Texto Base: Gênesis 12.1-3
INTRODUÇÃO
Quando olhamos para a Palavra, podemos enxergar Deus formando um povo do zero através da vida de Abraão, com o objetivo de honrar e glorificar o Seu nome através desse povo. E, olhando para os patriarcas, para a formação desse novo povo, vemos a forma que Ele espera que seus filhos vivam aqui na terra. Hoje somos o povo de Deus, os embaixadores de Cristo, a noiva preparada e adornada para o encontro com o Senhor. Nós somos povo e fazemos parte da família de Deus! (Os 2.23b NVI). Quando Deus “forma” seu povo, Ele demonstra quem devemos ser.
PROPÓSITO
Entender o que Deus espera de nós como seu povo.
DESENVOLVIMENTO
1) DEUS ESPERA UM POVO QUE TENHA IDENTIDADE
“…dizendo: Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel. Assim lhe deu o nome de Israel.” (Gn 35.10 NVI)
2) DEUS ESPERA UM POVO QUE HONRE
“Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho” (Gn 25.34 NVI). “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (1 Sm 2.30b NVI).
3) DEUS ESPERA UM POVO FIEL
“E Abraão disse a Deus: Permite que Ismael seja o meu herdeiro! Então Deus respondeu: Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes” (Gn 17.18-19 NVI). “Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes” (Gn 17.7 NVI).
4) DEUS ESPERA UM POVO PRÓSPERO
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gn 12.2 NVI).
5) DEUS ESPERA UM POVO QUE CARREGUE A PRESENÇA
Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo. Respondeu o Senhor: Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso. Então Moisés lhe declarou: Se não fores conosco, não nos envies. Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?” (Êx 33.13-16 NVI).
Aplicação Prática: estamos sendo um povo que representa nosso Deus nessa Terra?
CONCLUSÃO
1 Pe 2.9-10 NVI
Fonte: Igreja Amor e Cuidado
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2022
0 comentários