Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Felicidade à Luz da Bíblia: O Choro

Texto Base: Mt 5.4
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

INTRODUÇÃO
O mundo gasta milhões e milhões em dinheiro para fazer com que as pessoas não chorem: filmes, programas de entretenimento, tudo é feito para esquecermos da miséria, problemas financeiros, doenças, relacionamentos rompidos etc., e do maior problema do ser humano, o pecado. Vivemos em um mundo que busca, por todos os meios, o prazer, e cujos objetivos básicos para uma vida realizada são: sucesso profissional e financeiro, felicidade, alegria e divertimento. Porém, a felicidade, do ponto de vista de Deus, tem como condição o choro. Isso não é uma contradição com o que o mundo prega?

O que Jesus quis dizer?  Ele quer dizer que bem-aventurados (felizes) são:

1º. Os que têm consciência de que o choro faz parte da vida humana (Ec 3.4 e Sl 126.6).
A Palavra de Deus nos ensina que vivemos em um mundo caído, marcado pelo pecado, por dores, doenças, problemas de relacionamento, financeiros, pelo sofrimento, etc.

2º – Os que aprenderam que a capacidade de chorar diante do pecado, das dores alheias e do sofrimento denotam uma qualidade espiritual, uma sensibilidade para consigo mesmo e para com os outros (empatia), mas jamais um prazer mórbido.
Denota sua sensibilidade ao pecado, à fraqueza humana. Ele chora porque tem consciência do seu pecado e do pecado no mundo. Veja Sl 51 e 32. Lembremos o choro de Pedro. Veja Rm 7.24. A incapacidade de chorar em vista dos seus pecados e da própria humanidade denota um coração duro, um coração de pedra (Ez 36.26).  Não é chorar pelo prazer de chorar, pois isso é doentio, mas chorar por ver o estrago que o pecado é capaz de fazer, se arrepender e se dispor a mudar de vida.
A Palavra de Deus nos exorta: “Chorai com os que choram” (Rm 12.15). Seja solidário.
Exemplo de Maria, Marta e Jesus. O próprio Senhor Jesus chorou (João 11.35).

3º – Os que choram e por isso experimentam consolo: “porque serão consolados”. O Espírito Santo é chamado de “Consolador” (Jo14.16-17). E Ele só pode consolar aqueles que reconhecem sua condição de pecadores, aqueles que choram por causa de seus pecados, de sua dor, e que se solidarizam com a dor do outro. As lágrimas podem vir à noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).

4º – Os que têm consciência de que um dia serão plenamente consolados. Ap 7.17 e 21.4.
“Ele lhes enxugará dos olhos todo lágrima”. Um dia toda lágrima será enxugada dos olhos daqueles que buscam o Consolo de Deus nesta vida.

CONCLUSÃO
Deus quer nos fazer pessoas sensíveis, quer tirar de nós o coração de pedra e nos dar um coração de carne, quer fazer de nós pessoas que quebrantam seu coração no altar de Deus, buscando em arrependimento perdão, transformação, e que chora com o próximo, sofre com ele.
Seja uma bênção. Chore na presença de Deus, chore com quem sofre e o Senhor Jesus te abençoará. Somente Ele pode nos dar a verdadeira felicidade.

Autor: Pr. Eduardo Garcia – CEO / Caxambu – MG – www.ministerioceo.com.br
Fonte: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LLOYD Jones, Martin. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 2010
KEMP, Jaime. A Verdadeira Felicidade. São Paulo: Sepal, 2000
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Orando e Recebendo Respostas

Orando e Recebendo Respostas

Texto Base: Lucas 18.1-8 INTRODUÇÃOEm sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?A parábola é uma forma poderosa de ensino, utilizando comparações e histórias curtas para transmitir verdades morais e espirituais. Na parábola que tomamos...

Onde estão os Ceifeiros

Onde estão os Ceifeiros

Texto Base: Lucas 14.16-27 INTRODUÇÃO Em sua opinião, o que é trabalhar para o Reino de Deus? A vida é feita de escolhas e todas as vezes que escolhemos algo, sem perceber, estamos abrindo mão de outras opções, pois não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Quando o...

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Texto Base: João 13.1-15 INTRODUÇÃOAmor e humildade, em sua opinião, temos essas marcas? Tudo o que Jesus fez como homem aqui na terra foi com propósito. No texto lido como base, Jesus não lavou os pés dos seus discípulos somente para ser gentil com eles, muito menos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *