Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Lava Jato – Verdade

Texto base: João 17.17

INTRODUÇÃO
Verdade, segundo dicionários, é um substantivo feminino que significa estar de acordo com os fatos ou a realidade. É aquilo que está intimamente ligado a tudo o que é sincero, ou ausência de mentira. Estranhamente vivemos num mundo de mentiras. Nunca se mentiu tanto, nunca se escondeu tanto a verdade sobre política, negócios, a realidade, nós mesmos, sobre as pessoas.

DESENVOLVIMENTO
1. De onde provém a verdade?
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1.1,14)

Jesus orou ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

Mais do que verdadeira, a Palavra de Deus é a própria verdade, é o Verbo, o próprio Jesus, que se fez homem. Só podemos chamar qualquer fato ou declaração de verdade ou verdadeiro se estiver de acordo com o padrão definitivo que é a Palavra de Deus.
A verdade provém de Deus e é um atributo do seu caráter. Por isso a Bíblia declara que é “impossível que Deus minta” (Hb 6.18).
A verdade é inerente a Ele que também é verdadeiro no trato conosco: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir”? (Nm 23.19)
O verbo, a verdade, se encarnou para dar este testemunho. A resposta à pergunta de Pilatos “Que é a
verdade?” (Jo 18.37), seria: a verdade é o que Deus diz, a verdade é Jesus.

2. De onde provém a mentira:
Jesus foi claro quando falou da procedência da mentira:
“Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44).
Nunca houve verdade no diabo e toda mentira é inerente a ele, faz parte do seu caráter, é gerada por ele que é o pai da mentira e caracteriza seus filhos.

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho” (1 Jo 2.22).
Negar que Jesus é o Cristo é incredulidade, procede do diabo e é praticar a mentira.

3. Razões para sermos verdadeiros e falarmos a verdade.
a) Porque este é o desejo de Deus
“Sei que amas a verdade no íntimo; e no oculto me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.6).
A verdade deve ser intencional e completa, não meia-verdade. Deus deseja essa verdade de coração, porque a verdade procede dEle.
b) Porque somos gerados pela Palavra da Verdade:
“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (1 Pe 1.23,25).
A mentira não pode fazer parte da vida do cristão verdadeiro, porque a semente da qual foi gerado outra vez por Deus é a palavra da verdade, logo seu fruto tem que ser a verdade.
c) Porque nos despimos do velho homem:
“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Cl 3.9,10).
A nova vida em Cristo, que começou na regeneração pela palavra da verdade, não comporta a prática da mentira que fazia parte do velho homem que morreu na cruz com Jesus. O novo homem, criado em Cristo, cada vez mais vai se transformando na imagem do seu criador que é a Verdade.
d) Porque somos um só corpo
“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Ef 4.25).
A mentira quebra a confiança e a comunhão no corpo de Cristo. É como um torniquete que impede a circulação do sangue e leva o membro a destruição. Ao contrário, a graça deve fluir pela verdade e transmitir vida a cada membro desse corpo.
e) Porque Deus detesta a mentira
“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira” (Ap 22.15).
A mentira é pecado da mesma forma que a feitiçaria, a imoralidade sexual, o assassinato e a idolatria. Deus não permitirá que aqueles que vivem nessas práticas entrem e contaminem a nova Jerusalém que Ele preparou para seus santos.

CONCLUSÃO
Como fruto de nosso novo nascimento em Cristo, da nossa identificação com Aquele que é a verdade e como membros de um corpo vivo, devemos praticar e falar a verdade uns com os outros. Que Deus nos dê a Sua graça!

Perguntas:
1. Você conhece alguém que pratica a mentira?
2. Você confia nEle?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www. ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *