Texto Base: Mateus 20.1-16
INTRODUÇÃO
A história contada por Jesus nesses versos tem como finalidade nos mostrar que a recompensa de Deus não depende apenas do que a pessoa faz, mas do fato de que Deus é bom. Esta parábola fala de um pai de família que sai em busca de trabalhadores para a sua vinha. Ele convida esses trabalhadores a vir para a sua vinha, prometendo-lhes dar o que for justo.
A vinha é um “símbolo de um campo de trabalho espiritual. Esta vinha ilustra o seu reino”. Note que Jesus usa, nesta passagem como em outras, uma linguagem simples para nos revelar que Ele tem serviço para todos nós em sua vinha. Estamos vivendo em um tempo em que o Senhor da seara chama o seu povo para servir. Há muito serviço a ser feito, pois Jesus breve virá para buscar a sua Igreja. No entanto, a resposta a esse chamado tem sido prejudicada pelo comodismo.
Disse Jesus: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36; Pv 6.9,11). No fim do dia, o dono da vinha chama seus trabalhadores, começando pelos últimos, e acerta seus salários. Os trabalhadores ficam surpresos com o fato de que todos recebem o mesmo salário, sem distinção entre aqueles que trabalharam mais ou menos.
PROPÓSITO
Identificar se estamos atendendo ao chamado de Deus para o serviço.
DESENVOLVIMENTO
1) Ele é o Deus que chama (Jo 15.16) – Isto nos mostra que, em todas as épocas, Deus tem chamado o seu povo para o serviço em seu reino e não será diferente hoje. Condições para isso todos nós temos, diz At 1.8. O Deus que chamou é o mesmo que chama. Ele chamou Noé, Abraão, José do Egito, Josué e outros, assim chama cada um de nós. Hino:
“O Senhor da ceifa está chamando: ‘Quem quer ir por Mim a procurar almas que no mundo, vão chorando; sem da salvação participar?’ Fala Deus! Fala Deus! Toca-me com brasa do altar; fala Deus! Fala Deus! Sim, alegre, atendo ao Teu mandar.”
2) Ele é o Deus da provisão – Nesta parábola, vemos que Ele faz a provisão dos trabalhadores e da vinha onde eles possam atuar. Ele é o Deus da provisão! A provisão de Deus está presente em todas as páginas da Bíblia. Deus tem feito provisão para a nossa Igreja.
3) Ele é o Deus da recompensa – Quando servimos a Deus em obediência e fidelidade, seremos recompensados. Isso é o que aprendemos na parábola dos talentos. O Senhor diz aos servos fiéis: “Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei.” Leia Hb 10.35.
4) Ele é o Deus que não faz acepção de pessoas – Na hora de pagar os trabalhadores, o dono da vinha resolve dar o mesmo salário para todos, independentemente de quem trabalhou mais ou menos. Ao contar esta parábola, Jesus nos mostra que a recompensa de Deus não depende apenas do que a pessoa faz, mas do fato de que Deus é bom e, em sua graça, salva e resgata o homem, não pelo que ele faz, mas por causa de seu misericordioso amor.
5) E por fim, Ele é o Deus soberano – Ele é o dono da vinha, dos trabalhadores e dos recursos. Ele declara aos trabalhadores no verso 15: “Não tenho o direito de fazer o que quiser com o que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” “Lançamos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.” (I Pe 5.7)
Aplicação Prática: Vivamos para o chamado do Senhor!
CONCLUSÃO
Que Deus nos abençoe, e que nunca esqueçamos que o Deus que chama, que faz a provisão, que dá a recompensa, que não faz acepção de pessoas e que é soberano, está morando dentro de nossos corações. Compartilhe o que Deus falou ao seu coração através desta mensagem.
Fonte: Igreja Batista Nacional Plenitude
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Setembro de 2024
0 comentários