Texto Base: Hebreus 12.14
INTRODUÇÃO
Santificação é a continuação da obra salvadora na vida do crente em Jesus (Fp 1.6). A boa obra, a qual a Palavra de Deus se refere, começou pela Salvação, no momento em que, crendo em Jesus, nós o recebemos como nosso único Salvador (Jo 1.12).
PROPÓSITO
Hoje aprenderemos como alcançar a santificação para nossas vidas.
DESENVOLVIMENTO
1) VIVENDO EM COMUNHÃO COM DEUS
Nós devemos estar conectados com Deus para que o nosso falar e nosso agir estejam alinhados com a Sua vontade e Seus planos. Os pensamentos e os caminhos de Deus são altíssimos (Jr 29.11) e, para estarmos em linha com os Seus pensamentos e Seus caminhos, precisamos nos elevar acima dos padrões deste mundo (Rm 12.2). Para subirmos até Deus, é preciso descermos, isto é, nos humilharmos, renunciando a nós mesmos, negando nosso “eu”, mortificando a nossa carne (Mc 8.34).
2) DOMINANDO A VELHA NATUREZA
Quando uma pessoa recebe Jesus e passa a viver na presença de Deus, as investidas do inimigo acontecem através de perseguições e tentações para subjugá-la e enfraquecê-la na fé. Por essa razão, é necessário que o crente esteja fortalecido no poder do Senhor para vencer todas as interferências, permitindo-lhe viver a vida que Deus tem preparado para ele. É necessário que o crente domine a sua velha natureza, a natureza pecaminosa. O novo homem se prostra diante de Deus para a Ele submeter-se, resistindo ao maligno, deixando as práticas do mundo e mortificando as obras da carne (2 Co 5.17; Gl 2.20).
3) SANTIFICADOS NA VERDADE
Jesus, na sua oração pelos Seus discípulos, rogou ao Pai (Jo 17.17). Pessoas que estão em pecado mentem, ouvem mentiras, maledicências, fofocas, deixando contaminar seus ouvidos e seu coração. Depois, tomam decisões achando que estão na presença de Deus e ouvindo a Sua voz sendo que, na verdade, estão no engano e dominadas pela sua carne (Gl 5. 19-21). Jesus é a Verdade e, quando Ele está no coração de uma pessoa, ela fala, reproduz e age conforme a Sua Verdade.
Aplicação Prática: orar com regularidade, renunciar tudo que não agrada a Deus, meditar na Palavra e obedecer a seus ensinamentos. Tais atitudes são ações práticas de santificação.
CONCLUSÃO
Buscar a santificação e ter paz com todos, andar na Presença de Deus, firmado e edificado dentro da Igreja que é o corpo de Cristo, dominar a velha natureza adâmica e pecaminosa. A sua vida, no seu falar e no seu agir, reflete a paz e a alegria por ter Jesus como seu Salvador e Senhor?
Fonte: Primeira Igreja Batista do Brasil
Adaptação: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Fevereiro de 2022
0 comentários