Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Onde estão os Ceifeiros

Texto Base: Lucas 14.16-27

INTRODUÇÃO
Em sua opinião, o que é trabalhar para o Reino de Deus?
A vida é feita de escolhas e todas as vezes que escolhemos algo, sem perceber, estamos abrindo mão de outras opções, pois não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Quando o assunto é Reino de Deus, precisamos aprender que não somos escolhidos por Deus de acordo com nossa capacidade e sim disponibilidade.

Em outra parábola, ensinando sobre o Reino de Deus, Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos escolhidos, (Mt 22.14). Creio que isso acontece, não porque Deus faz acepção de pessoas, mas sim porque muitos estão sempre ocupados para aceitarem o chamado de Deus. Foi o que aconteceu na parábola que lemos como base para esse estudo. Nessa noite, vamos aprender juntos, três condições essenciais para trabalharmos no Reino de Deus.

PROPÓSITO
Saber o que devo fazer pra me tornar um ceifeiro do Senhor.

DESENVOLVIMENTO
1) PRECISAMOS ESTAR DISPONÍVEIS A DEUS (Lc 10.2 – Lc 14.18)
Jesus disse que “a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9.37). Essa é uma grande realidade em nossos dias, quando muitos cristãos poderiam estar servindo ao Reino, mas alegam não estar disponíveis para Deus por conta do trabalho, dos negócios, da família etc.

Na parábola que lemos, Jesus deixou claro que todas essas justificativas se tornam meras desculpas quando usadas para recusar o convite do Rei para se envolver com o Reino. É muito triste, mas há muitos cristãos que receberam dons e talentos de Deus e, ainda assim, os enterram, pois, utilizá-los no Reino exige renúncias de lazer e de certos prazeres terrenos. Pergunta: Na sua opinião, o que mais rouba nosso tempo, tornando-nos indisponíveis para Deus?

2) ESTAR DISPONÍVEIS PARA DEUS QUANDO ELE QUISER (Mt 21.28-31 – Is 6.8)
Muitos cristãos acham que estar disponíveis para Deus significa apenas orar, ler a Bíblia e ir à Igreja. Tudo isso é essencial na vida cristã, mas não nos torna, de fato, disponíveis para o Reino.

Quantos cristãos estão dentro das Igrejas locais há anos e, quando são convidados a trabalhar para o Reino, dizem que irão, mas nunca vão? São exatamente como o filho da parábola que lemos. Os disponíveis que Deus procura são aqueles que, ao serem chamados, dizem: “Eis-me aqui.” Pergunta: Em sua opinião, qual é a maior dificuldade que temos em nos comprometer com a obra de Deus?

3) ESTAR DISPOSTO A ASSUMIR UM COMPROMISSO (Lc 14.33 – Ap 3.1-2)
Talvez esse seja um dos maiores motivos pelos quais há tão poucos cristãos interessados em trabalhar para o Reino: assumir um compromisso! De fato, o texto deixa claro que, se quisermos seguir os passos de Jesus, precisamos renunciar a tudo o que temos.

Muitos cristãos até sentem vontade de trabalhar para o Reino, mas, quando conhecem os critérios e responsabilidades, acabam recuando. Precisamos compreender que Deus é um Deus de excelência e compromisso, e é por isso que Ele exige para Sua obra pessoas dispostas a assumir essas mesmas características. Pergunta: Comente, com suas palavras, uma qualidade de um cristão compromissado com o Reino de Deus.

CONCLUSÃO
Deus procura os disponíveis, não os capacitados. Verdadeiramente, ser usado por Deus em Sua obra é um grande privilégio, mas há um privilégio ainda maior: ser aprovado por Ele. Somente cristãos disponíveis e comprometidos podem alegrar o coração do Rei Jesus. Que, nesta noite, Deus nos levante como filhas e filhos comprometidos com o Seu Reino.

Fonte: igrejaaliancadeamor.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Abril de 2025

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Orando e Recebendo Respostas

Orando e Recebendo Respostas

Texto Base: Lucas 18.1-8 INTRODUÇÃOEm sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?A parábola é uma forma poderosa de ensino, utilizando comparações e histórias curtas para transmitir verdades morais e espirituais. Na parábola que tomamos...

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Texto Base: João 13.1-15 INTRODUÇÃOAmor e humildade, em sua opinião, temos essas marcas? Tudo o que Jesus fez como homem aqui na terra foi com propósito. No texto lido como base, Jesus não lavou os pés dos seus discípulos somente para ser gentil com eles, muito menos...

Desafios da Vida: Fugir ou Vencer

Desafios da Vida: Fugir ou Vencer

Texto Base: Efésios 4.27 INTRODUÇÃOEm sua opinião, quais são os nossos maiores desafios nos dias de hoje? DESAFIO é uma situação ou um problema difícil, que muitas vezes está acima da nossa capacidade de vencer ou superá-lo. Viver é enfrentar DESAFIOS e temos a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *