Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH)

INTRODUÇÃO
José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados.

PROPÓSITO
Aprender pela história de José que não são as circunstâncias favoráveis que propiciam o sucesso, mas a presença de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1) “… ELE MORAVA NA CASA DE SEU DONO… “
Imaginemos a situação de José que não era dono nem do próprio nariz! Vivemos numa época onde muitas pessoas são infiéis nos seus compromissos, votos e contratos assumidos.

Devemos aprender com a história de José como podemos manter a integridade nos momentos de privação, humilhação e decepção. Ele servia a seu dono com fidelidade como se servisse ao próprio Deus (Ef 6.5; Cl 3.22).

Lembremos do que o Ap. Paulo escreveu em Romanos 8.35-37 e em Filipenses 4.11-13 sobre enfrentar as dificuldades e ser mais do que vencedor, porque Cristo é que fortalece. Confiemos na promessa de Jesus: a fidelidade no pouco será recompensada com o melhor de Deus (Mt 25.20-23).

2) “O SENHOR DEUS ESTAVA COM JOSÉ…”
José possuía qualidades naturais que se destacavam: sabia ler e escrever, tinha boa aparência e era um ótimo administrador.

Mas, sua principal qualidade era o temor a Deus (Gn 39.9; 42.18), e por isto o Senhor estava com Ele, por isto o Espírito Santo o qualificou para exercer o cargo de governador do Egito (Gn 41.38-40).

Assim como o Senhor estava com José, também sempre estará com aquele que se mantém fiel a Jesus e faz do seu corpo a morada do Espírito Santo (Mt 28.20; 1Co 4.2; 6.17-20).

3) “…E IA MUITO BEM EM TUDO.”
A consequência da presença de Deus na vida de José foi a prosperidade em tudo o que fazia. Assim acontece também com todo aquele que conhece os pensamentos de Deus (Jr 29.11), que medita em Sua palavra para cumpri-la fielmente (Js 1.7-9) e crê no nome de Jesus (Mc 16.17-18). É impossível ser cheio do Espírito de Deus e não ser frutífero!

APLICAÇÃO PRÁTICA
Que desempenhemos todas as responsabilidades que nos foram delegadas com fidelidade!

CONCLUSÃO
Que vivamos nossa vocação! Que cumpramos nossa missão! Façamos tudo sabendo que a presença de Deus prevalecerá sobre toda injustiça e nos fará bem-sucedidos em todas as coisas.

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Celebrando a Ceia do Senhor

Celebrando a Ceia do Senhor

Texto Base: Números 9.4-5 INTRODUÇÃO O fortalecimento da nossa fé e o crescimento da nossa vida espiritual acontecem a partir da nossa obediência à palavra de Deus. Hoje, vamos falar sobre a obediência à ordenança de Jesus: tomar a Ceia do Senhor em memória à sua...

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Texto Base: Ezequiel 37.4-5 INTRODUÇÃOO Profeta Ezequiel foi preparado para receber a palavra profética para a sua geração. Deus quer levantar uma geração de profetas nos dias maus que vivemos. Quais as condições envolveram a vida de Ezequiel que também podem envolver...

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *