Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Ansiedade

Texto Base: 1 Pedro 5.7

INTRODUÇÃO
A ansiedade atinge praticamente todo ser humano. Ela não está relacionada em nenhum texto da bíblia como um pecado, mas como sentimento e emoção capaz de dar origem ao medo, irritabilidade, compulsão, hiperatividade e muitas fobias.

PROPÓSITO
Ter a visão bíblica de como vencer a ansiedade.

DESENVOLVIMENTO
1) DEVEMOS ENTENDER COMO É GERADA A ANSIEDADE
A Bíblia Sagrada apresenta-nos Deus como o Pai Celestial. Sua paternidade é perfeita e o homem desfrutará da proteção, provisão e nutrição ao manter a comunhão com o Senhor. Porém, ao escolher agir com base no próprio conhecimento, como fez Adão – que optou pelo fruto do conhecimento do bem e do mal em vez do fruto da árvore da vida – perderá a sua ligação com a paternidade de Deus trazendo um grande vazio para a alma. A alma é composta de pensamentos, emoções e vontades que, se não permanecerem conectados com Deus, ficarão abalados diante das dificuldades e crises que atingem o homem.

2) DEVEMOS ENTENDER COMO SUPERAR A ANSIEDADE
Por que Jesus não tinha um coração ansioso e não experimentou a sensação do medo? Porque Ele olhava o tempo todo para o Pai. Quando via o Pai, a sua alma encontrava descanso (Jo 5.19), pois Deus é amor (1 Jo 4.8,18) e no amor não existe medo. O perfeito amor lança fora todo medo. Temos áreas na nossa vida em que o amor de Deus pode não estar fortalecido e com pensamentos enraizados onde não conseguimos ver o trabalhar de Deus a nosso favor. Aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. O medo é um impedimento na nossa edificação por causa da tormenta.

Aplicação Prática: Qual o segredo em toda situação? Em toda situação devemos parar e pensar: “Pai, o Senhor está aqui? Como o Senhor vê essa situação? ”

CONCLUSÃO
Desde antes do nosso nascimento até o último dia da nossa vida, Deus escreveu cada um dos nossos dias (Sl 139.16). Se até o dia da nossa morte já está determinado pelo Senhor, também não estará preparado todo suprimento para o dia a dia? Tal convicção precisa dar segurança ao nosso coração e levar-nos a descansar no amor do nosso Pai. Ele é maravilhoso e cuidará de todas as coisas por nós.

Fonte: Anotações das Palestras sobre a Ansiedade e a Paternidade de Deus – Pr. César Coneglian
Compilado por Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2021

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *