Texto Base: 2 Timóteo 3.1-5
INTRODUÇÃO
Praticamente todo o Brasil tem acompanhado as notícias e o desenrolar da Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos. Com o início em um posto de gasolina, de onde surgiu o seu nome, a Operação Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 e, mesmo ainda longe da sua conclusão, já se revela um dos maiores casos de corrupção, pagamento de propinas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilhas e desvio de dinheiro público que se tem notícia no mundo.
Pergunta: O que você poderia comentar sobre a Operação Lava Jato, da Polícia Federal?
Infelizmente, esse não é um caso isolado. Praticamente todos os dias somos bombardeados por notícias de corrupção, desonestidade, mentiras, roubos, golpes e toda sorte de manifestação, de falta de caráter e de honestidade.
Não há quem não esteja alarmado. Até pessoas que não costumam se importar tanto com a palavra caráter já estão lamentando a debandada da moralidade em nossa sociedade. Tornou-se “normal” saber de governantes eleitos aceitando suborno, empresários exigindo compensações, mentiras em vários níveis de relacionamento, investidores explorando informações privilegiadas que geram fortunas não declaradas. Também multiplicam-se os casos de maridos que espancam a esposa, de crianças abusadas por quem teria que protegê-las, de adolescentes com excessiva promiscuidade, de clínicas de aborto lotadas e de doenças sexualmente transmissíveis.
A crise que vivemos é uma crise de integridade. A maior necessidade de nosso mundo hoje é de pessoas com caráter. Se todos os mais de sete bilhões de habitantes tivessem firmeza de caráter, não haveria guerras, fome, esfacelamento das famílias, crimes ou pobreza.
Esta nova série de estudos é para aqueles que admiram a firmeza de caráter e reconhecem sua urgente necessidade. É também para aqueles que, tendo já entregue sua vida a Cristo, anseiam por mudanças reais em sua vida e por transformações profundas e duradouras no comportamento, na maneira de se relacionar com as pessoas e com o dinheiro.
DESENVOLVIMENTO
Ao escolhermos este título, Lava Jato, estamos propondo uma profunda reflexão sobre caráter e comportamento. Nós os cristãos, nascidos de novo, que recebemos uma nova natureza (2 Co 5.17) e que somos conhecidos como discípulos ou seguidores de Jesus, somos chamados para sermos diferentes e fazermos a diferença. Fomos inclusive chamados por Jesus de sal da terra e luz do mundo, com um papel crucial de preservação e indicação de caminho de vida para a sociedade. A igreja é a esperança de mudança e transformação do mundo, mas e se até os filhos de Deus negociarem sua integridade e seus valores, o que será da sociedade? Queremos propor nesta série de estudos um lava jato em nossa própria vida. Que investiguemos nossa coerência e nosso testemunho em todas as áreas de nossa vida.
Leitura bíblica:
“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes”. (2 Tm 3.1-5)
“Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” (Fp 2.14,15)
Façam uma breve interpretação das passagens bíblicas citadas. Com base no que leram, discutam as seguintes questões:
1. A corrupção, a falta de caráter e o enfraquecimento moral são um privilégio exclusivo do Brasil ou é um fenômeno mundial?
2. Há países ou regiões onde se percebe uma maior reserva moral?
3. Em sua opinião, qual seria a causa principal deste estado de coisas no nosso país? Quais as suas origens?
4. Como consertar este tipo de cultura ou comportamento tão massificado?
5. A pergunta crucial: você tem mantido a sua integridade em todos os lugares e em todas as situações? Você se vê como corrupto em algum nível? Explique.
6. Você acha que se estivesse no lugar ou na posição de algum destes envolvidos nestes escândalo, agiria de maneira diferente?
7. Faz sentido alguém dizer-se cristão e não agir com integridade?
8. Você pode dizer que sua conversão já mudou seus valores e seu caráter? Está mudando mais a cada dia? Você poderia dar um testemunho de uma mudança concreta na direção da integridade?
9. O que podemos fazer para mudar este cenário moral? Qual seria o papel da igreja? Qual seria o seu papel pessoal?
CONCLUSÃO
A partir da próxima semana, iniciaremos a nossa operação Lava Jato, abordando os seguintes temas: pureza, honestidade, verdade e amor. Não perca, vai ser muito edificante e transformador.
Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Junho de 2018
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários