Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Um Coração Restaurado

I SAMUEL 30.1-6

INTRODUÇÃO – PENSE NISTO ANTES DE DESANIMAR
Antes de você desanimar porque fracassou em alguma coisa, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo. Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando, ao fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu as informações de que não sabia atuar. Era careca, dizia o relatório, e ainda dançava pouco.
O professor de Enrico Caruso dizia que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.
Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa? Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou. Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se permitindo desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados. Portanto, se você está a ponto de desanimar, pare um pouco e pense. Pense nisso e tente outra vez. E outra mais. Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas. Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito. Faça como Davi e resgate o que é seu!
Os eventos acontecidos com o Rei Davi: o saque, incêndio e sequestro de todas as pessoas da cidade de Ziclague, onde Davi e os seus moravam durante o período em que fugia de Saul. Foram os amalequitas, os “bárbaros” daquela época, que levaram cativos as esposas e os filhos de Davi, bem como as famílias de todos os homens de Davi. Tinham o costume de saquear e queimar as cidades, além de sequestrar as mulheres e crianças que ali estavam.

I – O objetivo do maligno é furtar a nossa esperança, nosso entusiasmo (do grego: estar possuído por Deus), para atingir nosso CORAÇÃO.  Mas quando ele não consegue furtar a sua esperança e entusiasmo ele é derrotado.
II – A importância do choro. As pessoas estavam chorando, e Davi também fez o mesmo. Ninguém reage à dor com alegria, mas o choro pode trazer alívio para alma.
III – Mesmo que o maligno tenha ferido você, há uma forma de se recuperar! Nada pode afetar o seu relacionamento com Deus. Resista ao desanimo e às críticas, pois há pessoas dispostas a lutar do seu lado.
IV – A situação se reverterá exatamente no momento em que você se quebrantar. Davi e seus homens viram a situação se reverter no momento em que eles decidiram não aceitar uma Ziclague invadida. Porque nesse momento, eles pararam de chorar e começaram a lutar.
V – Depois do sofrimento vem a ascensão. Nada se recebe sem pagar um preço. Ziclague representa um tempo de muita luta. Deus aproveitou para ensinar a Davi algo importante, a se reanimar no Senhor. Davi descobriu o segredo de perseverar até Deus intervir! Nessa situação, Davi aprendeu a se isolar por um tempo e ficar a sós com Deus. Podemos e devemos fazer o mesmo.

SUGESTÕES DE PERGUNTAS
Os amalequitas invadiram Ziclague e a queimaram, levando a família de Davi cativa. Semelhante a isso, o que o inimigo quer fazer com nossas famílias hoje?
A situação se reverteu no momento em que Davi se quebrantou e consultou ao Senhor (I Sm 30.8). Que lição esse gesto nos ensina para os dias atuais?
O pastor disse que mesmo que o maligno tenha nos ferido, de alguma maneira, há uma forma de se recuperar! Por que podemos contar com a vitória e a recuperação?
1- Porque nada pode afetar o nosso relacionamento com Deus;
2- Porque a vitória vem quando resistimos ao desânimo e às críticas;
3- Porque Deus coloca escudeiros fiéis para lutar ao nosso lado: e nós recuperaremos tudo;
4- Porque Deus não mudou, e vai nos levar a vitória, pelo relacionamento com Ele e pela ousadia.
5- Mesmo em meio à angustia ao desespero, e meio à possibilidade de motim por parte de seus homens, Davi se reanimou no Senhor (v. 6). Que lições podemos tirar desta atitude da parte da Davi? Respostas variadas e pessoais.

Fonte: www.igrejadapaz.com.br
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2014

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *