Texto Base: Filipenses 4.5-9
INTRODUÇÃO
Todos nós convivemos com situações de ansiedade. Ela é um sentimento que se não cuidado leva a comportamentos inadequados e desgastantes como inquietação, medo, crítica, ciúmes, irritação, pensar demasiadamente no futuro, etc.
PROPÓSITO
Levar à compreensão que algumas enfermidades podem ser de origem emocional e a cura está na confiança em Deus.
DESENVOLVIMENTO
1) A ORIGEM DO DESÂNIMO QUE ABATE O HOMEM – Pv 12.25; 13.12
Ansiedade é basicamente pensar; pensar é extremamente esgotante. Uma hora de estudo é mais esgotante que uma hora na enxada. O Ansioso não se dá conta que à medida que ele pensa vai pesando sobre ele, vai se esgotando e tem a tendência de buscar uma fuga para não querer enfrentar as verdades da vida. A Expectativa produz crise de ansiedade; se espera alguma coisa e não acontece o coração adoece. A expectativa que não é satisfeita deixa a frustração.
2) O CORAÇÃO ABATIDO VAI ADOECER O CORPO (Pv 17.22)
Veja o caso do Profeta Elias que, sendo homem de Deus e com uma fé vibrante, ficou desanimado quando fugia de Jezabel (1 Rs 19.2-4). Sentimentos de angústia, medo, culpa, raiva e irritação são gerados a partir do que se pensa. Algumas reações do corpo e algumas doenças podem ser de ordem emocional e não física (taquicardia, sudorese, dor de cabeça, labirintite, dores espalhadas pelo corpo, etc).
3) A BÍBLIA TRAZ ORIENTAÇÃO PARA OBTER PAZ NA MENTE, NO CORAÇÃO E NO CORPO
A Bíblia não se propõe a ser um manual da medicina. Ela é o manual do ser humano. Ela não busca a verdade na ciência e tudo que nela está escrito, mais cedo ou mais tarde, a ciência encontra como verdade. Aprendemos pela Palavra que a paz de Deus guardará a nossa alma quando o fruto da moderação estiver evidente nas nossas atitudes, quando através da oração, súplicas e com ações de graças as nossas preocupações forem apresentadas ao Senhor, quando os nossos pensamentos forem virtuosos (Fp 4.5-9).
Aplicação Prática:
o que podemos fazer para aliviar a carga emocional que tem prejudicado o sono, a tranquilidade e a saúde do corpo? Ir à oração e confessar para Jesus o nosso problema (Mt 11.28).
CONCLUSÃO
Vamos levar a nossa ansiedade ao Senhor Jesus através da oração e confiar na sua palavra. Nada nos faltará, pois Ele tem cuidado de nós! A ação do Espírito sobre aquele que obedece a palavra de Deus é santificadora no espírito, na alma e no corpo (1 Ts 5.23). Glória a Deus!
Fonte: Anotações das Palestras sobre a Ansiedade e a Paternidade de Deus – Pr. César Coneglian
Compilado por Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Julho de 2021
0 comentários