Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Namorada, Noiva ou Esposa?

INTRODUÇÃO
Dia 12 de junho é o dia dos namorados e o Espírito Santo impulsionou-me a avaliar a diferença entre o tema acima. A Bíblia não fala muito sobre namorados, como fala sobre noivado (o noivo e a noiva) e casados (marido e mulher). Nós sabemos que namoro é, ou deveria ser, um período em que os jovens, ou melhor, um homem e uma mulher, procuram conhecer um ao outro para assumir um compromisso mais sério, o noivado, para finalmente assumirem o compromisso definitivo: o casamento!
Pegando esse gancho, quero desenvolver rapidamente nesta célula o entendimento espiritual da Bíblia sobre os 03 tópicos:

1- Namorada
De acordo com o professor e Dr. Silveira Bueno no seu dicionário é: meiga; amorosa; apaixonada ou solicitada; requestada (pretendida para o amor). Realmente os namorados agem assim enquanto namoram, mas depois que se casam praticam o contrário. Costumo dizer que nós, pastores, temos duas lutas: ficar tentando separar o casal de namorados para não pegar fogo antes da hora (I Co 7.9) e depois de casados ficar tentando ajuntar o casal para não se separarem (Mt 19.6)! Os 02 únicos versículos na Bíblia (ARC) que falam de namorados, estão se referindo a uma profecia do Profeta Jeremias contra a casa Real de Judá (Jr 22.20-22) por não estarem agindo bem ou corretamente. Cuidado com o seu namoro! Cuidado com os limites (Pv 22.28; I Co 3.16; 6.19)!

2- Noiva
O Dr. Silveira Bueno define assim: mulher que está para casar ou que está com o casamento ajustado (combinado). A Bíblia diz que Maria estava desposada com José (Mt 1.18) e, antes de se ajuntarem (noivos, prometida a ele), achou-se ter concebido do Espírito Santo. Jesus fala, na parábola das dez virgens, que cinco eram prudentes e esperavam o esposo, subentendido aqui cinco noivas prudentes esperando o noivo no casamento, isto é, o esposo. Em Is 61.10 fala da alegria da Salvação como um noivo adornado e uma noiva enfeitada com joias. Veja também Is 62.5, a alegria do noivo e da noiva. Jesus, o noivo por excelência, virá em breve buscar a sua Igreja, a noiva querida, sem mácula nem ruga, mas santa e irrepreensível. (Ef 5.27).

3- Esposa
Continua o Dr. Silveira Bueno a dizer que esposa é o cônjuge (feminino); mulher casada (unida em casamento ); consorte (companheira na mesma sorte). A Bíblia está repleta de textos ou versículos falando a respeito da mulher casada ou esposa. O capítulo 07 de I Co que fala de casamento é campeão no assunto. Veja a orientação do versículo 34 para a esposa cuidar bem do marido, dos filhos e da casa. Irmãos, tem casa que não parece ter esposa! É a maior bagunça, tudo desorganizado, tudo empoeirado… E as teias de aranha? Parecem até fios de ligações da Cemig ou da Ligth! Cuide da sua casa irmã!!! Cuide do seu marido e cuide dos seus filhos! Não adianta dizer: não repare, não!
Na volta de Cristo, a Igreja é a esposa e Cristo o esposo, conforme a parábola das dez virgens, pois haverá no Céu as Bodas do Cordeiro! (Ap 19.7).

CONCLUSÃO
Parafraseando o assunto comentado, você hoje é a namorada que está só estudando o caso ou analisando, porque desconfia de Cristo; é a noiva fiel ao seu noivo que está só aguardando o toque nupcial, está com azeite nas lamparinas (santidade) ou já está desposada com Cristo só esperando o esposo lhe dizer: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34)?
Deixe de ser namorada e seja noiva apaixonada por Cristo, com desejo de ser Esposa em definitivo! Aleluia!!!

Autor: Pr. Donizétti Fernandes Maciel – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

Idolatria do Coração – parte 2

Idolatria do Coração – parte 2

Texto Base: Efésios 5.5; Filipenses 3.19 INTRODUÇÃOSerá que quando pensamos em idolatria imaginamos somente ídolos de madeira, metal entre outras coisas que nossos olhos físicos podem ver? Você já parou para pensar que existem outros ídolos que são ocultos aos nossos...

Idolatria do Coração

Idolatria do Coração

Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33 INTRODUÇÃOOs israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado. Igualmente, hoje, nós perdemos o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *