Texto Base: Romanos 3.23-24
INTRODUÇÃO
Quem nunca duvidou da sua própria salvação? “Estou salvo mesmo?” Sabemos que a salvação vem de Deus e é pela Sua graça, nós não a merecemos! Ao aceitarmos o Filho de Deus como único e suficiente salvador, temos uma dívida com Deus a ser perdoada.
É aí que o milagre acontece! Por mais que nos esforçássemos, até ao ponto de morrer para garantirmos a salvação ao sermos perdoados, nunca poderíamos ser aceitos, absolvidos e religados a Deus novamente. Nossa redenção depende unicamente do derramamento do sangue e sacrifício propiciatório de Jesus para nos tornar justos e participantes da Sua glória. Isso se dá pela fé. Será que ainda duvidamos? Podemos conhecer e crer para ter a certeza da salvação. Como?
PROPÓSITO
Compreender que a salvação é o meio de resgate do Senhor para nos livrar da condenação eterna.
DESENVOLVIMENTO
- Descansamos sobre um firme fundamento que não se abala. Temos um selo: “O Senhor conhece os que lhe pertencem” (2 Tm 2.19). Somos reconhecidos por Deus. Aqueles que aceitam a Jesus pertencem a Ele e devem se afastar do mal.
- É Deus quem completa Sua obra em nós (Fp 1.6). Caminhando com Jesus, somos instruídos pelo Espírito Santo (Pv 4.18). Preocupemos em ler e aprender a Palavra de Deus, tornarndo-nos luz para o mundo.
- Deus cumpre suas promessas (Rm 4.20,21). Toda promessa relacionada à salvação também se cumprirá. Não importa a circunstância, se observarmos os princípios da Palavra de Deus, não há lugar para dúvidas. Deus nunca fica em dívida.
- Deus jamais abandonará aquele que confiar nEle! (Hb 13.5-8) Temos essa grande promessa: com Deus nunca nos sentiremos só. Por isso, devemos seguir nossa caminhada com o amado Espírito Santo, nosso ajudador, observando os exemplos de vida dos homens de Deus descritos na Bíblia.
- Nada nem ninguém pode nos separar de Deus, em Cristo Jesus! (Rm 8.38,39) Devemos selar essa grande verdade em nosso coração. O pecado, sim, faz separação entre Deus e o homem. Porém, Deus nos dá a chance do arrependimento e confissão do pecado que cometemos. Podemos ser perdoados e perdoar se assim escolhermos a comunhão com Deus, não a separação dEle.
- Ele é poderoso para nos impedir de tropeçar ou cair! (Jd 24) O amigo Espírito Santo, nosso Deus auxiliador, orientador, consolidador e edificador tem o poder de nos apresentar irrepreensíveis, sem defeito e com grande alegria, a aquele que é o único Deus. Seremos transportados e apresentados a Deus sem mácula nem ruga, como uma noiva adornada (Ef 5.27). Até a volta de Cristo Jesus, seremos preparados como igreja, santa e sem culpa.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
Como é maravilhoso conhecer a Palavra de Deus e crer nela! Podemos nos deleitar e nos alegrar com o conhecimento da Salvação pela graça de Deus.
Sim, temos que aceitar o sacrifício de Jesus, nos arrepender dos nossos pecados, ressuscitarmos para uma nova vida, obedecendo os ensinamentos de Jesus. Depois, deixe a fé gerada em seu coração, o Espírito Santo, completar a sua obra. Os créditos para redenção vêm de Deus.
Autor(a): Miss. Magaly-CEO/BP
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Julho de 2024
0 comentários