-o quanto aos mandamentos da segunda tábua da lei, sobre como ele tratava as pessoas. O jovem afirma que os cumpria desde jovem e Jesus concorda com isso. Mas acrescenta: “Falta-lhe uma coisa. Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
Jesus tocou na ferida, revelando o problema no coração daquele jovem bem intencionado. O primeiro mandamento, escrito na primeira tábua da lei, estabelece: “Não terás outros deuses além de mim”. O rapaz fica triste porque era dono de muitas propriedades. Havia outro deus em seu coração, o deus das riquezas, conhecido na Bíblia como Mamon. E ao contrário de Abraão, que se dispôs imediatamente a remover qualquer ídolo de seu coração, o jovem volta para casa triste, porque voltou ainda controlado por um deus falso. Vivia cavando uma cisterna rachada e nunca estava satisfeito. Vivia buscando algo e, quando encontra a verdadeira fonte, Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida, não está disposto a sacrificar seu deus para coroar Jesus como seu único Senhor e Deus.

4. COMO FOI QUE ABRAÃO VOLTOU PRA CASA? ABRAÃO MATOU OU NÃO MATOU ISAQUE? O QUE VOCÊ ACHA?
Veja Gn 22.15-19. Abraão ofereceu sim seu filho Isaque como sacrifício no momento em que pisou fora da tenda convicto de ir logo ao Monte obedecer a ordem de Deus (Hb 11.17). Isaque não é mais o deus de Abraão. Deus voltou para o trono do coração de Isaque. Se Isaque continuasse no trono de Abraão, Abraão seria um estorvo no coração do filho e o filho seria um estorvo na vida daquele pai.

5. O QUE TEM SIDO UM ESTORVO EM SUA VIDA? COM QUEM OU COM O QUE VOCÊ TEM TIDO UMA RELAÇÃO DOENTIA?
Abraão tornou-se um homem livre. E Deus podia agora dizer: “todos os povos da terra serão abençoados porque você me obedeceu”. Agora ele podia ser uma bênção. Ele parou de correr atrás das bênçãos, porque agora ele era uma bênção.

CONCLUSÃO
E você, como voltará para casa hoje?
. O jovem rico voltou triste, dominado por uma divindade falsa.
. Abraão voltou para casa livre, um abençoador, rios de águas vivas passaram a correr em sua vida e nós bebemos dessa vida até hoje.

Quem é o seu Isaque? Pode ser um filho, pode ser uma casa, pode ser um desejo, como por exemplo, o desejo lícito de se casar, de acumular muita riqueza, mas que também tem que ser entregue pra Deus. Pode ser o namoro ou o noivado. Que é o seu deus? Como é que você vai voltar pra casa hoje? Volte livre de todo e qualquer falso deus. Volte com sua cisterna cheia da água da vida. Como nos desafia o salmista, ponha Deus em primeiro lugar na sua vida e Ele atenderá aos desejos do seu coração.  
Momento de oração: Que cada um tenha um tempo de oração, de ficar sozinho, em silêncio na presença de Deus. Vamos subir ao Moriá agora, e você só pode subir ao Moriá com o seu Isaque. Só o Senhor conhece cada pessoa, cada coração e o que cada um tem de entregar em sacrifício. Ofereça o “seu Isaque” em holocausto ao Senhor. Deus quer libertar a todos de todo e qualquer falso deus, então podermos dizer que somos do Senhor.

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

2 Comentários

  1. Entendi nessa passagem da Bíblia o sacrifício de Isaque que Deus nos mostra que Ele não dá a glória Dele a ninguém. Lá em Mateus 6;33
    Que diz: busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ,e todas essas coisas lhe serão acrescentada. Então que nos possamos colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida.?

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *