Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

“Decidindo Mudar”

Lucas 15.1124

INTRODUÇÃO
Errar faz parte do processo de crescimento. Grande parte das pessoas não aprendem a fazer certo sem primeiro errar. Aquele que diz que nunca cometeu um erro é mentiroso (I João 1.10). O problema não é errar. O problema maior é o que fazemos depois que reconhecemos que erramos. Muitos decidem permanecer no erro; outros tentam arrumar desculpas para o erro, tentam justificar, mascarar; nem todos reconhecem, arrependem-se e mudam. O texto lido nos conta a história de um filho que tomou uma decisão errada, mas reconheceu o erro e procurou mudança. Esse texto nos ensina bem o que devemos fazer quando erramos.

Quando você erra:
1º) Admita o erro (v. 17) …então, caindo em si…
Admitir que errou é o primeiro passo para procurar o caminho certo. Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para reconhecer um erro? Orgulho, teimosia, medo de assumir o erro. Um exemplo: Zaqueu quando foi acusado de ser um pecador (ladrão), ele não deu desculpa para o seu erro, mas disse que estava disposto a devolver quatro vezes mais o valor extorquido (Lc 19.8)

2º) Decida mudar (v. 18) …eu me levantarei, e irei…
Você tem que decidir. Tem que escolher o que quer fazer. Só após a sua decisão, Deus começará a operar para te ajudar a mudar o que precisa ser mudado. PERGUNTA: alguém do grupo já teve a experiência de ser liberto de algo que o escravizava através de uma decisão radical (com a ajuda de Deus)? Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

3º) Humilhe-se quando for preciso (v. 19) …já não sou digno de ser chamado teu filho, tratame
como um dos teus trabalhadores…
Em Pv 15.33 diz que a humildade precede a honra, ou seja, a humildade abre a porta para recebermos tanto o favor de Deus, quanto o favor do homem. PERGUNTA: alguém do grupo já teve a experiência de, após passar por uma certa humilhação, receber uma grande benção? Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

4º) Tome uma atitude. Aja. (v. 2021) …então, levantando foi para seu pai…
Muitos reconhecem o erro, mas nunca fazem nada. Nunca tomam uma atitude para mudar e deixar o erro. Outros até começam a agir, começam a mudar, mas não perseveram, não permanecem. Se você decidiu mudar, tome uma atitude. Comece hoje, não espere amanhã. PERGUNTA: em sua opinião, o que fazer quando precisamos tomar uma atitude, mas estamos sem força? Resposta sugerida: peça ajuda a Deus; peça ajuda para uma pessoa de confiança; seja determinado; persevere.

CONCLUSÃO
Se você precisa abandonar o erro, aproximar-se de Deus, decida fazer isso já e aja. Se você sente que as coisas não estão boas e precisa acontecer uma mudança, não adie mais, decida e aja. Volte para Deus, procure a Ele.

Sugestão de Louvor: Muda Minha Vida – Alex e Alex

Fonte: www.comunidadealiancadeamor.com.br
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2014

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Princípio da Mordomia

Princípio da Mordomia

Texto Base: Gênesis 2.15 INTRODUÇÃO O segundo princípio que vamos conhecer é o da Mordomia. No estudo anterior, aprendemos sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que...

Princípios do Caráter

Princípios do Caráter

Texto Base: Filipenses 2.22 ARA/KJA INTRODUÇÃO Esta semana vamos aprender e saber a importância do caráter para nossas vidas PROPÓSITO Reconhecer quais pontos de nosso caráter ainda precisam da transformação do Senhor. DESENVOLVIMENTO 1) A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26)...

A Visão de Filhos

A Visão de Filhos

Texto Base: Números 13.25-33   INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Como Deus vê o seu coração? Por que uns experimentam bênçãos e outros não? Uma das evidências é a visão que cada um tem de si mesmo. No reino de Deus tudo depende da fé. Você é salvo e se torna filho de Deus pela...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *