Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH)
INTRODUÇÃO
A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um fim que satisfaça a vontade de Deus.
PROPÓSITO
Desenvolver a fé de que Deus usará todas as circunstâncias para o nosso bem, segundo o que está escrito em Romanos 8.28.
DESENVOLVIMENTO
1) DEUS TEM UM PLANO DEFINIDO (Gn 45.5b)
O universo que conhecemos foi criado e é sustentado por Deus. Nada está abandonado ao acaso. Tudo está sob a providência divina que definiu a criação sendo regida por leis físicas, que determinou que os vegetais se desenvolvam através de sistemas que os alimentem, que os animais irracionais se governem pelos seus instintos e que o homem, coroa da criação, viva de acordo com a lei moral que reflete o caráter santo do Criador. Todo o universo foi pensado por Deus (Sl 104)!
2) O MUNDO JAZ NO MALIGNO (Gn 45.5a; 1 Jo 5.19)
Quando Adão falhou em obedecer a Deus também sujeitou toda a criação ao domínio daquele que o tentou (2 Co 4.4). De lá para cá a multiplicação da impiedade se alastrou.
Vemos nas atitudes dos irmãos de José o exemplo da injustiça que maltrata o justo. Porém, Deus usa todas as circunstâncias para o desenvolvimento do Seu propósito (Rm 8.28). E devemos nos consolar com a certeza de que o Senhor não pode ser vencido pelos maus atos dos homens
3) A ONISCIÊNCIA DE DEUS (Gn 45.5b)
Deus tem o conhecimento perfeito do futuro. Assim, então, pode conduzir todo aquele que lhe confiar a vida. Pode também usar todos os eventos para realizar seus intentos e abençoar seus filhos. José entendeu que a soberania de Deus fez uso dos planos malignos dos irmãos, e, assim, não permitiu que o seu coração se enchesse de autocomplacência, raiz de amargura e dúvida do cuidado de Deus. Entendeu o propósito e o agir divino e deu glórias a Deus (1 Ts 5.18).
APLICAÇÃO PRÁTICA
Confiemos que Deus está no controle de tudo e usará todas as coisas para o desenvolvimento da sua vontade em nosso favor.
CONCLUSÃO
A Bíblia ensina que os planos que Deus tem para nós são de paz, são para nos dar o fim que desejamos (Je 29.11) e não podem ser frustrados (Jó 42.2)! Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).
Fonte: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Março de 2024
Gostei muito