INTRODUÇÃO
Dia 12 de junho é o dia dos namorados e o Espírito Santo impulsionou-me a avaliar a diferença entre o tema acima. A Bíblia não fala muito sobre namorados, como fala sobre noivado (o noivo e a noiva) e casados (marido e mulher). Nós sabemos que namoro é, ou deveria ser, um período em que os jovens, ou melhor, um homem e uma mulher, procuram conhecer um ao outro para assumir um compromisso mais sério, o noivado, para finalmente assumirem o compromisso definitivo: o casamento!
Pegando esse gancho, quero desenvolver rapidamente nesta célula o entendimento espiritual da Bíblia sobre os 03 tópicos:

1- Namorada
De acordo com o professor e Dr. Silveira Bueno no seu dicionário é: meiga; amorosa; apaixonada ou solicitada; requestada (pretendida para o amor). Realmente os namorados agem assim enquanto namoram, mas depois que se casam praticam o contrário. Costumo dizer que nós, pastores, temos duas lutas: ficar tentando separar o casal de namorados para não pegar fogo antes da hora (I Co 7.9) e depois de casados ficar tentando ajuntar o casal para não se separarem (Mt 19.6)! Os 02 únicos versículos na Bíblia (ARC) que falam de namorados, estão se referindo a uma profecia do Profeta Jeremias contra a casa Real de Judá (Jr 22.20-22) por não estarem agindo bem ou corretamente. Cuidado com o seu namoro! Cuidado com os limites (Pv 22.28; I Co 3.16; 6.19)!

2- Noiva
O Dr. Silveira Bueno define assim: mulher que está para casar ou que está com o casamento ajustado (combinado). A Bíblia diz que Maria estava desposada com José (Mt 1.18) e, antes de se ajuntarem (noivos, prometida a ele), achou-se ter concebido do Espírito Santo. Jesus fala, na parábola das dez virgens, que cinco eram prudentes e esperavam o esposo, subentendido aqui cinco noivas prudentes esperando o noivo no casamento, isto é, o esposo. Em Is 61.10 fala da alegria da Salvação como um noivo adornado e uma noiva enfeitada com joias. Veja também Is 62.5, a alegria do noivo e da noiva. Jesus, o noivo por excelência, virá em breve buscar a sua Igreja, a noiva querida, sem mácula nem ruga, mas santa e irrepreensível. (Ef 5.27).

3- Esposa
Continua o Dr. Silveira Bueno a dizer que esposa é o cônjuge (feminino); mulher casada (unida em casamento ); consorte (companheira na mesma sorte). A Bíblia está repleta de textos ou versículos falando a respeito da mulher casada ou esposa. O capítulo 07 de I Co que fala de casamento é campeão no assunto. Veja a orientação do versículo 34 para a esposa cuidar bem do marido, dos filhos e da casa. Irmãos, tem casa que não parece ter esposa! É a maior bagunça, tudo desorganizado, tudo empoeirado… E as teias de aranha? Parecem até fios de ligações da Cemig ou da Ligth! Cuide da sua casa irmã!!! Cuide do seu marido e cuide dos seus filhos! Não adianta dizer: não repare, não!
Na volta de Cristo, a Igreja é a esposa e Cristo o esposo, conforme a parábola das dez virgens, pois haverá no Céu as Bodas do Cordeiro! (Ap 19.7).

CONCLUSÃO
Parafraseando o assunto comentado, você hoje é a namorada que está só estudando o caso ou analisando, porque desconfia de Cristo; é a noiva fiel ao seu noivo que está só aguardando o toque nupcial, está com azeite nas lamparinas (santidade) ou já está desposada com Cristo só esperando o esposo lhe dizer: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34)?
Deixe de ser namorada e seja noiva apaixonada por Cristo, com desejo de ser Esposa em definitivo! Aleluia!!!

Autor: Pr. Donizétti Fernandes Maciel – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2017