Quem é Sua Família? – Ministério CEO

Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Quem é Sua Família?

Texto Base: Mc 10.7-9

INTRODUÇÃO
Dietrich Bonhoeffer escreveu de uma prisão nazista para uma sobrinha que iria casar-se: “O casamento é mais do que o amor que vocês têm um para com o outro. Tem uma dignidade e poder mais altos, pois é a santa ordenança de Deus por meio da qual Ele deseja perpetuar a raça humana até o fim dos tempos. Em Seu amor vocês veem somente a si mesmos no mundo, porém no casamento são um canal na cadeia das gerações, que Deus faz vir e passar a Sua glória, e chama ao Seu reino. Em seu amor vocês veem o céu de sua felicidade, porém no casamento vocês estão colocados em um posto de responsabilidade para com o mundo e a humanidade. Seu amor é sua posição particular, mas o casamento é mais que algo pessoal, é um estado, é um ofício”.

PROPÓSITO
Conhecer a importância da família como fundamento na vida de uma pessoa.

DESENVOLVIMENTO
1– A FAMÍLIA É O FUNDAMENTO DA ESTRUTURA SOCIAL
Por meio da família, a sociedade se estrutura de um modo harmônico, coerente, dinâmico e natural. O que seria da sociedade se não existisse a família? Deus criou a família para alcançar o desenvolvimento e o bom andamento da sociedade humana.
2– A FAMÍLIA OUTORGA IDENTIDADE, RAÍZES, PROTEÇÃO E COBERTURA
Todas as pessoas têm a necessidade de pertencimento. Não significa ser dono de alguém, mas de ser importante para alguém. Assim é a criança com os pais, o adolescente com seu grupo, o cônjuge com seu cônjuge, e assim por diante. Quando o ser humano não se sente parte de outro, ele se torna inseguro, sem rumo. Na família temos uma identidade, um nome, um significado. Temos proteção e cobertura em momentos difíceis, como enfermidade, desemprego, solidão, etc… (Sl 68.5-6)
Aplicação Prática: em que momento difícil de sua vida você recebeu total apoio de sua família (enfermidade, provação, necessidade)?
3– A FAMÍLIA É O LUGAR ONDE SE EXPRESSA E DESENVOLVE A PLENITUDE DA CAPACIDADE AFETIVA, PSÍQUICA, FÍSICA E ESPIRITUAL DO HOMEM E DA MULHER (Sl 128.1-6)
Quantas coisas aprendemos, desde pequeninos, como não bater no irmãozinho ou coleguinha, não fazer birra desnecessária, não pegar algo do outro sem permissão! Tudo isso faz parte do desenvolvimento humano, nos tornando capazes de viver em sociedade. O compartilhar da afetividade, troca de abraços, beijos e presentinhos fortalece nossa capacidade de sentir, de ter compaixão, de sensibilizar com o próximo. Além de tudo que recebemos, como alimento para crescermos saudáveis e cheios de energia, a família é este núcleo de investimento saudável. Sabemos que existem famílias desestruturadas, mas não é a maioria. Infelizmente, pela mídia, o que acontece de ruim e perverso alcança grande notoriedade, e o que acontece de bom e saudável, pouco ou quase nunca é noticiado.
Aplicação Prática: O que você se recorda de ter aprendido logo nos seus primeiros anos e que é válido para os dias de hoje?

CONCLUSÃO
Nossa família é um dos bens mais preciosos dados por Deus a cada um de nós. Devemos valorizá-la como algo de Deus pra nós. Se você tem alguma mágoa no coração em relação aos seus pais ou cuidadores, escolha liberar o perdão que você recebeu na cruz. O perdão é o primeiro passo para cura do nosso interior. Se tiver dificuldade, compartilhe com seu líder de célula e ele o ajudará a vencer este obstáculo e você se sentir livre e perdoado.

Fonte: Igreja Batista Getsêmani – Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pba. Flávia Lopes Maciel Ribeiro – Secretaria MCEO
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *