Texto Base: Mateus 11.28
INTRODUÇÃO
“Bom, para mim não tem mais jeito! Estou fadado a viver com esse problema, enfermidade, infelicidade, incapacidade, enfim… Nunca vou superar meus obstáculos! Eu já tentei de tudo.” Bem, é assim que acreditamos e vivemos o tempo todo nos últimos dias. Essa situação sempre existiu na vida de nossos antepassados.
Atualmente, a forma de viver, o comportamento das pessoas e até a alimentação mudaram inegavelmente. Hoje, particularmente, pequenas frustrações se tornam grandes adversidades para nossa geração. Por quê? Porque estamos mais ocupados em manter e evidenciar nosso status, popularidade e alimentar nosso ego.
Portanto, obedecemos a tendências e imposições desse sistema mundano e satânico. Estamos tratando com superficialidade a grande necessidade da nossa alma de deixar seu fardo de pecado e dor aos pés da cruz. O resultado: estamos sucumbindo! A verdadeira vida só é vivida sob o jugo de Jesus. Vamos gritar: Socorre-me Jesus!
PROPÓSITO
Nosso propósito com esse estudo é que você se livre das prisões e misérias físicas, emocionais e espirituais.
DESENVOLVIMENTO
Existem inúmeros exemplos na Bíblia de como Deus libertou, salvou e curou pessoas como eu e você:
- Saulo (At 9.1): foi um perseguidor dos cristãos, dos que acreditavam nas boas novas de salvação através de Jesus. Ele mesmo consentia na morte dos seguidores de Jesus; se tornou um assassino como aqueles que fizeram os primeiros mártires da igreja primitiva. Um exemplo disso foi Estevão. Saulo estava lá quando o apedrejaram. Depois de se converter ao Evangelho Paulo considerou-se em uma de suas cartas, o pior dos pecadores. Todavia tornou-se um apóstolo, missionário e exemplo para todos da maravilhosa graça salvadora de Cristo Jesus. (1 Tm 1.13-15)
- Pedro (Mt 26.74): era impulsivo, rompante, negou a Jesus por três vezes. Mas Jesus olhou para Pedro direto nos olhos com compaixão, não com acusação. Pedro errou feio, com certeza se lembrou do que o Mestre dissera. Aleluia! Se arrependeu e chorou amargamente. Essa tristeza e correção de amor de Jesus salvou a Pedro. Ele entendeu sua total ignorância e suas atitudes mudaram. Ele recebeu o Espírito Santo e o apóstolo transformado, no seu temperamento, ganhou três mil almas em uma só pregação. Deus usou a Pedro de diversas maneiras. (At 2.38-41)
- Bartimeu (Mc 10.46): era cego e mendigo, filho de Timeu. Ficava às margens da sociedade, excluído. Sofria desprezo e sentia vergonha da sua condição física. Sabe o que aconteceu? Ele não podia fazer nada para resolver seu problema até que a salvação, a cura e a libertação passavam por perto na pessoa de Jesus. Bartimeu clamou o mais alto que pôde: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Jesus mandou chamar Bartimeu, ele se levantou, lançou sua capa e, depois de Jesus perguntar o que ele queria, ele respondeu, quero ver! Sua fé o salvou, como diz a Palavra, e ele passou a enxergar. Eu acredito que Bartimeu seguiu a Jesus depois desse milagre.
- Lázaro (Lc 16.20): talvez você esteja muito doente, ou esteja com muitos problemas financeiros, mas não morreu como Lázaro. Pode ser que sua doença seja realmente para morte. Porém, há esperança em Jesus! Lázaro estava no seio de Abraão. Apesar de sua vida aqui na terra ter sido muito difícil, ele foi levado pelos anjos ao seio de Abraão quando morreu. Estava salvo, sendo consolado, agora livre dos sofrimentos que a vida lhe reservara, livre do tormento, da fome e das chagas que ele possuía fisicamente. A Palavra de Deus nos afirma que a salvação, que é somente através de Jesus, nos garante o paraíso depois da morte física.
- Filho Pródigo (Lc 15.13; 18-20): quem sabe nos encaixamos nessa passagem onde o filho pródigo deixou o conforto do seu lar, o aconchego dos braços do pai e esbanjou seus bens gastando mais que o necessário. Ficou sem nada, falido, quebrado emocionalmente e deixado de lado pelos que diziam ser seus amigos. Longe de casa, cheio de dívidas, pecados, frustrações e escassez, ou seja, com uma fome miserável que nos faz querer ou aceitar o desprezível. Ainda bem que ele se lembrou da casa e do amor do Pai, foi sua salvação retornar humildemente, pedir perdão. Somos aceitos por Deus se procedermos assim também. Deus quer mudar nossa história, quando o reconhecermos como Pai, depositarmos nEle nossa confiança e retornarmos à sua casa para desfrutarmos do seu amor e cuidado.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
Não importa quem somos ou em qual situação nos encontramos. Por mais difícil que as circunstâncias sejam, por mais miseráveis e pecadores que somos, enquanto há vida, há esperança de salvação e vida abundante aqui na terra. Deus quer mudar o rumo da nossa história.
Use sua fé e creia em Jesus que pode realizar o impossível. Ao vermos o milagre da salvação, cura divina e libertação em nós mesmos, saberemos que nossos fardos estão sendo aliviados por Jesus. Nossa vida com Deus exige fé e posicionamento.
Autor(a): Miss. Magaly – CEO/BP
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Julho de 2024
0 comentários