Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Vamos Vencer as Crises

Texto Base: 1 Samuel 18.6-12 (10) ARA

INTRODUÇÃO
Na realização da 19ª Assembleia Ministerial Ordinária realizada em Baependi – MG, em 22/05/2021, o Pr. Donizétti Fernandes Maciel, Presidente do Ministério CEO, ministrou uma palavra espiritual relacionada ao momento de crise que temos vivido na pandemia do Coronavírus. Nesta lição vamos refletir sobre o ensinamento do Pastor.

PROPÓSITO
Animar e fortalecer a Igreja do Senhor Jesus através da Palavra Rhema para vencer e superar crises.

DESENVOLVIMENTO
1) A PANDEMIA ATUAL: CRISE OU CONSEQUÊNCIA DOS PECADOS QUE AFRONTAM A DEUS
O rei Saul mergulhou numa profunda crise espiritual por desobedecer a palavra divina (1 Sm 15.1-3, 7-11). A consequência da sua rebelião valeu-lhe a rejeição da parte de Deus, a perseguição pelo espírito maligno que o atormentou, o desestabilizou emocionalmente, ocasionou o sentimento de angústia, o desespero e, por fim, a morte. O que aconteceu com o rei Saul foi uma crise para testar a sua fé ou a consequência do seu pecado contra as leis de Deus? O que você acha disso?
Diante de uma crise que pretendemos vencer, é fundamental compreender que as tribulações que valorizam a fé do cristão são diferentes das consequências de pecados. As tribulações são de natureza externa, permitidas por Deus, e visam testar a fé. Porém, as tentações são de natureza interna e atraídas pelas paixões da carne. As provações são superadas com fé e obediência. As tentações devem ser confessadas para obter perdão e paz. Devemos pedir ao Espírito Santo o discernimento espiritual.

2) NA CRISE DEVEMOS VIGIAR O CORAÇÃO PARA NÃO PECAR
O desequilíbrio emocional do rei Saul ao ver que Davi foi escolhido por Deus para ser o futuro rei de Israel é um alerta para nós. O sofrimento imposto por uma grande tribulação tem a tendência de gerar amargura no coração e inveja com o sucesso de outra pessoa. É comum muitos ficarem ofendidos com Deus e culpa-Lo. Porém, a Bíblia Sagrada instrui ao cuidado de não pecar contra o próximo ou contra Deus. A obediência gera o mover da provisão dos céus (Gn 41.36; Lc 4.25; Pv 3.9-10 – ARA).

3) O QUE DEVEMOS FAZER DURANTE A CRISE (Ec 11.1-2; Pv 24.10 NTLH)
As Escrituras Sagradas oferecem conselhos práticos para o homem lidar com as suas finanças, visando prepará-lo para não sofrer intensamente quando a crise chegar (Lc 14.28-30). Em 1 Cr 7.23 (KJA) podemos ver que a crise pode trazer morte e sofrimento em uma casa. O Sl 73.4,17 (KJA) diz que não podemos invejar a prosperidade dos ímpios, visto ser trágico o seu final. Em Fp 4.10-20 o Apóstolo Paulo é o exemplo de como se alegrar e orar com gratidão a Deus nos dias acometidos pela crise. No Sl 59.16 (KJA) aprendemos que nas crises devemos buscar a Deus, pois Ele é o nosso refúgio e abrigo seguro em tempos difíceis.

Aplicação Prática:
Como está o seu coração durante essa crise que tem se estendido por mais de um ano? Há insegurança? Mesmo com dificuldade, não desista de honrar a Deus com os seus dízimos, primícias e ofertas. Também ore e se alegre por alguém que está prosperando nesse tempo.

CONCLUSÃO
Que todos nós busquemos ao Senhor com coração humilde! Ele é abrigo seguro e tem a provisão que nos dará segurança em todo tempo.

Fonte: Anotações das Palestras sobre a Ansiedade e a Paternidade de Deus – Pr. César Coneglian
Compilado por Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Julho de 2021

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *