Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Felicidade à Luz da Bíblia: O Choro

Texto Base: Mt 5.4
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

INTRODUÇÃO
O mundo gasta milhões e milhões em dinheiro para fazer com que as pessoas não chorem: filmes, programas de entretenimento, tudo é feito para esquecermos da miséria, problemas financeiros, doenças, relacionamentos rompidos etc., e do maior problema do ser humano, o pecado. Vivemos em um mundo que busca, por todos os meios, o prazer, e cujos objetivos básicos para uma vida realizada são: sucesso profissional e financeiro, felicidade, alegria e divertimento. Porém, a felicidade, do ponto de vista de Deus, tem como condição o choro. Isso não é uma contradição com o que o mundo prega?

O que Jesus quis dizer?  Ele quer dizer que bem-aventurados (felizes) são:

1º. Os que têm consciência de que o choro faz parte da vida humana (Ec 3.4 e Sl 126.6).
A Palavra de Deus nos ensina que vivemos em um mundo caído, marcado pelo pecado, por dores, doenças, problemas de relacionamento, financeiros, pelo sofrimento, etc.

2º – Os que aprenderam que a capacidade de chorar diante do pecado, das dores alheias e do sofrimento denotam uma qualidade espiritual, uma sensibilidade para consigo mesmo e para com os outros (empatia), mas jamais um prazer mórbido.
Denota sua sensibilidade ao pecado, à fraqueza humana. Ele chora porque tem consciência do seu pecado e do pecado no mundo. Veja Sl 51 e 32. Lembremos o choro de Pedro. Veja Rm 7.24. A incapacidade de chorar em vista dos seus pecados e da própria humanidade denota um coração duro, um coração de pedra (Ez 36.26).  Não é chorar pelo prazer de chorar, pois isso é doentio, mas chorar por ver o estrago que o pecado é capaz de fazer, se arrepender e se dispor a mudar de vida.
A Palavra de Deus nos exorta: “Chorai com os que choram” (Rm 12.15). Seja solidário.
Exemplo de Maria, Marta e Jesus. O próprio Senhor Jesus chorou (João 11.35).

3º – Os que choram e por isso experimentam consolo: “porque serão consolados”. O Espírito Santo é chamado de “Consolador” (Jo14.16-17). E Ele só pode consolar aqueles que reconhecem sua condição de pecadores, aqueles que choram por causa de seus pecados, de sua dor, e que se solidarizam com a dor do outro. As lágrimas podem vir à noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).

4º – Os que têm consciência de que um dia serão plenamente consolados. Ap 7.17 e 21.4.
“Ele lhes enxugará dos olhos todo lágrima”. Um dia toda lágrima será enxugada dos olhos daqueles que buscam o Consolo de Deus nesta vida.

CONCLUSÃO
Deus quer nos fazer pessoas sensíveis, quer tirar de nós o coração de pedra e nos dar um coração de carne, quer fazer de nós pessoas que quebrantam seu coração no altar de Deus, buscando em arrependimento perdão, transformação, e que chora com o próximo, sofre com ele.
Seja uma bênção. Chore na presença de Deus, chore com quem sofre e o Senhor Jesus te abençoará. Somente Ele pode nos dar a verdadeira felicidade.

Autor: Pr. Eduardo Garcia – CEO / Caxambu – MG – www.ministerioceo.com.br
Fonte: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LLOYD Jones, Martin. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 2010
KEMP, Jaime. A Verdadeira Felicidade. São Paulo: Sepal, 2000
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Celebrando a Ceia do Senhor

Celebrando a Ceia do Senhor

Texto Base: Números 9.4-5 INTRODUÇÃO O fortalecimento da nossa fé e o crescimento da nossa vida espiritual acontecem a partir da nossa obediência à palavra de Deus. Hoje, vamos falar sobre a obediência à ordenança de Jesus: tomar a Ceia do Senhor em memória à sua...

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Texto Base: Ezequiel 37.4-5 INTRODUÇÃOO Profeta Ezequiel foi preparado para receber a palavra profética para a sua geração. Deus quer levantar uma geração de profetas nos dias maus que vivemos. Quais as condições envolveram a vida de Ezequiel que também podem envolver...

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *