Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Igreja será Arrebatada

Texto Base: Apocalipse 1.3 – 1 Tessalonicenses 5.4-6 – 1 Tessalonicenses 5.23

INTRODUÇÃO E REFLEXÃO
Quebra-gelo: Jesus não enfatiza a data da sua vinda, mas deixa claro a evidência dos sinais que antecederiam. Sabe pelo menos um deles? A Igreja, a noiva de Cristo, avança vitoriosa para o casamento e somente hão de participar dessa glória indescritível as pessoas que estiverem preparadas.

Vigilância, vestes espirituais brancas e limpas são essenciais para quem deseja subir no arrebatamento da Igreja. A santidade é o adorno da noiva. Aqueles que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador também devem andar como ele andou (1 Jo 2.6).

PROPÓSITO
Conhecer melhor sobre o arrebatamento da Igreja a fim de estarmos preparados para esse grande dia.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos sobre o arrebatamento e a primeira ressurreição:

1) O QUE É O ARREBATAMENTO? (1 Ts 4.15-17)
Paulo é bem claro, nesse texto, de que o arrebatamento é a retirada dos salvos da Terra. Jesus afirmou que voltaria para buscar os seus (Jo 14.1-3).

O Pai Eterno dará a ordem, a trombeta soará, e Jesus virá para arrebatar os salvos. A Bíblia revela que os que “dormem”, ou seja, os “mortos” salvos em Cristo, ressuscitarão e nós, os vivos, seremos transformados e arrebatados para o céu, para a tão sonhada e esperada “Bodas do Cordeiro”.

As Escrituras citam dois homens que já foram arrebatados: Enoque e Elias. Eles subiram vivos ao céu (Gn 5.24; 2 Rs 2.11). O Senhor Jesus, após ressuscitar, subiu ao céu (At 1.9-11). No arrebatamento, ao mesmo tempo, se iniciará um período de sete anos chamado de “A Grande Tribulação”.

2) QUANDO E DE QUE FORMA SERÁ O ARRABATAMENTO DA IGREJA? (Mt 24.4-14)
Ninguém sabe o dia e nem a hora da volta de Jesus, contudo, tendo em vista os sinais, poderá acontecer a qualquer momento. Portando, devemos vigiar e estar sempre preparados, porque a imoralidade sexual, a satisfação dos desejos carnais e o ativismo voltado principalmente para as preocupações das coisas deste mundo já foram mencionadas por Jesus (Lc 21.34-36).

Assim que o Espírito Santo houver completado a Sua obra na terra, a Porta da Graça irá se fechar e a Igreja será arrebatada. Consegue imaginar o terror do dia em que a trombeta dos céus tocar? Sobrevirá um caos no mundo inteiro: aviões cairão, acidentes de carros e de máquinas sozinhos em funcionamento, todos desgovernados devido ao fato das pessoas sumirem instantaneamente.

Os noticiários do planeta, numa só voz, relatarão os fatos catastróficos e desesperadores da humanidade. Será muito triste. A Bíblia alerta: ai das grávidas que aqui ficarem! (Lc 21.23).

3) POR QUE DUAS RESSURREIÇÕES? (Jo 5.28-29 / 11.25-26 / 5.24)
A Bíblia fala que um dia todos os mortos ressuscitarão (Dn 12.2). No arrebatamento haverá a primeira ressurreição, a dos salvos “que morreram em Cristo Jesus” (1 Ts 4.16). Jesus destacou: “Feliz e abençoado” será aquele que participar da primeira ressurreição (Ap 20.6). Porém, no final do milênio haverá a segunda ressurreição, esta, porém, para aqueles que poderão receber da boca do Todo Poderoso a condenação eterna (Ap 20.11-15).

No instante em que ocorrer a primeira ressurreição, os corpos corruptíveis dos salvos serão transformados em corpos incorruptíveis, os corpos mortais se revestirão da imortalidade (1 Co 15.51,53) e a morte definitivamente perderá o seu poder sobre estes. Tudo será muito rápido, como num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.52). O novo corpo, incorruptível, será igual ao que Jesus recebeu depois que ele ressuscitou.

Os discípulos, com medo dos romanos, estavam reunidos a portas fechadas e quando viram, Jesus estava ao lado deles. Porque o corpo glorificado está além da matéria deste mundo caído. Receberemos um novo corpo não mais sujeito ao pecado e suas consequências (1 Co 15.54). Você quer participar da qual ressurreição? Da primeira ou da segunda?

Aplicação Pessoal: Estejamos prontos a todo momento!

CONCLUSÃO
O arrebatamento será a retirada dos salvos da Terra, num ato de livramento, onde todo sofrimento se findará. Tanto os crentes ressurretos, quanto os vivos transformados, ambos serão arrebatados para encontrar-se com Jesus nos ares, ou seja: nas nuvens entre os céus e a terra. A Bíblia afirma que, após isso, nós, os salvos, estaremos para sempre com o Senhor. Se a Igreja fosse arrebatada neste instante, você subiria? Você quer estar para sempre com o Senhor?

Fonte: Ig. Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *