Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Igreja será Arrebatada

Texto Base: Apocalipse 1.3 – 1 Tessalonicenses 5.4-6 – 1 Tessalonicenses 5.23

INTRODUÇÃO E REFLEXÃO
Quebra-gelo: Jesus não enfatiza a data da sua vinda, mas deixa claro a evidência dos sinais que antecederiam. Sabe pelo menos um deles? A Igreja, a noiva de Cristo, avança vitoriosa para o casamento e somente hão de participar dessa glória indescritível as pessoas que estiverem preparadas.

Vigilância, vestes espirituais brancas e limpas são essenciais para quem deseja subir no arrebatamento da Igreja. A santidade é o adorno da noiva. Aqueles que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador também devem andar como ele andou (1 Jo 2.6).

PROPÓSITO
Conhecer melhor sobre o arrebatamento da Igreja a fim de estarmos preparados para esse grande dia.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos sobre o arrebatamento e a primeira ressurreição:

1) O QUE É O ARREBATAMENTO? (1 Ts 4.15-17)
Paulo é bem claro, nesse texto, de que o arrebatamento é a retirada dos salvos da Terra. Jesus afirmou que voltaria para buscar os seus (Jo 14.1-3).

O Pai Eterno dará a ordem, a trombeta soará, e Jesus virá para arrebatar os salvos. A Bíblia revela que os que “dormem”, ou seja, os “mortos” salvos em Cristo, ressuscitarão e nós, os vivos, seremos transformados e arrebatados para o céu, para a tão sonhada e esperada “Bodas do Cordeiro”.

As Escrituras citam dois homens que já foram arrebatados: Enoque e Elias. Eles subiram vivos ao céu (Gn 5.24; 2 Rs 2.11). O Senhor Jesus, após ressuscitar, subiu ao céu (At 1.9-11). No arrebatamento, ao mesmo tempo, se iniciará um período de sete anos chamado de “A Grande Tribulação”.

2) QUANDO E DE QUE FORMA SERÁ O ARRABATAMENTO DA IGREJA? (Mt 24.4-14)
Ninguém sabe o dia e nem a hora da volta de Jesus, contudo, tendo em vista os sinais, poderá acontecer a qualquer momento. Portando, devemos vigiar e estar sempre preparados, porque a imoralidade sexual, a satisfação dos desejos carnais e o ativismo voltado principalmente para as preocupações das coisas deste mundo já foram mencionadas por Jesus (Lc 21.34-36).

Assim que o Espírito Santo houver completado a Sua obra na terra, a Porta da Graça irá se fechar e a Igreja será arrebatada. Consegue imaginar o terror do dia em que a trombeta dos céus tocar? Sobrevirá um caos no mundo inteiro: aviões cairão, acidentes de carros e de máquinas sozinhos em funcionamento, todos desgovernados devido ao fato das pessoas sumirem instantaneamente.

Os noticiários do planeta, numa só voz, relatarão os fatos catastróficos e desesperadores da humanidade. Será muito triste. A Bíblia alerta: ai das grávidas que aqui ficarem! (Lc 21.23).

3) POR QUE DUAS RESSURREIÇÕES? (Jo 5.28-29 / 11.25-26 / 5.24)
A Bíblia fala que um dia todos os mortos ressuscitarão (Dn 12.2). No arrebatamento haverá a primeira ressurreição, a dos salvos “que morreram em Cristo Jesus” (1 Ts 4.16). Jesus destacou: “Feliz e abençoado” será aquele que participar da primeira ressurreição (Ap 20.6). Porém, no final do milênio haverá a segunda ressurreição, esta, porém, para aqueles que poderão receber da boca do Todo Poderoso a condenação eterna (Ap 20.11-15).

No instante em que ocorrer a primeira ressurreição, os corpos corruptíveis dos salvos serão transformados em corpos incorruptíveis, os corpos mortais se revestirão da imortalidade (1 Co 15.51,53) e a morte definitivamente perderá o seu poder sobre estes. Tudo será muito rápido, como num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.52). O novo corpo, incorruptível, será igual ao que Jesus recebeu depois que ele ressuscitou.

Os discípulos, com medo dos romanos, estavam reunidos a portas fechadas e quando viram, Jesus estava ao lado deles. Porque o corpo glorificado está além da matéria deste mundo caído. Receberemos um novo corpo não mais sujeito ao pecado e suas consequências (1 Co 15.54). Você quer participar da qual ressurreição? Da primeira ou da segunda?

Aplicação Pessoal: Estejamos prontos a todo momento!

CONCLUSÃO
O arrebatamento será a retirada dos salvos da Terra, num ato de livramento, onde todo sofrimento se findará. Tanto os crentes ressurretos, quanto os vivos transformados, ambos serão arrebatados para encontrar-se com Jesus nos ares, ou seja: nas nuvens entre os céus e a terra. A Bíblia afirma que, após isso, nós, os salvos, estaremos para sempre com o Senhor. Se a Igreja fosse arrebatada neste instante, você subiria? Você quer estar para sempre com o Senhor?

Fonte: Ig. Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *