Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH)
INTRODUÇÃO
Para um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que muitos pensam, as leis promovem a segurança e o bem-estar do homem. Não podemos desobedecê-las, sob risco de punição e outras consequências.
PROPÓSITO
Desenvolver a virtude cristã da obediência aos mandamentos de Deus e às autoridades constituídas.
DESENVOLVIMENTO
1) LEIS DA FÍSICA, LEIS ORGANIZACIONAIS E LEIS CIVIS DEVEM SER OBEDECIDAS
Quando lemos Mateus 4.5-7, vemos que o diabo queria que Jesus pulasse do pico do templo para que se cumprisse a promessa divina de livramento com o auxílio de anjos (Sl 91.11). Tentação vencida com o argumento de não colocar Deus à prova.
Não podemos tentar a Deus, desafiando as leis que foram estabelecidas por Ele ou por alguma autoridade constituída (leis de trânsito, leis de segurança no trabalho, leis de direitos humanos, estatutos e regimentos que regulam instituições etc.).
O desobediente expõe-se à perigos, ao julgamento das autoridades competentes e à devida penalização das infrações cometidas (Gn 9.6; Rm 13.4). Não há oração para cancelar a consequência da desobediência! (Gl 6.7).
Jesus Cristo, ao vencer a tentação do diabo (Mt 4.7), ao declarar que veio para cumprir toda a Lei (Mt 5.17-20), ao ensinar que devemos dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César (Mt 22.21), ao incentivar Pedro a pagar o imposto que lhe fora cobrado (Mt 17.24-27), quer que entendamos que as leis não devem ser ignoradas, mas obedecidas. Também, o Ap. Paulo, na sua carta aos Romanos, conscientiza o cristão quanto à obediência às leis e aos governantes (Rm 13.1-7).
2) AS LEIS ESPIRITUAIS CUMPRIDAS PROMOVEM VIDA
Se a desobediência a uma lei natural incorre em severa consequência, quanto mais rigorosa é a punição para quem desobedecer a uma lei espiritual (Dt 28.15). A Palavra de Deus com seus mandamentos, suas ordenanças e seus preceitos revela o padrão moral, a vontade divina e o estilo de vida que devemos viver.
Pode parecer impossível cumpri-la, mas quando entregamos nossa vida a Cristo recebemos o Espírito Santo que nos capacita a cumprir toda vontade de Deus (Ez 36.25-27). E a consequência é vida abundante.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Vamos examinar o nosso coração sob a luz dos mandamentos de Deus. Quais princípios e leis têm sido desobedecidos? Vamos nos arrepender! Com a ajuda do Espírito Santo vamos obedecê-los.
CONCLUSÃO
A obediência à Palavra de Deus é a condição para que muitas bênçãos venham sobre nós (Dt 28.1-14; 30.19,20).
Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2024
0 comentários