Texto Base: I Tessalonicenses 5.23
Introdução
Quebra gelo: O que é mais importante para você, o corpo, a alma ou o espírito? (Jo 10.9-10)
O apóstolo João registra um voto interessante ao seu amigo Gaio (3 Jo 1.2). Se um amigo nosso fizesse essa oração, e Deus o ouvisse, como ficaria a nossa saúde e as nossas finanças? A vida abundante começa na alma, nas emoções saudáveis, e estas levam-nos a desfrutar das demais conquistas. Lembrando que a bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores (Pv 10.22).
PROPÓSITO
De que valem riquezas materiais para quem é pobre na vida emocional e espiritual? A maior riqueza que uma alma pode ter é a paz interior, o perdão de seus pecados, a certeza da vida eterna e a comunhão com o doce Espírito Santo.
DESENVOLVIMENTO
Precisamos ser abundantes por completo: de corpo, alma e espírito.
1) DE CORPO (1 Co 6.19-20)
Como está o seu corpo físico? O nosso corpo é templo do Espírito Santo, portanto devemos zelar. Devemos cuidar da alimentação, fazer jejum, ter boa higiene pessoal, praticar atividade física, descansar e também ter um momento de lazer. Paulo adverte a Timóteo sobre isso (1Tm 4.16). Não podemos espiritualizar o natural e nem naturalizar o espiritual, todavia, muita gente atribui o cansaço à batalha espiritual, o que, na maioria das vezes, na verdade é a falta de descanso físico! Até Jesus se retirava com seus discípulos para comer e descansar (Mc 6.30-32). Seremos mais produtivos no reino estando saudáveis no corpo. Como está o seu corpo? Você tem zelado desse templo?
2) DA ALMA (Mt 11.28-30 / Sl 19.7-8)
É na nossa alma que estão os sentimentos a emoções (Jó 21.25). Aqueles que se apegam à palavra de Deus, entregam a alma à Sua guarda e a vida a Seu dispor, encontram paz e sossego! Pessoas adoecem fisicamente porque primeiro ficaram adoecidas na alma (Sl 32.3).
Você quer ter vida abundante na alma? Então, você precisa aprender a perdoar, a pedir perdão e a ser amável como o Senhor Jesus. Não permita que a amargura brote em seu coração e contamine todo o seu corpo (Hb 12.14-15). Quem flerta com o pecado não é fiel a Deus. Você ama a Deus? (Jo 14.21). Quem ama a Deus vive uma vida leve ao evitar intrigas, ódio, murmuração, mentiras, trapaças, enganos e demais coisas que vão contra os princípios das Escrituras Sagradas. Você está cansado? Jesus quer aliviar a sua alma.
3) DO ESPÍRITO (Rm 14.17 / Mt 6.6 / Hb 10.25)
Quantos têm abundância de bens, mas não gozam de paz na alma! Quantos dariam toda a sua fortuna para preencher seu vazio existencial! Deus deseja que sejamos prósperos na vida financeira, que tenhamos saúde física, contudo, acima disso, quer dar-nos uma alma leve e feliz para podermos desfrutar de uma vida abundante com paz, amor e alegria do Espírito Santo.
A salvação em Jesus Cristo traz bênçãos superabundantes! Viver em comunhão com o Espírito Santo resulta na nossa convicção de sermos filhos amados de Deus (Rm 8.14-16). Vida abundante no espírito requer de nós, primeiro, uma total entrega a Cristo e, depois, a sua conservação através de uma vida de oração, leitura bíblica, louvor e adoração. Devemos participar de uma célula, ser assíduos aos cultos da igreja e cultivar uma plena intimidade diária com o Espírito Santo. Você quer ser abundante no espírito?
CONCLUSÃO
Vida abundante é o desejo de todo mundo e o sonho do coração de Deus para seus filhos. Como conseguir? Jesus Cristo veio ao mundo para dar-nos esse presente. “O prazer está no corpo, a felicidade na alma e a alegria no espírito, porém, só Jesus Cristo pode nos dar tudo isso”. Viva feliz! Viva uma vida abundante no corpo, na alma e no espírito!
Fonte: www.icppg.com.br / Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Outubro de 2022
0 comentários