Texto Base: Provérbios 26.23; II Timóteo 2.14-26; Romanos 9.19-24
INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: Prepare 2 vasos antes da célula – 1 muito sujo, com restos de terra (tipo de jardim), e outro bonito e limpo (interior). Mostre os dois utensílios e faça perguntas sobre as diferenças e qual seriam seus usos respectivos.
O vaso é um instrumento que pode ter muitas utilidades, consoante o seu material, estado e propósito. Pense, como um vaso projetado para embelezar um lindo palácio poderá perder sua utilidade? Na analogia do texto, como um vaso simples poderá se tornar num vaso de honra, para Deus? Quais as finalidades do vaso de honra falados nestes textos?
PROPÓSITO
Que desejemos ser vaso de honra nas mãos do Senhor!
DESENVOLVIMENTO
Para ser um vaso honroso nas mãos de Deus, precisamos nos abster do pecado. Viver em retidão, separados do mal, para ser usado pelo Senhor, preparados para toda boa obra.
No contexto anterior, no capítulo 2 de II Tm, o apóstolo Paulo alerta para alguns perigos: conversas inúteis ou mundanas, desviar da verdade, perturbar a fé de alguns. Note em áreas da sua vida você precisa de transformação: relacionamentos tóxicos, conversas inúteis (inclusive nas redes sociais), mentiras, mau testemunho.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Escreva numa folha em quais áreas específicas você tem falhado e precisa da purificação de Deus. Ore pedindo perdão a Deus, e para que Ele te ajude a se afastar dessas falhas. Purifique-se, deixe os maus hábitos, se afastando de pessoas que te influenciam negativamente e faça a diferença, com uma comunicação edificante e abençoadora!
CONCLUSÃO
O que define se somos vaso de honra é o testemunho que nós damos ao viver verdadeiramente os ensinos da palavra de Deus. Basta obedecer aos princípios da palavra e estaremos honrando ao Senhor e sendo cheios do Espírito Santo.
Fonte: bíbliaon.com
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Março de 2025
0 comentários