Texto Base: Lucas 18.1-8
INTRODUÇÃO
Em sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?
A parábola é uma forma poderosa de ensino, utilizando comparações e histórias curtas para transmitir verdades morais e espirituais.
Na parábola que tomamos como base, Jesus nos apresenta dois personagens contrastantes: um juiz injusto, que não temia a Deus nem respeitava as pessoas, e uma viúva persistente, que clamava por justiça. Nesta noite, vamos refletir mais profundamente sobre essa história e descobrir juntos três segredos essenciais para recebermos resposta em nossas orações.
PROPÓSITO
Aprender a orar corretamente a fim de obter respostas e nunca desanimar.
DESENVOLVIMENTO
1) SER DETERMINADO (v.3 …faze-me justiça contra o meu adversário… Jó 22.28 RC)
Ser determinado é sinônimo de ser decidido e resolvido. Na parábola, aprendemos que, embora a personagem fosse uma viúva — pertencente a uma das classes mais vulneráveis da época —, ela estava determinada a alcançar seu objetivo e se entregou completamente ao propósito de ter sua causa julgada.
Sem dúvida, a determinação é o primeiro segredo para recebermos respostas às nossas orações, pois Deus nos garante que, se formos perseverantes, Sua luz brilhará em nossos caminhos.
Pergunta: O que significa ser determinado para você em sua vida espiritual e pessoal?
2) SER PERSISTENTE (v.4-5 …como esta viúva me incomoda… Mt 7.7-11)
Persistência é a qualidade daquele que nunca desiste. Muitas vezes, começamos a orar por uma determinada causa e, quando a resposta não vem rapidamente, acabamos desistindo. Nesta parábola, Jesus nos ensinou o valor da persistência na oração. Ele nos mostrou que devemos orar sempre, sem jamais desanimar.
A insistência da viúva foi um dos fatores que levaram sua petição a ser atendida pelo juiz iníquo. Da mesma forma, o próprio Jesus afirmou: “Quem pede, recebe; quem busca, encontra; e a quem bate, a porta será aberta.”
Pergunta: Em que situações você já foi testado em sua persistência e como superou esses desafios?
3) SER PACIENTE (v.7 …ainda que os faça esperar… Sl 40.1)
Deus não tem compromisso com a nossa pressa. Ele sabe o momento exato de responder às nossas orações. O tempo de espera é o tempo em que Deus olha para nós e diz: “Vamos ver se ele realmente deseja isso! Vamos ver se está disposto a pagar o preço!” A verdade é que o Deus de Davi sempre será o mesmo. Ele sempre ouvirá o clamor de Seus escolhidos, ainda que os faça esperar.
Pergunta: Quais são os maiores desafios que você enfrenta quando precisa ser paciente?
Pergunta: Qual é a diferença entre ser paciente e ser passivo ou indiferente?
CONCLUSÃO
Deus sempre fará justiça aos Seus escolhidos. O Pai Celeste também honra aqueles que são determinados, perseverantes e pacientes. No entanto, sem oração, nenhuma dessas virtudes é válida. Lembre-se de que o propósito da parábola é ensinar o dever de orar sempre, sem jamais desanimar. Muita oração, muita fé. Muita oração, muitas respostas e muitos milagres!
Fonte: igrejaaliancadeamor.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2025
0 comentários