Texto Base: Atos 3.25-26; Gênesis 1.27-28; 2.24
INTRODUÇÃO
Deus, por meio de Jesus Cristo, se propõe a abençoar todas as famílias da terra, dando cumprimento à antiga promessa feita a Abraão.
PROPÓSITO
Conhecer bem a ordem de Deus para a família, para poder vivê-la e ensiná-la a outros.
DESENVOLVIMENTO
1– O QUE É A FAMÍLIA?
A família, criação de Deus, é a primeira comunidade da raça humana e é formada pela união de um homem com uma mulher. A família antecede a qualquer outra instituição; vem antes que o povo ou a nação. Os séculos têm passado, porém os homens continuam se unindo em famílias, por isso dizemos que a família é o núcleo básico da sociedade. Deus é o criador da família e, como tal, o único que tem autoridade e direito para dizer o que é a família, para que existe e como deve funcionar. A família só pode viver e desenvolver-se normalmente se contar com a presença e a bênção de Deus (Sl 127.1).
2– A SITUAÇÃO ATUAL DAS FAMÍLIAS
A crise que vive nossa geração focaliza-se principalmente nos lares. Assim como o primeiro pecado foi cometido dentro da família (Gn 3.6), também em nossos dias a maioria dos pecados são cometidos no seio familiar e vão contra a família. Nos lares são vividas tensões, contendas, discussões, iras, gritos, ofensas, ressentimentos, amarguras e até separações e divórcios. A família é campo dos ataques de Satanás e ele objetiva destruí-la. A deterioração dos valores tradicionais, o incremento dos conflitos familiares, o número crescente de separações e divórcios são de proporções alarmantes. A deterioração da família se dá ao fato de que a ordem de Deus tem sido ignorada, abandonada e substituída por critérios humanos.
Aplicação Prática: A igreja tem algo para oferecer às famílias de nossa sociedade para salvá-las? Há solução em Jesus Cristo para a crise da família?
3– RECURSOS À NOSSA DISPOSIÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA FAMÍLIA
A palavrava de Deus: Somos muito afortunados! Deus, por Sua Palavra, nos instrui sobre todos os aspectos da vida familiar, seus ensinos são claros, simples, preciosos e perfeitos (Sl 19.7-9). E são pra todas as famílias da terra, de todos os tempos. O poder transformador do Espírito Santo: Por meio do Espírito Santo temos em nós a força de Deus para mudar, melhorar e superar até chegarmos a ser famílias sãs e santas para a glória de Deus. A valiosa ajuda da comunidade cristã: Na igreja sempre encontraremos pastores e irmãos mais crescidos a quem podemos recorrer em busca de sabedoria, conselho e orientação. Além disso, haverá famílias bem estruturadas que serão para nós exemplos e modelos valiosos, dos quais devemos aprender e imitar.
4– NOSSO COMPROMISSO DE FÉ
Cremos de todo coração que Deus nos aperfeiçoará até chegarmos a ser um povo que o agrade: um povo formado por famílias sólidas e estáveis, solteiros que mantenham sua castidade, casados que vivam em harmonia e fidelidade, filhos respeitosos, esposas submissas, maridos amorosos e responsáveis. Um povo que saiba trabalhar, estudar, prosperar, casar-se, comer, descansar, criar filhos, honrar seus superiores, divertir-se, cumpridores de suas palavras e de seus deveres, onde haja amor, ordem e paz.
Aplicação Prática: Faça uma lista das maneiras que você acredita que Deus quer usar para abençoar as famílias da terra. Ao pensar na situação atual da família, ocorre a você alguma outra razão para estudar a Bíblia sobre a família?
CONCLUSÃO
A sociedade se encontra abalada, pois a base que é a família está estremecida. Nós cristãos podemos reverter esse quadro submetendo nossas famílias ao verdadeiro propósito e ensinamento de Deus.
Fonte: Igreja Batista Getsêmani – Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pba. Flávia Lopes Maciel Ribeiro – Secretaria MCEO
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Maio de 2020
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários