Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Aprendendo sobre a tentação

Texto Base: 2 Pedro 2.6-9

INTRODUÇÃO
Em sua opinião, o que é tentação? Todos os dias, somos tentados a fazer coisas que não são corretas aos olhos de Deus. O Senhor Jesus na oração do Pai Nosso nos ensinou a orar: “Não nos deixes cair em tentação” (Mt 6.13). Assim como nós, Jesus foi tentado em tudo (Hb 4.15), mas nunca pecou, Ele nunca caiu em tentação. Sempre seremos tentados, por isso temos que aprender a resistir às tentações sem “cair”. A tentação vem sempre antes do pecado, por isso é importante sabermos que, no momento em que somos tentados, ainda não pecamos, por isso precisamos aprender a resistir às tentações para não pecarmos, pois o pecado nos afasta de Deus. O texto lido nos mostra que Ló afligia todos os dias sua alma justa, resistindo às tentações.

PROPÓSITO
Precisamos conhecer mais sobre a tentação a fim de não cairmos nela.

DESENVOLVIMENTO
Três verdades sobre a tentação:
1) A TENTAÇÃO NÃO VEM DE DEUS (Tg 1.13-15)
O texto diz que “Deus não pode ser tentado pelo mal. E a ninguém tenta.” Se a tentação não vem de Deus, então por quem somos tentados? O diabo é quem nos tenta (Mt 4.1). Ele usa como ferramenta a cobiça que há no interior do homem. Segundo o texto lido, tentação é um processo que envolve três estágios: cobiça, pecado e morte. Pergunta: como resistir às tentações?

2) NÃO SOMOS TENTADOS ACIMA DO QUE PODEMOS RESISTIR (1 Co 10.13)
Muitos dizem: “Não pude resistir, a tentação foi mais forte do que eu”. Isso não é verdade, sempre podemos resistir às tentações. No texto lido, Deus nos ensina que Ele não permitirá que sejamos tentados acima daquilo que podemos suportar, Ele sempre dará um escape para que possamos resistir. Você pode resistir às tentações, basta querer e confiar em Deus e, com certeza, Ele te sustentará em qualquer situação.
Pergunta: por que Deus permite que sejamos tentados pelo diabo?

3) DEUS SEMPRE VAI LIVRAR OS PIEDOSOS DE CAIR EM TENTAÇÃO (2 Pe 2.9)
Quando Deus vê uma pessoa realmente lutando contra a tentação para não pecar, Ele sempre vai livrá-lo de cair. Deus via que Ló “afligia todos os dias a sua alma justa”, ou seja, ele não queria se envolver com a injustiça daquele povo. Precisamos resistir às tentações e ao pecado até o sangue (Hb 12.4). Jesus nos prometeu que estaria conosco todos os dias e jamais nos abandonaria.
Pergunta:  qual é a área que somos mais tentados?

CONCLUSÃO
Nesta noite aprendemos três verdades sobre a tentação. Que a cada dia possamos resistir firmemente ao diabo, não dando espaço para ele agir em nossas vidas. Vamos colocar em prática o que aprendermos nesta noite e pedir para o Espirito Santos nos ajudar a jamais cairmos em tentação. Lembre-se: o Senhor jamais te desamparará!

Fonte: www.scc.org.br     
Correção Gramatical:
Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2022

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *