Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Como ter uma Vida Abençoada: Semeando

Texto base: Gálatas 6.7-10.

INTRODUÇÃO
O nosso país passa por uma grande crise financeira e, de uma forma ou de outra, todos estamos sentindo os seus efeitos. É nesse contexto que a CEO está lançando uma nova série de estudos para as células chamada “UMA VIDA ABENÇOADA”. Baseada no livro de Robert Morris, pastor sênior da Igreja Gateway em Southlake e membro do GKPN, esta nova série revelará um simples e poderoso segredo para vivermos uma vida frutífera e abençoada por Deus.
Como introdução, nesta semana estudaremos um princípio espiritual de suma importância revelado pelo apóstolo Paulo, conhecido como a lei da semeadura e da colheita.

Leitura Bíblica: Gl 6.7-10
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.

PERGUNTAS:
1. Qual o ensinamento principal dessa passagem bíblica?
2. Quando você lê esta frase “o que o homem semear, isso também colherá”, em que você pensa em primeiro lugar? Numa recompensa ou numa punição? Pensa em algo positivo ou num resultado negativo de suas escolhas?

DESENVOLVIMENTO 
De uma forma bem clara e direta, Paulo afirma que em todas as áreas da vida nós sempre colheremos o que plantarmos. Ou seja, a lei da colheita é uma lei natural irrefutável estabelecida por Deus, o Criador. Assim, na agricultura nós colhemos o que plantamos (frutas, grãos, verduras, etc). Mas é também uma lei moral e espiritual, de que todos sempre colherão aquilo que plantarem.
É verdade que este princípio espiritual se aplica para as sementes ruins que plantamos e para as escolhas erradas que fizermos. Mais cedo ou mais tarde, sempre colheremos as consequências de nossos erros.

Mas vamos olhar positivamente para esse texto bíblico. Ele contém uma maravilhosa e poderosa promessa de Deus para os seus filhos que, infelizmente, poucos cristãos conseguem enxergar: todas as boas sementes e as boas escolhas que fizermos voltarão para nós como bênçãos garantidas da parte de Deus.
Repetindo: Todas as boas sementes e as boas escolhas que fizermos voltarão para nós como bênçãos garantidas da parte de Deus.
Então, com base na lei da semeadura e da colheita, podemos afirmar que:

1. NÓS SEMPRE COLHEMOS O QUE SEMEAMOS. Se nós plantarmos semente de maçã, nunca colheremos laranjas. Se plantarmos arroz, nunca colheremos feijão, ou milho, ou batata. Então, se semear desrespeito, nunca colheremos amor e admiração, mas somente o mesmo tipo de desrespeito que semeamos. Mas por outro lado, se semearmos amor, colheremos amor. Se semeamos o bem, receberemos de volta o bem que semeamos.
PERGUNTA: Do ponto de vista financeiro, como poderemos colher recursos abundantes?

2. NÓS SEMPRE COLHEREMOS MAIS DO QUE PLANTAMOS. As sementes nunca produzem um por um, mas sempre se multiplicam exponencialmente. Quando você planta um grão de milho, nasce um pé de milho que produzirá várias espigas de milhos. Um único abacate é capaz de gerar um pé de abacate que produzirá inúmeros abacates ao longo de sua vida. Muitas vezes, uma simples escolha, uma palavra correta ou uma boa escolha podem resultar em uma abençoada colheita, porque nós sempre colhemos muito mais do que semeamos.
PERGUNTA: Como você correlaciona esta lei espiritual com o que Paulo afirmou em 2 Co 9.6-11? Que tal lerem juntos esse importante texto bíblico?

3.  NÓS SÓ COLHEREMOS DEPOIS QUE PLANTARMOS. Assim como o agricultor sempre tem que esperar o tempo certo até que possa colher, espiritualmente falando, as escolhas que fazemos podem não ter consequências imediatas, mas sempre trarão os seus resultados ou consequências. Por quê? Porque nós sempre colhemos depois que plantamos.

CONCLUSÃO
Se Deus for recompensar você na mesma proporção daquilo que você tem investido no seu Reino, através dos dízimos, das ofertas e na vida das pessoas, de que tamanho será a sua colheita?
Temos que plantar boas sementes com abundância para que tenhamos uma abundante colheita. E não podemos desanimar se não virmos a colheita de seus esforços imediatamente, porque sempre colhemos depois que plantamos.
Se você plantar boas sementes, sempre haverá colheita de bênção. É uma lei espiritual e uma poderosa promessa de Deus.

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Princípio da Mordomia

Princípio da Mordomia

Texto Base: Gênesis 2.15 INTRODUÇÃO O segundo princípio que vamos conhecer é o da Mordomia. No estudo anterior, aprendemos sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que...

Princípios do Caráter

Princípios do Caráter

Texto Base: Filipenses 2.22 ARA/KJA INTRODUÇÃO Esta semana vamos aprender e saber a importância do caráter para nossas vidas PROPÓSITO Reconhecer quais pontos de nosso caráter ainda precisam da transformação do Senhor. DESENVOLVIMENTO 1) A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26)...

A Visão de Filhos

A Visão de Filhos

Texto Base: Números 13.25-33   INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Como Deus vê o seu coração? Por que uns experimentam bênçãos e outros não? Uma das evidências é a visão que cada um tem de si mesmo. No reino de Deus tudo depende da fé. Você é salvo e se torna filho de Deus pela...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *