Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Doce Presença do Espírito Santo

Texto Base: Salmos 116.11

INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: o que é mais importante, as coisas terrenas ou as eternas?

O nosso Deus é um Deus de milagres. No Antigo Testamento o povo de Israel presenciou grandes milagres, viram o mar vermelho se abrir para eles passarem em segurança e depois viram ele se fechar e engolir o exército de Faraó. Em meio ao deserto desfrutavam de uma coluna de fogo, para protegê-los do frio durante a noite, e uma nuvem refrescante durante o dia para guiá-los e protegê-los.

Conheceram os milagres de Deus e com o tempo até se acostumaram com eles. Mas, por não conhecerem intimamente o Deus que operava os milagres, começaram a murmurar e a se distanciar do Senhor, ao ponto de perecerem no deserto. Esse é o risco que correm todos aqueles que permanecem na fé em busca de milagres sem buscar viver uma vida de intimidade com Deus. Mais que os milagres é desfrutar da alegria da Sua doce presença.

PROPÓSITO
Aprender a desfrutar da doce presença do Espírito Santo.

DESENVOLVIMENTO
1) OS MILAGRES SÃO TEMPORÁRIOS, A PRESENÇA DE DEUS É ETERNA (1 Co 15.19)
O dia está chegando quando conheceremos a Deus (1 Co 13.12). Em breve, o pensamento abstrato deixará de existir (Jo 17.3). Em Cristo, todos nós temos o mesmo futuro: comunhão eterna com Deus. Uma comunhão que abolirá todas as dificuldades anteriores e revelará a excelência de Deus em Sua plenitude esplêndida.

Os milagres hão de acabar, pois logo estaremos eternamente num lugar onde não precisaremos mais de milagres. Os milagres são temporários, mas a presença do Espírito Santo é eterna.

2) O EXEMPLO DO REI DAVI (Sl 63 / 42.2)
Quando Davi assumiu o trono, uma das primeiras coisas que fez foi trazer de volta a arca da aliança para Jerusalém. A arca significava a presença de Deus. Para abrigar a arca, Davi construiu uma tenda chamada de Tabernáculo de Davi, iniciando ali um novo tempo e um novo modelo de culto para toda a nação de Israel.

Davi constituiu sacerdotes e levitas para ministrarem diante da arca do Senhor (1 Cr 16.4-38), e a adoração passou a ser algo primordial e constante, 24 horas por dia. Em At 15.17-18, Tiago cita a profecia de Am 9.11 numa forma de revelar o desejo do Senhor de habitar sempre no meio de Seu povo. Hoje somos habitação do Espírito Santo.

Voltando para Davi, vemos que o Salmo 63 não contém petições. O que Davi expressou foi o seu desejo pela doce presença de Deus. Deus dava vitórias a Davi por onde ia (2 Sm 8.6). O segredo da vida de Davi era que ele amava profundamente a Deus, e não apenas desejava seus favores temporais ou mesmo os espirituais.

 3) O EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO (Fp 4.4 / 4.10-13 / Rm 8.38-39)
Quando Paulo escreveu a carta aos irmãos de Filipos, ele estava preso em Roma, acorrentado, aguardando seu julgamento. Mesmo assim, fez questão de expressar a sua alegria. Não importam as circunstâncias pelas quais estamos atravessando, a Bíblia diz que podemos ser alegres em toda situação.

Paulo e Silas na prisão, embora injustiçados, oravam e cantavam louvores (At 16.25). Qual era o segredo? A doce presença do Espírito Santo. Apesar dos sofrimentos, seguiam firmes rumo à glória para receber do reto Juiz, a recompensa eterna. Foi a presença do Senhor que revestiu Paulo de forças para cumprir o seu ministério, e dizer: “Que diremos, pois, à vista destas coisas, se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Aplicação Prática: vamos viver na prática o que aprendemos com nossos irmãos acima.

CONCLUSÃO (Ap 21.4)
O rei Davi e o apóstolo Paulo são exemplos de homens de Deus, que amavam ao Senhor e desfrutavam da Sua doce presença em todas as circunstâncias. O nosso Deus é um Deus de milagres, porém, mais importante que os milagres de Deus, é ser amigo do Deus dos milagres. Um dia os milagres hão de acabar, mas a Sua doce presença permanecerá.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vai abastecer, com o que?

Vai abastecer, com o que?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃOO homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Família Estruturada

Família Estruturada

Texto Base: Mateus 7.24-27 INTRODUÇÃOPodemos entender pelo ensinamento do Senhor Jesus que o homem que edifica a sua casa obedecendo os princípios da Palavra de Deus vai superar qualquer adversidade que possa assolar o seu lar. Pois, a sua família está bem...

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *