Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Anarquia

Texto Base: Juízes 21.25

INTRODUÇÃO
Em algum momento da nossa caminhada com Cristo, ou em uma circunstância natural do cotidiano, vamos errar e precisaremos de ajuda devido aos efeitos pecaminosos do nosso comportamento. Podemos observar no livro de Juízes que Deus levantou 15 juízes, líderes civis e militares, entre Josué e Saul (1.500-1.000 a.C), para socorrer e libertar os israelitas de seus inimigos.

A época era de desorganização, desgoverno, idolatria e conformidade com outros povos, ou seja, conformidade com o sistema mundano de pecado (Jz 2.11,12,17). Tanto a unidade como os mandamentos de Deus e o princípio da autoridade foram negligenciados. Vamos refletir: Como eu lido com autoridade de Deus e dos homens direcionadas a mim? Como eu lido com a liderança e pessoas que Deus levanta para me ajudar? Sou discipulável, observo a Palavra e a obedeço?

PROPÓSITO
Que tenhamos uma alma regenerada pelo Senhor!

DESENVOLVIMENTO
1) ANARQUIA
A palavra anarquia deriva do grego an (não) e archos (governo), não de governo. Em juízes lemos que a ilegalidade e a desordem reinavam, motivadas pela falta de governo em Israel. Eles colocavam sua confiança na sabedoria humana e não em Deus, Seus princípios e mandamentos (Jz 17-21).

Por esse motivo, Deus permitia que o Seu povo sofresse as consequências de sua infidelidade. Porém, o povo, em cada período de opressão, clamou a Deus que os socorreu. Uma vez confortáveis e seguros, o povo de Israel se corrompia novamente. Da era apostólica até agora, Deus também tem levantado homens com chamados extraordinários para conscientizar e avivar seu povo.

Grandes homens como John Wycliff e Jan Huss, precursores de Marlinho Lutero, o reformador; John Wesley, um dos maiores avivacionistas da Grã-Bretanha, entre tantos outros atualmente, que são inclusive anônimos.

2) CAOS ESPIRITUAL, MORAL E SOCIAL
O livro de Juízes descreve tempos de apostasia, opressão por outras nações ao povo de Israel, servidão e clamor a Deus por socorro e libertação debaixo de grande aflição. Isso porque Israel pertencia a Deus e devia tê-Lo como Rei e Senhor.

O povo perdia de vista sua identidade e sofria as consequências pelos seus pecados. O pecado é sempre destruidor do povo de Deus (Jz 17.6 / 21.25). O que acontecia lá é o que acontece hoje, quando não permitimos o governo de Deus em nossas vidas, família, profissão e vivência social; aí acontece o caos. O caos se instala com desorganização, idolatria e conformidade com o mundo. A unidade é perdida e a infidelidade, descrença, inconstância e a perversidade reinam.

3) LÍDERES UNGIDOS PELO ESPÍRITO SANTO
O livro de Juízes revela um princípio divino e imutável, a presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa a seu serviço e para um propósito garante o sucesso (Jz 3.10 / 6.34). Quem tem o Espírito Santo não fica sem identidade, mas recebe sabedoria, força e poder para derrotar o inimigo e promover o Reino de Deus.

Deus pode nos usar ou usar alguém para nos tirar do cativeiro, da opressão e servidão. Deus é longânimo! Sempre que clamarmos arrependidos, Ele nos levantará, restaurará e livrará do juízo opressivo do pecado.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
Toda autoridade vem do autor, sua origem é Deus. Existem homens chamados para esse exercício, exemplos disso são: pais, mestres, pastores ou líderes espirituais, patrões, governantes, enfim. A supremacia é de Cristo e Sua Palavra. Através da observância aos princípios e mandamentos nela escritos, podemos caminhar seguros, obter vitória e honrar a Deus.

Ele espera isso de nós. Dele é todo governo! Somos totalmente carentes de Deus, sua graça, poder e amor. É de Deus que vem nosso êxito e vitória, como desejamos. Deus opera seu governo através de nós, e em homens e mulheres, submissos e obedientes a Ele, cheios do Espírito Santo (1Ts 5.12,13).

Autoria: Miss. Magaly (CEO / Baependi)  
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Orando e Recebendo Respostas

Orando e Recebendo Respostas

Texto Base: Lucas 18.1-8 INTRODUÇÃOEm sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?A parábola é uma forma poderosa de ensino, utilizando comparações e histórias curtas para transmitir verdades morais e espirituais. Na parábola que tomamos...

Onde estão os Ceifeiros

Onde estão os Ceifeiros

Texto Base: Lucas 14.16-27 INTRODUÇÃO Em sua opinião, o que é trabalhar para o Reino de Deus? A vida é feita de escolhas e todas as vezes que escolhemos algo, sem perceber, estamos abrindo mão de outras opções, pois não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Quando o...

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Amor e Humildade, marcas de um Verdadeiro Cristão

Texto Base: João 13.1-15 INTRODUÇÃOAmor e humildade, em sua opinião, temos essas marcas? Tudo o que Jesus fez como homem aqui na terra foi com propósito. No texto lido como base, Jesus não lavou os pés dos seus discípulos somente para ser gentil com eles, muito menos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *