Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Cuidados com as Influências Tóxicas

Texto Base: João 15.3

INTRODUÇÃO
Cremos que todos podem aprender e praticar a Palavra, sendo verdadeiramente purificados. Jesus explica que a Palavra de Deus tem o poder de purificar e transformar quem a recebe. No estudo de hoje vamos conversar sobre relacionamentos tóxicos, um tema muito importante, pois Deus nos fez seres relacionais e é inevitável que as pessoas ao nosso redor exerçam influência sobre nossa vida.

Ninguém é tão independente a ponto de não ser influenciado pelo meio. Quando todo mundo faz, acredita ou valoriza algo, a tendência é que a gente se adeque à maioria. Pense, por exemplo, em marcas de roupas, produtos da moda, influencers das redes sociais ou valores e costumes aprendidos na cultura. O meio vai moldando pensamentos e comportamentos. Sabendo disso, a Palavra de Deus nos orienta a escolher bem nossos relacionamentos.

Se as pessoas ao redor nos influenciam, precisamos ser cuidadosos em nosso convívio, avaliando bem as rodas das quais fazemos parte e percebendo quem está influenciando mais: se sou eu, como sal e luz, ou se é o mundo. Pergunta: Pense nos locais que você frequenta e nas pessoas com quem convive. Qual influência esses lugares e pessoas exercem sobre sua vida?

PROPÓSITO
Avaliar se nossos relacionamentos não estão nos intoxicando.

DESENVOLVIMENTO
1) O PODER DAS INFLUÊNCIAS EM NOSSA VIDA (Pv 13.20; 1 Co 15.33)
As pessoas com quem convivemos afetam diretamente nosso caráter e nossa vida espiritual. Nossos relacionamentos podem nos aproximar de Deus ou nos afastar d’Ele. Acabamos de ler que crescemos em sabedoria ao andar com sábios, mas, por outro lado, temos nossos costumes corrompidos ao conviver com más companhias. Discussão em grupo: Cite exemplos de pessoas que te influenciam positivamente e de pessoas que te influenciam negativamente.

Diante desse alerta bíblico, reflita sobre as pessoas com quem você mais convive e sobre os lugares que frequenta. Agora pense se essas pessoas e lugares estão te aproximando ou não de Deus. Seja sincero para perceber a influência que seus relacionamentos têm exercido sobre sua vida e tenha coragem de promover um detox neles. Nem toda influência negativa é óbvia, pois algumas são sutis e perigosas. Não seja ingênuo ao pensar que podemos conviver com ambientes tóxicos sem sermos afetados.

A Bíblia é clara ao afirmar que os ambientes e os relacionamentos vão nos afetar. Tendo em vista os dois versículos que acabamos de ler: • Cerque-se de pessoas que te aproximam de Deus e te desafiam a crescer espiritualmente. • Seja cauteloso ao escolher suas amizades e ambientes que frequenta. Pergunta: Qual mudança nos seus ambientes você precisa promover?

2) O NÍVEL DE ENVOLVIMENTO (Sl 1.1-3; 2 Co 6.14-15)
Talvez você se pergunte: “Se relacionamentos com más companhias podem ser tóxicos e influenciar negativamente meu comportamento, então devo me afastar das pessoas que não creem em Deus?” A resposta é: não podemos cortar relacionamentos com não cristãos.

A questão é saber o nível de envolvimento nesse relacionamento e quem está influenciando quem. Veja esses versos: Sl 1.1-3; 2 Co 6.14-15. A Palavra ensina que não devemos seguir o conselho ou imitar o ímpio, nem nos inserir em suas rodas como se fizéssemos parte daquele ambiente. A melhor maneira de saber seu nível de envolvimento junto aos descrentes é perceber se você se sente “em casa” quando está com eles ou se se sente “um peixe fora d’água”.

Veja o exemplo de Jesus: Ele se fazia presente em todo tipo de ambiente, dos mais religiosos aos mais ímpios, dos mais ricos aos mais pobres. Embora Jesus visitasse todo tipo de local, Ele não se misturava naquele contexto, entrando em suas práticas, assuntos e valores. Jesus chegava para fazer diferença, tocava as pessoas e se retirava. Um cristão pode visitar qualquer local, mas não pode se inserir ou se amoldar a nenhum contexto que vá contra a Palavra de Deus.

Além disso, um cristão não deve estabelecer alianças ou sociedades com descrentes. A ilustração do jugo, usada pelo apóstolo Paulo, mostra que não podemos nos colocar ao lado do ímpio debaixo da peça usada para puxar uma carroça.

Podemos conviver e até fazer negócios, desde que dentro da legalidade e honestidade, com pessoas de qualquer fé. Entretanto, entrar em aliança de casamento ou fazer sociedade, somente entre pessoas que tenham a mesma fé. Pergunta: Quando você está próximo de descrentes, quem influencia mais?

Você a eles ou eles a você? Argumento: relacionamentos tóxicos podem ser prejudiciais de forma visível (amizades que levam ao pecado) ou sutil (influências que enfraquecem nossa fé e convicções espirituais).

3) O PODER DE INFLUENCIAR (Mt 5.13-16)
Jesus nos desafia diretamente a influenciar as pessoas e fazer diferença no mundo. Vamos entender qual papel Jesus espera que seus discípulos exerçam nos seus ambientes:

  • O sal era usado para preservar alimentos e dar sabor. Jesus ensina que seus discípulos devem influenciar positivamente o mundo, preservando a verdade e combatendo a corrupção moral e espiritual.
  • Se o sal perder seu sabor, torna-se inútil. Isso significa que um cristão sem impacto no mundo não está cumprindo seu propósito.
  • A luz simboliza a verdade, justiça e testemunho. Como seguidores de Cristo, devemos refletir Sua luz e iluminar um mundo em trevas espirituais.
  • A luz não deve ser escondida, ou seja, nossa fé deve ser visível através de nossas ações e testemunho. Use esse critério de Jesus para avaliar suas amizades e ambientes. É um bom sinal quando você está em um local onde tem força e maturidade para fazer diferença na vida das pessoas; um local em que você toca a vida das pessoas, sem “se sentir em casa” e sem se inserir, mostra sua influência positiva.

    Um ambiente em que você esconde sua fé, não consegue fazer diferença, te afasta de Deus, te leva a relativizar sua fé ou até mesmo te expõe a tentações e pecados, não é um ambiente adequado para você. Em vez de sermos contaminados pelo mundo, devemos ser agentes de transformação. Pergunta: Você tem sido sal e luz? Em quais ambientes você tem mais dificuldade de fazer a diferença?

CONCLUSÃO
Chegou a hora de fazer uma avaliação sincera de suas conexões:

  • Quais relacionamentos estão te aproximando de Deus ou te afastando d’Ele?
  • Quais amizades ou ambientes precisam de limites? Existe algum relacionamento que precisa ser cortado da sua vida?
  • Como você pode ser mais intencional em influenciar os ambientes onde está? Entenda também a importância de buscar amizades edificantes. Relacione-se com pessoas que fortalecem sua fé e o ajudam a crescer espiritualmente.

    Priorize aprofundar relacionamentos com o pessoal da sua célula e estreitar seus laços com a Igreja. Avance no seu compromisso com Deus e com a Igreja local! Isso vai ajudar muito você a estar cada dia mais firme e em condições de fazer a diferença na vida das pessoas.

Autor: https://central.online/wp-content/uploads/
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2025

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Era Tecnológica e Relacionamento Interpessoal

Era Tecnológica e Relacionamento Interpessoal

Texto Base: Lucas 18.18-23 Textos para consulta do líder: Mt 7.12; Ef 4.1-3; 1 Pe 3.8-12 INTRODUÇÃOVocê sabia que 80% de tudo que você faz, qualquer pessoa pode fazer; 15% alguém pode fazer em seu lugar, se receber treinamento para isso. Apenas 5% do que você faz...

Detox da Língua

Detox da Língua

Textos: Vários destacados abaixo INTRODUÇÃOA Palavra de Deus nos dá conselhos sábios sobre como devemos usar nossa língua e quais são as consequências da maneira como falamos. Peça para cada pessoa ler um dos Provérbios a seguir: Pv 10.19; Pv 12.18; Pv 13.3; Pv 15.1;...

Prosperidade à Luz da Bíblia

Prosperidade à Luz da Bíblia

Texto Base: Daniel 6.28 INTRODUÇÃONa sua opinião, o que é prosperidade à luz da Bíblia? Prosperidade é um tema que desperta o interesse de muitas pessoas, inclusive entre os cristãos. No entanto, é fundamental compreender o verdadeiro significado da prosperidade à luz...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *