Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Reparando Brechas

Ezequiel 22.30

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.”

Nota para o líder: é importante que você como líder esteja previamente identificando quais são as brechas da sua vida, que você ore a Deus e procure repará-las para que você tenha autoridade para ministrar este estudo.

Introdução
Definição de brecha que está no dicionário Aurélio:
Brecha:
1- Fenda ou abertura em alguma coisa;
2- Espaço vazio; lacuna;
3- Ferida ou corte largo e profundo;
4- Depressão profunda e estreita entre rochedos ou montanhas; quebrada;
5- Sentido fig. Dano, perda, prejuízo.
Estar na brecha:
Estar sempre pronto para a luta.

Questões de discussão
1- Brecha é um espaço, uma ruptura em algo, através da qual o inimigo pode nos atacar, também pode ser, tal qual numa construção, um indicativo de que algo não está bom com a estrutura. Quais são as brechas que podemos abrir em nossa vida (dia a dia). Deixe cada um compartilhar quais são os tipos de brechas as quais estamos suscetíveis, por exemplo, corrupção, avareza, imoralidade

2- I Pedro 5.8 – Qual comparação nós podemos fazer da figura de um leão ao nosso derredor e as brechas que abrimos em nossas vidas? Pedro usa a figura do leão que rodeia o seu alvo até achar uma oportunidade para atacá-lo, da mesma forma no mundo espiritual nós temos um inimigo que rodeia a nossa vida buscando uma brecha nas nossas atitudes, palavras e pensamentos a fim de nos atacar e destruir.

3- Provérbios 26.2 –  “Como o pardal que voa em fuga,  e a andorinha  que esvoaça veloz,  assim a maldição sem motivo justo não pega”. Que relação podemos fazer desse versículo com o assunto que estamos estudando sobre brecha? O texto diz que maldição sem motivo justo não pega. Há muitas pessoas que morrem de medo do diabo, que vivem dizendo que as lutas que passam na sua vida são fruto de obra de macumbaria, maldição, mas o texto de Provérbios nos diz que, se não dermos motivos (ou seja se não abrirmos brechas), não temos que temer as maldições sobre as nossas vidas, mas consequentemente, se abrimos brechas, aí sim temos que nos preocupar.

4- Ezequiel 22.30 – “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.” – O que você acha que Deus quis dizer com essa mensagem? Como ela pode aplicar-se à sua vida hoje?
O povo de Deus havia se corrompido, se desviado dos caminhos do Senhor, mas Ele procurava alguém que pudesse colocar-se como intercessor, como alguém que falasse e agisse a fim de restaurar os pecados daquele povo. Hoje vivemos num mundo que tem caminhado distante de Deus, e nós podemos ser pessoas que na escola, universidade, no trabalho, família,  posicionam-se contra as brechas, contra os erros e pecados que as pessoas praticam ao nosso redor. (Ex. se todo mundo “cola”, eu não vou “colar”, eu estou reparando brechas).

5- Ezequiel 3.17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela (atalaia) para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência”. – Sentinela ou atalaia, eram pessoas que ficavam sobre as torres vigiando se algum inimigo aproximava-se, e dessa forma avisava seu povo. Como essa figura do sentinela ou atalaia se aplica as nossas vidas no dia a dia? Como isso se relaciona com as brechas da nossa vida? Tal qual um sentinela, precisamos estar atentos aos perigos que rondam a nossa vida, se você vê que o seu relacionamento com sua namorada está indo para o caminho da brecha, não deixe o inimigo se aproximar. Se uma pessoa assedia você no trabalho, não deixe o inimigo se aproximar, feche a brecha. Se você tem visto na sua casa coisas e atitudes acontecerem que são brechas (discussões entre casais, pais e filhos, irmãos) para o inimigo destruir sua casa, não se conforme, seja um atalaia e feche as brechas?

Conclusão
Isaías 59.2 – “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.”
O pecado abre uma brecha no nosso relacionamento com Deus, somente Jesus pode preencher essa brecha com seu sangue e restaurar nosso relacionamento com o Pai.
Reserve um tempo para o grupo orar.
* Peça para cada um verificar no seu coração quais são as brechas que eles têm aberto em suas vidas/casas. (dê um tempo para eles).
* Peça para eles pedirem perdão ao Senhor por essas brechas.
* Ore com todos para que Jesus derrame seu sangue sobre as brechas de sua vida, e um novo tempo se abra em suas vidas.

Sugestão de Louvor: Reparadores de Brechas – Ministério Virtude

Fonte: www.igrejaedificando.org
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2014

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *