Texto Base: Filipenses 3.13-14
INTRODUÇÃO
Com o final de ano se aproximando, vem também a reflexão sobre tudo o que aconteceu. Houveram conquistas, mas também vivemos situações que gostaríamos de esquecer. E é sobre algumas coisas que podem ter estimulado tais situações que vamos considerar na lição de hoje.
PROPÓSITO
Incentivar os membros da célula a mudarem os comportamentos que prejudicam o crescimento pessoal (espiritual, emocional e profissional) para se desenvolverem em 2022.
DESENVOLVIMENTO
QUATRO COISAS PARA APAGAR DA VIDA NO ANO NOVO
A Bíblia nos exorta, em Hebreus 12.1, a deixarmos todo tipo de embaraço e pecado que atrapalham a caminhada cristã. Com a ajuda do Espírito Santo, vamos considerar quatro coisas que podem ser entraves para o nosso desenvolvimento pessoal.
1- Mau humor – Por incrível que pareça, essa doença contagiosa tem se manifestado até nas igrejas. “A vida é difícil”, podem retrucar. No entanto, mais difícil ainda é acreditar que a fachada do crente seja dominada por uma carranca. Por muito tempo, espiritualidade foi sinônimo de austeridade. O resultado é que ficamos mais conhecidos pelas proibições e por uma suposta falta de alegria. Nossa alegria deve transbordar efusivamente, revelando ao mundo a presença daquele que transformou nosso pranto em festa (Pv 15.13).
2- Sedentarismo – Observe a diferença de qualidade de vida entre os sedentários e os que praticam qualquer tipo de atividade esportiva. Usando o jargão evangélico, “cuidar do templo” requer muito mais do que a simples condenação do cigarro. A sua condição física contribuirá fortemente para alongar ou abreviar a sua estada neste mundo (I Co 3.16,17; 6.19,20).
3- Mágoas – Um dos compartimentos de nossa existência que deve ser limpo periodicamente é aquele em que contabilizamos os deslizes que cometeram contra nós. Há quem tenha um prazer quase masoquista de conferir como anda o score dos supostos desafetos, somando sempre as novas faltas. Quem assim procede, alimenta sentimentos indesejáveis de vingança, ocupando o espaço que deveria ser habitado pelo antídoto mais poderoso: o amor (I Co 13.5 NTLH).
4- Procrastinação – Apenas ter ideias não basta. Quantas coisas você já planejou e não viu concretizar-se por culpa única e exclusivamente sua? Na vida, atitude é tudo! Por isso, não se deixe dominar pela preguiça e pela tentação de deixar para depois. Levante a cabeça. Registre num papel suas metas. Uma grande escalada acontece passo a passo. Saia da zona de conforto e corra atrás de seus sonhos. O Senhor dos impossíveis está com você! Aquilo que está por fazer e te incomoda é a sua chamada para fazer!
Aplicação Prática: Planejamento. Não deixemos que a tirania das circunstâncias pese sobre nós. Fixemos as nossas metas para 2022. Avante!
CONCLUSÃO
Vamos deixar tudo que nos embaraça para trás e sigamos rumo a 2022 olhando para Jesus (Hb 12.2).
Fonte: Doze Coisas Para Apagar da Vida no Novo Ano – Igreja Batista da Lagoinha
Adaptado: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Dezembro de 2021
0 comentários