Texto Base: 1 Samuel 18.6-12 (10) ARA
INTRODUÇÃO
Na realização da 19ª Assembleia Ministerial Ordinária realizada em Baependi – MG, em 22/05/2021, o Pr. Donizétti Fernandes Maciel, Presidente do Ministério CEO, ministrou uma palavra espiritual relacionada ao momento de crise que temos vivido na pandemia do Coronavírus. Nesta lição vamos refletir sobre o ensinamento do Pastor.
PROPÓSITO
Animar e fortalecer a Igreja do Senhor Jesus através da Palavra Rhema para vencer e superar crises.
DESENVOLVIMENTO
1) A PANDEMIA ATUAL: CRISE OU CONSEQUÊNCIA DOS PECADOS QUE AFRONTAM A DEUS
O rei Saul mergulhou numa profunda crise espiritual por desobedecer a palavra divina (1 Sm 15.1-3, 7-11). A consequência da sua rebelião valeu-lhe a rejeição da parte de Deus, a perseguição pelo espírito maligno que o atormentou, o desestabilizou emocionalmente, ocasionou o sentimento de angústia, o desespero e, por fim, a morte. O que aconteceu com o rei Saul foi uma crise para testar a sua fé ou a consequência do seu pecado contra as leis de Deus? O que você acha disso?
Diante de uma crise que pretendemos vencer, é fundamental compreender que as tribulações que valorizam a fé do cristão são diferentes das consequências de pecados. As tribulações são de natureza externa, permitidas por Deus, e visam testar a fé. Porém, as tentações são de natureza interna e atraídas pelas paixões da carne. As provações são superadas com fé e obediência. As tentações devem ser confessadas para obter perdão e paz. Devemos pedir ao Espírito Santo o discernimento espiritual.
2) NA CRISE DEVEMOS VIGIAR O CORAÇÃO PARA NÃO PECAR
O desequilíbrio emocional do rei Saul ao ver que Davi foi escolhido por Deus para ser o futuro rei de Israel é um alerta para nós. O sofrimento imposto por uma grande tribulação tem a tendência de gerar amargura no coração e inveja com o sucesso de outra pessoa. É comum muitos ficarem ofendidos com Deus e culpa-Lo. Porém, a Bíblia Sagrada instrui ao cuidado de não pecar contra o próximo ou contra Deus. A obediência gera o mover da provisão dos céus (Gn 41.36; Lc 4.25; Pv 3.9-10 – ARA).
3) O QUE DEVEMOS FAZER DURANTE A CRISE (Ec 11.1-2; Pv 24.10 NTLH)
As Escrituras Sagradas oferecem conselhos práticos para o homem lidar com as suas finanças, visando prepará-lo para não sofrer intensamente quando a crise chegar (Lc 14.28-30). Em 1 Cr 7.23 (KJA) podemos ver que a crise pode trazer morte e sofrimento em uma casa. O Sl 73.4,17 (KJA) diz que não podemos invejar a prosperidade dos ímpios, visto ser trágico o seu final. Em Fp 4.10-20 o Apóstolo Paulo é o exemplo de como se alegrar e orar com gratidão a Deus nos dias acometidos pela crise. No Sl 59.16 (KJA) aprendemos que nas crises devemos buscar a Deus, pois Ele é o nosso refúgio e abrigo seguro em tempos difíceis.
Aplicação Prática:
Como está o seu coração durante essa crise que tem se estendido por mais de um ano? Há insegurança? Mesmo com dificuldade, não desista de honrar a Deus com os seus dízimos, primícias e ofertas. Também ore e se alegre por alguém que está prosperando nesse tempo.
CONCLUSÃO
Que todos nós busquemos ao Senhor com coração humilde! Ele é abrigo seguro e tem a provisão que nos dará segurança em todo tempo.
Fonte: Anotações das Palestras sobre a Ansiedade e a Paternidade de Deus – Pr. César Coneglian
Compilado por Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Julho de 2021
0 comentários