Textos Base: Gênesis 21.1-2 (NTLH)
INTRODUÇÃO
É maravilhoso conhecer a Deus! É o Altíssimo e não sofre com a crise que atinge o ser humano. É o Soberano e tem um plano definido para a nossa vida. É onipotente e nada pode impedir o cumprimento da Sua promessa. Deus é fiel!
PROPÓSITO
Fortalecer a convicção pessoal na fidelidade de Deus.
DESENVOLVIMENTO
1) DE ACORDO COM SUA PROMESSA, O SENHOR ABENÇOOU SARA (Gn 21.1)
A bênção sobre Abraão e Sara não foi dada por serem esforçados, honestos ou merecedores de alguma graça, mas estava de acordo com o propósito divino de redenção e bênção para a humanidade (Gn 3.15; 12.1-3). Deus é fiel ao Seu propósito e à Sua Palavra! Devemos nos atentar a isso, pois muitas vezes esperamos algo de Deus embasados em nosso senso de justiça. Reflita: achamos que algumas atitudes e qualidades podem atrair o favor de Deus, mas quantas dessas atitudes e qualidades estão de acordo com a Sua palavra e o Seu propósito? Como Maria, a mãe de Jesus, devemos nos submeter à vontade divina (Lc 1.38).
2) ELA FICOU GRÁVIDA E, NA VELHICE DE ABRAÃO, LHE DEU UM FILHO (Gn 21.2a)
Lembremos que Sara era uma mulher estéril e avançada em idade. Conceber um filho naquela ocasião era impossível. Mas a promessa de Deus se cumpriu! Não foi a promessa de um político ou outro homem qualquer. Nós também podemos confiar que as promessas de Deus se cumprirão, ainda que as condições naturais e circunstanciais não sejam favoráveis. Deus não mente e o Seu propósito não vai ser frustrado! (Nm 23.19; Jó 42.2; Is 55.10-11).
3) O MENINO NASCEU NO TEMPO QUE DEUS HAVIA MARCADO (Gn 21.2b)
A ênfase nessa parte do versículo está no tempo estabelecido por Deus (Ec 3.1-8). Devemos reconhecer que uma promessa de Deus se cumprirá no tempo determinado por Ele. Não cabe a homem algum fazer decretos e determinações que possam mover a mão de Deus. Mas descansemos, pois ainda que os céus e a terra passem, as Suas palavras não deixarão de se cumprir. É a promessa do Senhor Jesus (Mt 24.35). Aleluia!
Aplicação Prática: é importante desapegar-se da falsa esperança de ser merecedor da bênção divina. Deus é fiel ao Seu propósito! Vamos nos submeter!
CONCLUSÃO
Conhecer o caráter de Deus traz segurança e descanso para quem nEle confia, pois Ele é Fiel!
Fonte: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Novembro de 2021
0 comentários