Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Login

Texto Base: Gênesis 32:22-31

INTRODUÇÃO
Existem momentos na vida em que somos levados ao nosso “Vale de Jaboque” — lugares de confronto, solidão e crise. Mas é justamente nesses momentos que Deus se revela de forma pessoal.

Assim como Jacó, muitos só descobrem sua verdadeira identidade depois de um encontro real com o Senhor. Esse tipo de encontro muda tudo, transforma a identidade, cura feridas e muda destinos!

PROPÓSITO
Levar os participantes a compreenderem que um verdadeiro encontro com Deus traz transformação, cura emocional, nova identidade e propósito renovado.

DESENVOLVIMENTO
1) JACÓ FICOU SOZINHO (Gn 32.24)
Deus nos encontra no lugar da rendição. "Jacó ficou sozinho..." Deus muitas vezes nos espera no lugar da solidão, onde nada mais pode nos distrair. Às vezes precisamos ser esvaziados de tudo para sermos cheios de Deus.

2) O CONFRONTO (Gn 32.27)
Deus não ignora nosso passado, Ele o transforma. "Qual é o seu nome?" Deus sabia quem Jacó era, mas queria que ele confessasse sua identidade: "enganador, usurpador". Um encontro com Deus nos confronta com quem somos de verdade.

3) A MUDANÇA DE NOME (Gn 32.28)
Deus nos dá uma nova identidade. "Seu nome não será mais Jacó, mas Israel..." Deus não apenas perdoa, Ele redefine quem somos. Jacó, de enganador, passa a ser "Israel" — príncipe com Deus.

4) A MARCA DA MUDANÇA (Gn 32.31)
Ferido, mas transformado. "...manquejava por causa da coxa." Todo encontro real com Deus deixa marcas. Às vezes não saímos com a mesma força, mas com um novo caráter. A ferida de Jacó se tornou símbolo de seu encontro e de sua dependência de Deus.

APLICAÇÃO PRÁTICA
Já tive um encontro verdadeiro com Deus ou apenas uma experiência religiosa? Existe alguma “máscara” que ainda preciso tirar diante do Senhor? Estou disposto(a) a deixar Deus mudar meu nome, minha história e meu futuro?

CONCLUSÃO
Jacó entrou no Vale de Jaboque como um homem cheio de medo, culpa e artimanhas. Saiu de lá mancando, mas com um novo nome, nova identidade e pronto para viver o plano de Deus.

Assim também é conosco. Quando temos um encontro verdadeiro com Deus, nada permanece igual. Ele nos transforma de dentro para fora e nos dá um novo destino. "Não fuja do confronto com Deus. Ele não quer te expor, mas te curar!"

Convite Especial: Viva Seu Encontro com Deus!

Se esse estudo falou ao seu coração, e você ainda não teve um Encontro com Deus, queremos te fazer um convite que pode mudar a sua vida para sempre.

🗓️ Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, teremos um tempo separado, intenso e transformador: O Encontro com Deus – dias marcados pelo amor, cura, restauração e um novo começo. Assim como Jacó teve um encontro no Vale de Jaboque e nunca mais foi o mesmo, você também pode viver algo novo com Deus!

Ele quer transformar sua história, restaurar sua identidade e revelar o propósito dEle para a sua vida. Não perca essa oportunidade. Deus está te chamando! Fale com o líder da célula e garanta sua vaga.

Fonte: www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical:
Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral:
Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2025