Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Curando a Lepra do Coração

II Reis 5.114

QUEBRAGELO
Pegue dois recipientes, no primeiro coloque água suja (coloque algo que deixe sujeira), no segundo água limpa. Peça a um voluntário que mergulhe a mão na água suja e depois na limpa. Pergunte-o, qual a sensação de estar com a mão suja. Objetivo: mostrar a importância de mantermos o coração limpo, pois tudo o que está no interior uma hora será refletido no exterior.

INTRODUÇÃO
A lepra é considerada um dos piores males que existem na humanidade. Na Bíblia, a lepra é símbolo do pecado, aparece de uma forma suave, mas destrói rápido. No passado, e ainda hoje, pessoas que contraíram essa doença sentiam o peso do isolamento, da vida estagnada, da vergonha. Hoje vamos falar de uma história muito conhecida, a história de Naamã, que apesar de ser um homem honrado, chefe do exército do rei da Síria, respeitado, valoroso, ele era leproso. Naamã nos ensina como nos livrar da lepra e alcançar um coração puro. Vamos aprender com Naamã quais os tipos de coração que precisamos ter para não sermos destruídos pela lepra.

1º Coração transparente (v. 14) – Aqui vemos que Naamã teve que tirar a capa para ser curado – Pv 28.13. Se neste momento Deus perguntasse para você se Ele poderia tocar em seu coração e revelar tudo o que está dentro dele, a todos os presentes, você permitiria? E se Ele pedisse para você revelar para todos tudo o que está guardado em sua casa, na memória do seu computador, você permitiria? Revelar nossa vida com todos os seus defeitos e fraquezas não é algo fácil. Mas nós, que somos cristãos, temos a necessidade de sermos transparentes em tudo quanto fizermos. Não podemos usar “CAPAS” ou “MÁSCARAS” e encobrir nosso rosto diante da sociedade. Talvez tenhamos usado “MÁSCARAS” em nosso passado, por medo, insegurança, orgulho, mas hoje, revestidos de Cristo, necessitamos ser transparentes, refletindo como um espelho a glória do Senhor. Naamã só foi curado quando decidiu tirar a sua capa e mostrar sua lepra.

2º Coração humilde (v. 11) – Pelo fato de ser o grande comandante do exército, Naamã se achava grande, suas grandes conquistas fez com que ele se ensoberbecesse. Quando Naamã chegou a Elizeu, talvez ele pensasse que iria ser recebido como um grande general cheio de recomendações, quando na realidade o profeta nem o recebe (v.10), apenas manda um recado: vai se lavar no Jordão. A palavra Jordão significa “aquele que desce”, em outras palavras, Elias estava dizendo a Naamã: você está muito soberbo, vai se humilhar primeiro! Para entrar no Jordão e tomar banho foi necessário tirar primeiro a farda, tirar as medalhas, tirar a capa e expor
a lepra. A humildade precede a honra. (Pv 15.33)

3º Coração submisso e obediente – (v. 10, 13, 14) Um heroi, acostumado a dar ordens, agora sai apenas com uma sentença: OBEDEÇA. O que você faria? Você é submisso ou questionador? Certamente a vontade de Naamã não fosse essa, mas ele reconhecia na voz do profeta a voz de Deus. Ele deixou sua posição para estar debaixo de uma voz que não era a sua. Como você reage à voz da sua liderança? Do seu discipulador?

CONCLUSÃO
Deus permite situações difíceis para reconhecermos que somos criatura e Ele Criador.
Assim como Naamã, hoje é a sua oportunidade de mergulhar nos rios do Senhor, romper com seus limites, seu
orgulho, para que a cura venha sobre sua casa, sobre seu trabalho e sobre seu ministério.
Sugestão de Louvor: Quero Descer – Raquel Mello

Fonte: www.comunidadealiancadeamor.com.br
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2014

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *