Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Arrependimento de pecados

Texto Base: Atos 3.19

INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: Você já fez algo do qual se arrepende profundamente? Você tem coragem de falar?
Existem muitas coisas que precisamos fazer todos os dias, arrepender-nos de nossos pecados é, sem dúvidas, uma das mais importantes. Mas o que é arrependimento? É quando se toma uma decisão de parar de fazer algo que contraria os princípios da Palavra de Deus. É parar de pecar.

PROPÓSITO
Reconhecer como arrepender-se verdadeiramente.

DESENVOLVIMENTO
Jesus iniciou seu ministério com ênfase no arrependimento de pecados (Mt 4.17). Pedro, na inauguração da igreja, foi claro ao pregar o arrependimento (At 3.19). Coloque em discussão: como podemos saber que estamos arrependidos? Que sinais indicam que uma pessoa se arrependeu de seus pecados?

Jesus ensina que o arrependimento é revelado pelos frutos que produzimos, ou seja, pelas obras, atitudes, comportamentos e decisões que tomamos e assumimos (Mt 3.8).
A Palavra de Deus nos garante que, se nos arrependermos e nos afastarmos dos maus caminhos (pecados), seremos perdoados (2 Cr 7.14).

De que preciso me arrepender?

a) Amor ao mundo – Bens materiais, dinheiro, jogos, entretenimento exagerado, a prática de ouvir músicas e filmes mundanos, etc… (Jo 2.15-17) Pouca oração e leitura da Palavra, pois a negligência na oração é desobediência à Palavra de Deus, portanto, pecado (Lc 18.1).

A diligência em ler e estudar a Palavra de Deus trará como resultados prosperidade e sucesso (Jz 1.8).  Sempre que negligenciamos a leitura, o estudo e o ouvir à Palavra de Deus na célula e na igreja, abrimos uma grande porta para o engano entrar em nossas vidas.

b) Descompromisso com Deus, Igreja (irmãos) e célula – Em Atos dos apóstolos, a palavra de Deus nos conta que a igreja se reunia todos os dias no templo e nas casas assiduamente (At 2.46).

c) Imoralidades– Adultério, fornicação, roubo, homossexualismo, pedofilia, etc… Qualquer tipo de imoralidade é contrária à vontade perfeita de Deus. Paulo nos adverte dizendo que as pessoas que tais coisas praticam não usufruirão dos benefícios da presença de Deus (1 Co 6.9,10). João diz que os que fazem estas abominações serão lançados no lago de fogo que arde com enxofre (Ap 21.8).

d) Desobediência à Palavra no que diz respeito à vida comum do lar – Maridos não fazendo tudo para agradar a esposa, amando-a como Cristo amou a igreja (Ef 5.25). Amar é não trair, não gritar, não agredir, não desprezar, não negligenciar.  Amar é cuidar, proteger, orar por ela, suprir a esposa emocionalmente, sentimentalmente e sexualmente, comprar presentes, enfim, agradá-la em tudo o que puder (Ef 5.22). Mulheres sendo insubmissas e não respeitando o marido. Respeitar é honrar, reverenciar, valorizar, obedecer, suprir o marido sexualmente e muito mais (I Co 7.5 NTLH).

CONCLUSÃO
Arrepender-se dos pecados é fundamental para agradarmos a Deus e termos saúde espiritual, física e emocional. O arrependimento e a fé são a porta para entrarmos na vida eterna. Vamos orar buscando este arrependimento?
Reflita: nosso arrependimento deve ser mais escandaloso que nosso pecado!

Fonte: scc.org.br     
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Discipulado gera Sucessão

Discipulado gera Sucessão

Texto Base: I Reis 19.13-14 INTRODUÇÃOElias foi tomado por um sentimento de abatimento e solidão. Sua alma abalada e acusada fazia com que ele pensasse que todo o seu esforço em ser fiel a Deus não tinha valido a pena. No momento de fraqueza e fragilidade, o Senhor...

Vencendo o esgotamento Emocional e Espiritual

Texto Base: Mateus 11.28-30 INTRODUÇÃOQuebra-gelo: Você já recebeu uma notícia que sugou sua força espiritual? De modo geral, esgotamento é aquela sensação de que você está no limite do cansaço. Muitas vezes quando recebemos uma má notícia ou não conseguimos superar...

Uma Igreja vibrante e saudável

Texto Base: Atos 2.42-47 INTRODUÇÃO É incrível o número de pessoas que ficam estagnadas em seu desenvolvimento espiritual. Podem até ter nascido de novo, podem ter atravessado a porta estreita, mas nunca amadurecem espiritualmente. Continuam “bebês”. Como podemos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *