Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH)

INTRODUÇÃO
A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um fim que satisfaça a vontade de Deus.

PROPÓSITO
Desenvolver a fé de que Deus usará todas as circunstâncias para o nosso bem, segundo o que está escrito em Romanos 8.28.

DESENVOLVIMENTO
1) DEUS TEM UM PLANO DEFINIDO (Gn 45.5b)
O universo que conhecemos foi criado e é sustentado por Deus. Nada está abandonado ao acaso. Tudo está sob a providência divina que definiu a criação sendo regida por leis físicas, que determinou que os vegetais se desenvolvam através de sistemas que os alimentem, que os animais irracionais se governem pelos seus instintos e que o homem, coroa da criação, viva de acordo com a lei moral que reflete o caráter santo do Criador. Todo o universo foi pensado por Deus (Sl 104)!

2) O MUNDO JAZ NO MALIGNO (Gn 45.5a; 1 Jo 5.19)
Quando Adão falhou em obedecer a Deus também sujeitou toda a criação ao domínio daquele que o tentou (2 Co 4.4). De lá para cá a multiplicação da impiedade se alastrou.

Vemos nas atitudes dos irmãos de José o exemplo da injustiça que maltrata o justo. Porém, Deus usa todas as circunstâncias para o desenvolvimento do Seu propósito (Rm 8.28). E devemos nos consolar com a certeza de que o Senhor não pode ser vencido pelos maus atos dos homens

3) A ONISCIÊNCIA DE DEUS (Gn 45.5b)
Deus tem o conhecimento perfeito do futuro. Assim, então, pode conduzir todo aquele que lhe confiar a vida. Pode também usar todos os eventos para realizar seus intentos e abençoar seus filhos. José entendeu que a soberania de Deus fez uso dos planos malignos dos irmãos, e, assim, não permitiu que o seu coração se enchesse de autocomplacência, raiz de amargura e dúvida do cuidado de Deus. Entendeu o propósito e o agir divino e deu glórias a Deus (1 Ts 5.18).

APLICAÇÃO PRÁTICA
Confiemos que Deus está no controle de tudo e usará todas as coisas para o desenvolvimento da sua vontade em nosso favor.

CONCLUSÃO
A Bíblia ensina que os planos que Deus tem para nós são de paz, são para nos dar o fim que desejamos (Je 29.11) e não podem ser frustrados (Jó 42.2)! Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

Fonte: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

1 Comentário

  1. Gostei muito

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *