Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Consagre seus bens ao Senhor

Texto Base: Salmos 16.2

Quebra gelo: Por que tudo começa no coração?

Introdução
Não são as ruas de ouro no Céu que farão todos felizes, mas a presença de Jesus. Não são os bens terrenos que nos farão felizes, mas a presença de Jesus em nossos corações. Jesus mesmo disse: “Guardai-vos da avareza. A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15). Assim como você não deve vir até Jesus apenas para ser próspero, mas para ser salvo, de igual forma você não pode pensar que para ser salvo você precisa ser pobre (2 Co 8.9). A Bíblia traz luz para você servir Jesus e ser muito próspero. Deus deseja a prosperidade de Seus filhos (Sl 35.27).

PROPÓSITO
Entender que consagrar nossos bens ao Senhor abençoa e nos traz o entendimento de que tudo vem do Senhor e para glória do Senhor.

DESENVOLVIMENTO
1) CONSAGRE TUDO AO SENHOR (Sl 24.1)
Precisamos entender que, nesta terra, somos apenas peregrinos, pois nossa pátria está nos céus. Enquanto aqui estivermos, devemos procurar com zelo fazer a obra pela qual o Senhor nos chamou. O que muitos não entendem é que os bens que temos, na verdade, não são nossos, são do Senhor. Nós somos apenas mordomos! Afinal, tudo é dEle (1 Co 10.26). Todavia, somos peregrinos e não andarilhos!

Deus quer que tenhamos bens, Deus não quer que os bens nos tenham. Portanto, como você tem usado o dinheiro que chega em suas mãos? Muitos cristãos consagram a vida e a família a Deus, mas não consagram os bens. Os pensamentos de Deus para nossa vida, patrimônio, dinheiro, salários, bens, casas, carros, poupança, investimentos, dívidas e débitos vencidos são melhores que os nossos (Is 55.8-9). Precisamos estar sob o senhorio de Cristo. Do trono Ele enxerga tudo melhor que nós. Vamos colocar tudo no altar do Senhor. Muitos já o fizeram e experimentaram uma verdadeira guinada financeira (Pv 10.22).

2) CONSAGRAR E NÃO ABUSAR (Lc 14.28-30)
Após consagrar nossas finanças a Deus, não significa que poderemos gastar sem responsabilidade e sem planejamento. De forma nenhuma! É um erro achar que, só por isso, Deus será obrigado a nos socorrer se agirmos de forma negligente (Lc 4.12). Devemos consagrar, mas não podemos abusar.

Deus nos deu conhecimento, faculdades mentais perceptivas e criativas, amigos, livros e cursos para nos auxiliarem nessa empreitada financeira. Muitas vezes, para prosperar, precisamos cortar custos ou fazer trabalho extra para aumentar temporariamente a renda. Contudo, Deus pode nos dar inspirações para uma guinada financeira (Tg 1.17; 1.5). Uma ideia criativa vinda de Deus pode mudar tudo. Foi o caso de José do Egito que amanheceu escravo e dormiu governador.

3) CONSAGRAR E HONRAR (Pv 3.9-10)
Certo pastor ficou emocionado com uma de suas ovelhas. Ela não podia comprar um presente para ele naquela data especial. Porém, havia aprendido sobre a importância de honrar seus líderes e queria fazer algo especial a ele. Então, devido sua dificuldade financeira, ao invés de comprar um, decidiu ela mesma fazer o presente.

Deu-lhe uma miniatura de um navio todo feito com palitos de sorvete e barbante! Admirado, o pastor ficava pensando: quanto tempo foi gasto para fazer aquilo? Ficou bastante emocionado com o presente. Era simples numa avaliação monetária, porém, sentimentalmente valia uma fortuna. Aquela ovelha expressou honra! Foi assim que o pastor se sentiu: honrado. O verbo “honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. Deus não quer o seu dinheiro, quer a sua honra. Deus não procura adoração, Deus procura adoradores (Jo 4.23).

Aplicação Prática: vamos utilizar o que temos para abençoar os que estão ao nosso redor?

CONCLUSÃO
Não são os bens terrenos que nos farão felizes, mas a presença de Jesus Cristo em nossos corações. Portanto, independente de valores, consagre tudo o que você tem ao Senhor, seja prudente e honre ao Senhor com todos os teus bens. Seja fiel nos dízimos e nas ofertas e declare como Davi: Sl 16.2 – ARA.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Abril de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *