Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15

INTRODUÇÃO
Durante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade.

Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de Deus (me ponho de joelhos) o qual reconheceu como o Pai que tem uma grande família (os remidos pelo sangue de Jesus) tanto no céu, como na terra.

PROPÓSITO
Compreender que a fé não é apenas uma prática individual, mas algo que permeia e fortalece os laços familiares.

DESENVOLVIMENTO
1) DEUS QUER SE REVELAR ATRAVÉS DA FAMÍLIA
A rendição à vontade de Deus, como expressa pelo Apóstolo Paulo, é um ato de humildade e reconhecimento da soberania divina.

Deus, como o Pai perfeito, deseja se revelar à humanidade através das relações familiares, utilizando-as como uma metáfora compreensível para ilustrar seu amor e cuidado. Deus quer usar a nossa família como figura de linguagem que o torne compreensível à mente humana.

2) FÉ E FAMÍLIA SÃO DOIS ASSUNTOS INTERLIGADOS (1 Tm 5.8)
Não é possível separar fé e família, pois uma influencia diretamente a outra. A dimensão do cuidado com a família abrange o suprimento das necessidades básicas (1 Tm 5.4,16), a orientação espiritual (Ef 6.4) e o apoio emocional (Mt 3.17).

É crucial evitar a dicotomia entre a adoração nos cultos e a prática da fé no contexto familiar, pois ambos devem estar em harmonia.

3) A NEGLIGÊNCIA COM A FAMÍLIA AFETA A QUALIDADE DA FÉ
O profeta Joel falou do derramar do Espírito Santo alcançando não apenas os pais, mas também seus filhos (Jl 2.28). O avivamento espiritual e o mover de Deus estão associados à restauração dos relacionamentos familiares (Ml 4.2,6).

As orações do marido podem ser atrapalhadas por uma postura errada no relacionamento com sua esposa (1 Pe 3.7). A autoridade no exercício de um ministério eclesiástico está relacionada com sua conduta familiar (1 Tm 3.2,4-5).

APLICAÇÃO PRÁTICA
Vamos perguntar aos nossos cônjuges e filhos como nos veem como esposos(as) ou pais. Se a resposta mostrar um contraste entre a nossa fé e a conduta no lar faz-se necessário o esforço para colocar em prática os princípios da Palavra de Deus dentro do contexto familiar.

CONCLUSÃO
Que esta reflexão possa inspirar uma maior integração entre a fé e a vida familiar, resultando em lares transformados pelo amor e pela graça de Deus. Viver o padrão divino para a família é essencial para uma fé saudável e um relacionamento íntimo com Deus.

Compilado Pr. Luiz Carlos da Costa do Livro “O Propósito da Família – A Importância da Visão Familiar na Relação com Deus”, Pr. Luciano Subirá
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

Celebrando a Ceia do Senhor

Celebrando a Ceia do Senhor

Texto Base: Números 9.4-5 INTRODUÇÃO O fortalecimento da nossa fé e o crescimento da nossa vida espiritual acontecem a partir da nossa obediência à palavra de Deus. Hoje, vamos falar sobre a obediência à ordenança de Jesus: tomar a Ceia do Senhor em memória à sua...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *