Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Lava Jato – Pureza

Texto base: 1 Timóteo 4.12

INTRODUÇÃO  
O significado de pureza é algo bem estabelecido para nós. Seu conceito está associado a algo que não está misturado e nem contaminado, também algo que não está turvo ou sujo, pelo contrário, está limpo. Alguma coisa está pura quando ela não está adulterada e nem corrompida.
O conceito de pureza está muito presente no nosso dia a dia. Nós queremos respirar ar puro, beber água pura. Estamos dispostos a pagar mais por um alimento que esteja livre de conservantes e produtos químicos; não desejamos alimentos contaminados. Também não compramos produtos adulterados ou mesmo aqueles cujas caixas estejam abertas.
Paulo exortou a Timóteo a ser exemplo na pureza.
“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”. (1 Tm 4.12)
A palavra pureza no original (hagneia) tem o sentido de castidade, inocência, pureza de vida.

DESENVOLVIMENTO 
Se no mundo natural nós todos queremos pureza, o mesmo acontece quando consideramos o mundo espiritual. Nesse estudo, encontraremos o que a bíblia diz a respeito da pureza: como Deus nos chamou para andar em pureza; que a pureza é algo que Deus requer de nós, algo que faz parte da vida daquele que se entregou a Jesus; e que sem ela não veremos a Deus. A pureza, certamente, fará muito bem a todos nós.

1) Deus é puro e nos chama à pureza
Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal, não podes tolerar a maldade… (Hc 1.13)
Uma das características mais marcantes de Deus descrita na Bíblia é Sua santidade. O principal significado da santidade de Deus é a sua separação de todas as coisas, sua separação como criador. Está ligada ao fato de Deus ser único, de não haver outro igual a Ele. Ele é o alto, o sublime e tem o nome grande e tremendo.
Além disso, quando a Bíblia declara a santidade de Deus, ela fala de sua separação de todo mal e poluição moral que contaminam a criação. Por isso, o profeta Habacuque declarou que os olhos de Deus são tão puros que não podem ver o mal. A pureza de Deus é o que chamamos de pureza primitiva.
Se Deus é santo, e consequentemente puro, a conclusão lógica é que a pureza deve caracterizar seu povo. Por essa razão, o apóstolo Pedro nos chama à santidade, mencionando o texto de (1 Pe 1.14-16): “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Pergunta: Você tem convicção da santidade e da pureza de Deus?

2) Deus nos chama a uma pureza verdadeira
“Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro”. (Mt 15.17-20)
Jesus foi questionado por alguns religiosos porque seus discípulos não lavavam as mãos antes de comer, o que era feito segundo uma tradição e trazia uma ideia de purificação. O mestre condenou a hipocrisia dos fariseus que mantinham uma santidade exterior, mas eram impuros por dentro. Depois, explicou aos seus discípulos que aquilo que contamina o homem não é o que entra pela boca e sim o que sai. Pois o que sai da boca vem do coração e são essas coisas que tornam o homem impuro.
Temos que ter cuidado. Podemos manifestar uma falsa pureza, cheia de aparências, como os religiosos daquela época faziam. Não é essa “pureza” que Deus nos chama a vivenciar.

Pergunta: A sua maneira de expressar pureza não é falsa? É somente uma questão de aparência?

3) Deus nos chama à pureza moral
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Co 6.9-10)
“Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo”. (1 Co 6.18)
A Bíblia nos adverte que os que assim procedem não herdarão o reino de Deus. Também nos exorta a fugir de toda impureza. O apóstolo Paulo, quando falou sobre esse assunto aos tessalonicenses, afirmou que a vontade de Deus é a nossa santificação; que devemos nos abster da prostituição, não andando com desejo de lascívia, que é comum entre os gentios (1 Ts 4.3-5)

Pergunta: Você pode afirmar que tem fugido da impureza?

4) Deus nos chama à pureza de pensamentos
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. (Fp 4:8)
Precisamos pensar naquilo que pensamos. Paulo exortou a igreja de Filipos a cuidar dos pensamentos, daquilo que entra na mente. O que deve ocupar os nossos pensamentos? A resposta é: tudo que for correto, puro, louvável, etc.
Todo o nosso sistema de valores precisa ser transformado, e esta transformação acontece na mente. As nossas ações são fruto do nosso pensamento. Paulo declarou: “… entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos …” (Ef 2.3). Nós somos produtos do que pensamos, por isso a nossa mente precisa ser purificada.

Pergunta: Você pensa no que você pensa? Há impureza?

5) Deus nos chama à pureza de coração
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mt 5.8)
A Bíblia afirma que do coração procedem as fontes da vida (Pv 4.23) e que dele procedem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias (Mt 15.19). Entretanto, Jesus afirmou que um coração pode ser purificado.
O que caracteriza um coração puro? Deus, quando escolheu a Davi, afirmou: “Encontrei Davi …
homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (At 13.22). Ter um coração puro é ter um coração como o de Deus, é ter um coração que faz a vontade dEle. Um coração puro serve a Deus em obediência, com a motivação correta, integridade, evitando toda aparência do mal, sem flertes com o pecado.

Pergunta: Como está o seu coração?

CONCLUSÃO
“Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu santo lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos”. (Sl 24.3,4)
O nosso maior anelo não é andar com o Senhor, estar na Sua presença, ter comunhão com Ele? É claro que a resposta é sim. Ele é o amado de nossas almas. A Bíblia afirma que, para vermos o Senhor e estarmos no santo lugar, precisamos andar em pureza. Sem santidade, ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

O Milagre do Amor

Texto Base: I João 4.16-19 INTRODUÇÃOO amor não é complicado como muitos pensam, mas sim mal interpretado e mal vivido. O verdadeiro amor envolve trabalho, entrega, renúncia e sacrifício. Quem é aperfeiçoado no amor não teme nenhuma destas coisas e não se permite ser...

Alivie seu fardo em Jesus

Texto Base: Mateus 11.28 INTRODUÇÃO“Bom, para mim não tem mais jeito! Estou fadado a viver com esse problema, enfermidade, infelicidade, incapacidade, enfim... Nunca vou superar meus obstáculos! Eu já tentei de tudo.” Bem, é assim que acreditamos e vivemos o tempo...

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *